Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Como colocar no currículo que faço faculdade EaD?

29 de junho de 2023
Como colocar no currículo que faço faculdade EaD?
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Está fazendo seu currículo e surgiu essa dúvida? “Como será que eu devo inserir minha graduação EaD no meu currículo?”. Não se preocupe! É comum questionar de que forma você deve colocar algumas informações dentro de seu resumo profissional e acadêmico.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%

Hoje vamos te explicar como funciona a inserção de uma faculdade EaD, como informar caso ainda esteja cursando a faculdade, e te ensinar a colocar sua graduação dentro do currículo! Confira abaixo!

Antes, vale esclarecer: o diploma do curso EaD vale igual a de uma faculdade presencial

Pois é! Sabemos que a pergunta sobre como inserir a faculdade EaD no currículo, muitas vezes vêm das dúvidas dos alunos se o reconhecimento da formação e do diploma muda de uma graduação à distância para uma graduação presencial.

E a resposta, é não! O diploma tem o mesmo peso, tanto para quem está estudando em um curso na modalidade presencial, quanto na modalidade EaD. O aluno pode inserir tranquilamente sua graduação no currículo, mesmo tendo estudado pelo EaD.

Inclusive, antes de mais nada, saiba que você não é obrigado a mencionar no currículo que sua formação foi pelo ensino à distância. Colocar somente o curso, a instituição de ensino, o período para formação, e as demais informações pertinentes ao seu aprendizado, já é o suficiente, sem precisar determinar a modalidade de ensino.

Caso seja solicitado por um entrevistador ou possível contratante, pode ser honesto e contar que faz a faculdade EaD, já que não pode haver discriminação no tipo de modalidade escolhida pelo aluno. A formação é a mesma, e cá entre nós, muitas vezes o ensino EaD exige ainda mais responsabilidade e esforço dos estudantes.

Apenas se atente: a validade e o reconhecimento do diploma somente podem variar conforme a instituição de ensino e as regulamentações locais. É essencial verificar se a faculdade EaD em questão é credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Lembrando, que esse cuidado deve ser tomado também para cursos presenciais!

Vamos conferir abaixo como inserir as informações da faculdade no seu currículo!

Saiba mais:
+ Diploma EaD é diferente do diploma presencial? Entenda
+ Qual a diferença entre EaD e semipresencial?


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Como inserir que estou cursando faculdade no currículo?

Incluir no currículo que você está atualmente cursando uma faculdade é importante para mostrar seu comprometimento com a educação e seu progresso acadêmico. Aqui estão algumas maneiras de mencionar isso em seu currículo:

  1. Seção de Educação:
    • Crie uma subseção chamada “Educação” ou “Formação Acadêmica” em seu currículo.
    • Liste o nome da instituição de ensino onde você está cursando a faculdade.
    • Mencione o curso ou programa que você está frequentando.
    • Inclua a data de início (mês/ano) até a data de previsão de conclusão (mês/ano).

Exemplo: Educação: Universidade XYZ Bacharelado em Engenharia Civil (Início: Setembro de 2020 – Previsão de Conclusão: Junho de 2024)

  1. Destaque de habilidades relevantes:
    • Se você achar relevante, destaque algumas das habilidades ou conhecimentos adquiridos até o momento durante o curso.
    • Isso pode ser particularmente útil se as habilidades forem relevantes para a posição à qual você está se candidatando.

Exemplo: Habilidades:

  • Conhecimento aprofundado de teoria e práticas de engenharia civil adquirido por meio do programa de bacharelado em andamento.
  • Habilidades analíticas e de resolução de problemas desenvolvidas ao lidar com projetos e desafios acadêmicos.

Lembre-se de personalizar o currículo para atender às exigências da vaga e da empresa específica. Seja claro e objetivo ao mencionar sua educação em andamento, destacando as habilidades e conhecimentos relevantes que você está adquirindo durante o curso da faculdade.

Se você já for formado, não se preocupe! Basta colocar que a graduação já foi finalizada, colocando o ano de início e de término do curso, sem a previsão de conclusão.

Ex: Bacharelado em Jornalismo na Universidade ABC | 2019 – 2022

Veja também:
+ Currículo digital: veja como e onde fazer
+ Entenda como colocar LinkedIn no currículo


Onde fazer faculdade EaD?

Se você tinha dúvidas sobre escolher o ensino EaD e agora se interessou pela modalidade – que por sinal, é mais barata e mais flexível que a presencial – nós separamos algumas instituições que seguem os requisitos para que o diploma e a formação sejam validados e certificados.

Essas faculdades abaixo são reconhecidas pelo MEC, bem avaliadas e possuem diversos cursos dentro da modalidade à distância. Confira as opções a seguir:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.