Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Artigos

Trabalhar em Casa: As melhores profissões Home Office!

23 de setembro de 2022
profissões home office
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Trabalhar em casa parece um sonho para muitas pessoas. Exercer a sua carreira no conforto do lar possibilita muita flexibilidade durante o dia, por isso, atualmente, existem muitas profissões home office, para trabalhar totalmente de casa.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste Vocacional!

Para as empresas, a opção geralmente é bem vista, sobretudo pela economia, já que com os funcionários atuando dentro de casa não há gastos grandes com energia, café, entre outras coisas.

Entretanto, não é toda função que oferece essa possibilidade, muitas vezes porque as ações demandam uso de equipamentos que não podem ser levados para a casa ou outros tipos de atividades que precisam ser realizadas presencialmente com outras pessoas.

O fato é que cada vez mais as pessoas vêm gostando da ideia de trabalhar de casa. Uma pesquisa realizada entre abril e maio de 2023 pelo Infojobs e o Grupo Top RH, por exemplo, mostrou justamente isso.

Um das perguntas era a seguinte: se uma proposta de emprego com mais dias em home office na semana fosse feita para você, aceitaria a troca de trabalho? A resposta de mais de 85% foi que sim, confirmando um comportamento que caiu no gosto das pessoas.

Veja também:
+ Entenda de uma vez o que é trabalho híbrido e seus benefícios
+
10 melhores sites de emprego para você mandar seu currículo

O que é home office?

A ilustração apresenta uma mulher jovem de cabelo semi preso sorrindo enquanto está ao telefone e em frente ao computador, representando uma trabalhadora em home office.

O termo “home office” vem do inglês e, em uma tradução livre, pode ser chamado deescritório em casa” e se popularizou ainda mais aqui, no Brasil, com a pandemia, já que as empresas precisaram se adaptar para manter os colaboradores em segurança.

Em muitas das empresas, o modelo ganhou força integral, enquanto outras fazem o formato híbrido, o qual o funcionário precisa ir algumas vezes na semana para o escritório, seja para reuniões ou demais atividades. Tudo depende do que foi acordado.

Basicamente, para trabalhar em casa, o funcionário precisa ter ferramentas como um computador e acesso à internet, além de disciplina para conseguir manter o ritmo de trabalho.

Veja também:
+ Quem não pode ser MEI? Entenda os Requisitos!
+
Entrevista de emprego online: como se preparar?

Veja 12 profissões para trabalhar home office

Na lista de profissões home office você vai encontrar diversas áreas em setores diferentes do mercado. Muitas dessas funções são exercidas há anos presencialmente, mas com o avanço das novas tecnologias, possibilitaram uma nova via de mercado.

1. Analista de dados

A pessoa com essa função é responsável por uma série de tarefas como coletar, analisar e interpretar informações do negócio que atua.

Para trabalhar com dados, a formação é na área de tecnologia, como sistemas de informação ou ciência da computação que, como citado anteriormente, é uma das áreas com mais vagas home office.

Veja também:
+ Faculdade de TI EaD: Curso, duração e grade curricular!
+ Quanto ganha um TI? Veja áreas com os maiores salários!

2. Analista de sistemas

Desenvolver um projeto de tecnologia desde o planejamento até a implementação é uma das principais funções dessa profissão de Análise de Sistemas. O profissional é responsável por compreender o que o TI da empresa precisa e oferecer soluções de aperfeiçoamento.

Para trabalhar nessa área, o home office pode ser uma boa alternativa, já que o profissional vai administrar banco de dados e redes, desenvolver softwares para a empresa contratante e, até mesmo, dar suporte aos usuários do sistema, de forma remota.

Veja também:
+ Melhores cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD
+ Áreas de TI em alta: Conheça as mais promissoras!

3. Coach

Essa é uma das profissões home office que ganhou muita força nos últimos anos e pode ser exercida em home office. Trabalhar com coaching consiste em treinamentos para desenvolvimento pessoal, profissional, entre outras demandas, como orientação vocacional e carreira.

Para se especializar nessa área, não é necessário formação em ensino superior, mas muitos profissionais são formados em faculdades como Psicologia, Recursos Humanos, Direito e até Marketing.

Veja também:
+ Conheça as melhores faculdades de Marketing EAD
+ Faculdade de psicologia gratuita: saiba como fazer

4. Contador

Técnico em Contabilidade pode tirar CRC

Quem trabalha na área de finanças também pode exercer a função home office. O contador é um profissional essencial dentro das empresas e com a pandemia foi percebido que as atividades poderiam ser feitas de dentro de casa, com algumas ferramentas.

O profissional faz o controle e gestão das finanças corporativas. Para essa área, é preciso a formação em Ciências Contábeis.

Veja também:
+ Técnico em contabilidade x Contador: entenda a diferença!
+ Contabilidade EaD 2 anos: veja se é possível fazer!
+ Veja 6 cursos EaD para trabalhar no mercado financeiro!

5. Desenvolvedor de softwares

Profissional desenvolvedor de software trabalhando de casa. Ele é um homem negro de pele clara, tem barba, usa toca, camiseta branco e um casaco marrom por cima.

Para criar e fazer manutenção de sites, aplicativos e outros tipos de softwares, é preciso de um profissional que escreva códigos de programação para o desenvolvimento dos projetos, principalmente de empresas que estejam envolvidas com tecnologia digital.

Existem três grandes frentes de trabalho nessa área: front-end, back-end e full stack. Cada uma participa de uma parte importante do site ou aplicativo desenvolvido. 

Por se tratar de uma área que precisa de poucos equipamentos, muitos trabalham de forma online, no home office. A formação em desenvolvimento de softwares precisa de cursos superiores de tecnologia, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

Veja também:
+ Faculdade de programação EaD: conheça o curso e a área
+ Cursos de programação gratuitos para mulheres: confira 5 opções!

6. Editor de vídeos

Na imagem, uma editora de vídeos está em frente ao computador, utilizando headphones, tomando um gole de café em sua xícara, e em sua tela podemos ver uma sequência de um vídeo sendo editado. Ela trabalha de um ambiente doméstico, provavelmente em home office.

Uma opção para quem gosta de audiovisual é trabalhar home office com edição de vídeos, desde canais de Youtube a produções institucionais, já que muitas empresas buscam por profissionais que possam alavancar sua comunicação.

As atividades podem ser exercidas de casa com um bom equipamento e software de edição de vídeo. Para esse trabalho, você pode se formar em Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, entre outras áreas da comunicação.

Veja também:
+ Não quero fazer faculdade: Veja 15 cursos para este caso!
+ 5 cursos EaD para quem quer ser autônomo

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

7. Jornalista

Para um jornalista que trabalha com materiais escritos, o home office também é uma opção para exercer suas funções. Assim como outros trabalhos já citados, um bom equipamento e acesso a internet são essenciais para desenvolver as atividades diárias.

Esse profissional pode ser editor, redator e colunista de sites, jornais, revistas e blogs. Muitas empresas contratam jornalistas para escrever roteiros de vídeos ou fazer assessoria de imprensa. A formação em Jornalismo tem a duração de 4 anos.

Veja também:
+ Quanto custa estudar Jornalismo? Confira os Valores!
+ Saiba como é possível estudar Jornalismo EaD em SP

8. Produtor de conteúdo

Uma das profissões home office que cresceu muito nos últimos anos com o avanço e expansão das redes sociais, o produtor de conteúdo pode trabalhar, também, com o marketing de conteúdo que busca captar potenciais clientes através dessas produções.

Um produtor de conteúdo também pode atuar em home office desenvolvendo estratégias de conteúdo para empresas, com artigos, posts ou e-books, por exemplo. Para exercer a função precisa ter um bom domínio na gramática e gostar de escrever.

Você pode se formar em faculdades de comunicação, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Letras, entre outras.

Veja também:
+ Profissões do Marketing Digital: quais são elas?
+ O que você precisa saber para trabalhar como freelancer

9. Professor

O ensino à distância ganhou força e potência com a pandemia e a internet. Caso você seja especialista em algum assunto, você pode oferecer um curso de forma online, sem precisar sair de casa para lecionar.

Além de oferecer seu próprio curso, diversas instituições têm oferecido formações EaD. Você só precisa ter curso superior completo em alguma licenciatura e, em caso da educação superior, mestrado ou doutorado.

Veja também:
+ Licenciatura para bachareis: Entenda como funciona!
+ Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é!
+ Bacharelado, tecnólogo e licenciatura: qual a diferença?

10. Psicólogo

A profissão de Psicologia, que sempre existiu no modelo presencial, há alguns anos, com a aprovação e regulamentação do Conselho Federal de Psicologia, pôde ser exercida home office pelos psicólogos.

Lembrando que a formação no curso superior em Psicologia é elemento fundamental para trabalhar com atendimento terapêutico, mas o curso de graduação não existe no formato a distância.

Veja também:
+ Por que e o quê estudar para Psicologia? Descubra!
+ Áreas de atuação da Psicologia: conheça as mais promissoras!
+ Veja 10 Curiosidades de Psicologia contadas por uma psicóloga

11. Revisor e tradutor

Essa área é ótima para quem tem licenciatura em Letras e quer trabalhar home office. Caso tenha alguma especialização em um idioma específico, a tradução é uma opção que pode ser exercida de casa, além da revisão de textos.

O mercado se torna possível em editoras, revistas, área acadêmica, empresas de marketing ou comunicação que busque pessoas para trabalhar com artigos, apresentações e outros documentos.

Veja também:
+ Conheça as melhores faculdades de Letras EaD
+ Conheça opções de faculdade de Letras Inglês em EaD
+ Conheça os 10 melhores cursos de Licenciatura à distância

12. Social Media

As redes sociais ganharam muita força e, por isso, a busca por profissionais para fazer uma boa gestão dos perfis de empresas e pessoas jurídicas aumentaram também.

As oportunidades chegam para monitorar e criar conteúdos para as páginas, com conhecimentos estratégicos de engajamento e melhoria de imagem da empresa para os clientes.

O trabalho dessa profissão home office pode ser feito com algumas ferramentas necessárias para exercer e muita criatividade.

Apesar de não precisar de uma formação, muitos profissionais são formados em áreas de comunicação, como Jornalismo, Publicidade, Marketing, entre outros cursos superiores. Além disso, existem cursos de qualificação na área.

Veja também:
+ Como ser um social media: guia completo para iniciantes!
+ Como o EaD pode ajudar o criador de conteúdo digital?
+ Confira 10 cursos na área de comunicação gratuitos

Quais são as diferenças de um trabalho home office e um presencial?

Na image, um homem na casa dos 50 anos, conversa com outro colega que aparenta estar presencialmente em um escritório com ele, enquanto outra colaboradora também acompanha a reunião remotamente por videochamada, fazendo home office

O trabalho exercido deve ser o mesmo, mas as principais diferenças entre o home office e o presencial são algumas condições, como o tempo de deslocamento, que muitas vezes faz com o que o colaborador tenha que começar o dia muito mais cedo.

Outra diferença é a convivência direta e constante com os colegas de trabalho, que acaba se dando de forma remota. As formas de pausas para alimentação, além de lidar com as pessoas que moram na mesma casa, caso não seja uma pessoa que more sozinha.

Uma das maiores diferenças é que a pessoa que vai trabalhar home office pode ter ligação com uma empresa de outra cidade, estado e até país.

Muitas pessoas estão conseguindo trabalho em empresas americanas, para exercer alguma das profissões home office, seja em área de tecnologia ou atendendo clientes em países diferentes.

Veja também:
+ Conheça 5 cursos gratuitos para alavancar sua carreira!
+ 10 faculdades que as pessoas menos se arrependem de fazer
+ Como usar cursos EAD para alavancar a carreira?

Benefícios do trabalho home office

Na imagem, temos uma pessoa f do sexo feminino feliz com os benefícios do home office. Ela tem os braços alongados para trás, sorri, e está de headphone e com um notebook a sua frente, trabalhando de dentro de sua casa.

Trabalhar em casa tem muitas vantagens. Algumas das mais cobiçadas são:

  1. Flexibilidade de horário: permite ao profissional adaptar sua rotina conforme suas necessidades e picos de produtividade.
  2. Economia de tempo e dinheiro: reduz gastos e tempo com deslocamentos, alimentação fora e vestimenta formal.
  3. Conforto do ambiente doméstico: possibilidade de trabalhar em um ambiente familiar e personalizado.
  4. Redução do estresse: evita o estresse diário do trânsito e ambientes corporativos tumultuados.
  5. Maior conciliação com a vida pessoal: Facilita a integração entre compromissos de trabalho e pessoais.
  6. Menor exposição a doenças: reduz o contato com grande número de pessoas, diminuindo riscos de contágios.
  7. Sustentabilidade: diminui a pegada de carbono ao reduzir deslocamentos e a necessidade de infraestruturas físicas.

Veja também:
+ Descubra quais as profissões mais bem pagas!
+ Áreas da Tecnologia: Veja as habilidades mais promissoras!

Qual curso devo fazer para trabalhar em home office?

É importante você fazer a pergunta: essa atividade da carreira que eu quero pode ser feita da minha casa? Se a resposta for sim, você escolheu uma das profissões home office.

Acima você conferiu algumas possibilidades de cursos que pode começar, até mesmo, a distância. No entanto, é importante que você escolha uma boa instituição para fazer a graduação.

Nesse processo, escolha uma faculdade que não só seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), mas também tenha uma boa avaliação. Separamos algumas opções para você, que também oferecem mensalidades com até 80% de desconto!

Leia também:
+
Como saber se um curso à distância é reconhecido pelo MEC?
+ O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Os mais lidos
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.