Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


EAD

Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

22 de fevereiro de 2022
Foto de duas telas: uma de um notebook passando uma videoaula e outra de um tablet. Em cima da tela do tablet, é possível ver uma mão, provavelmente de um estudante, mexendo em um arquivo como se estivesse acompanhando a aula da professora no computador.
Imagem do autor
Escrito poradmin
Atualizado em: 25/3/2024

A vontade de cursar as melhores faculdades EaD não para de crescer no Brasil! Para se ter uma ideia, de acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado em 2023 com dados de 2022, o número de vagas oferecidas na educação superior no Brasil nessa modalidade passou a ser bem maior que nos cursos presenciais nos últimos anos. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste Vocacional!

Segundo esse censo, nos últimos quatro anos de análise, ou seja, de 2018 a 2022, o número de vagas na educação a distância cresceu em um ritmo muito mais acelerado que o ensino presencial.  Veja os dados no gráfico a seguir:

Fonte: Censo da Educação Superior 2022

Esse crescimento pode ser explicado porque diversas instituições públicas e privadas de ensino superior passaram a oferecer cursos na modalidade a distância com a pandemia.

Muitas instituições também entenderam a importância de aderir às novas tecnologias de comunicação e têm transformado a forma de estudar no mundo. 

No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por avaliar todas as universidades e cursos, tanto presenciais como EaD.

Descubra quais são as melhores faculdades que oferecem cursos a distância e entenda como o MEC avalia essas instituições!

Confira também:
+ Como funciona o Enem? Entenda tudo sobre o exame!
+ Como estudar para o Enem do Zero? O Guia Completo!
+ Confira 10 faculdades EaD com as menores mensalidades

O que é e como funciona o EaD?

Estudante olhando para a tela de um computador com o queixo apoiado em uma das mãos. Ela veste um moletom amarelo e usa o cabelo em formato de coque.

Como o próprio nome já diz, o ensino à distância ocorre em um ambiente virtual de aprendizagem por meio da internet e atende alunos que precisam de horários mais flexíveis para estudar.

Atualmente, o ensino à distância pode ser classificado em duas categorias:

  • EaD Síncrono: modalidade que necessita da participação do aluno e do professor em tempo real no ambiente virtual, para haver interação, como aulas em salas virtuais, etc.
  • EaD Assíncrono: modalidade com aulas gravadas, sem a necessidade professor e alunos estarem online ao mesmo tempo no ambiente virtual para o andamento do curso.

É no ambiente virtual que o aluno assiste às aulas, acessa o material de apoio ao curso com leituras básicas e complementares, participa de fóruns, realiza exercícios e provas, além de interagir com os demais alunos, professores e tutores. 

Leia mais:
+ Faculdades EAD que oferecem Bolsas de Estudo: Confira!
+ Entenda a diferença entre ensino remoto e EaD
+ Saiba como estudar em faculdades online gratuitas

Quais são as vantagens de um curso EaD?

O EaD é a melhor modalidade para quem tem uma vida corrida e precisa conciliar os estudos, o trabalho e até mesmo a rotina de cuidados da casa e dos filhos. 

Por conta da flexibilidade de horários, o aluno que escolhe esse formato de curso pode assistir a suas aulas quando tiver tempo livre, seja ao longo da semana ou aos finais de semana. 

Além disso, outra vantagem do EaD é o conforto de poder estudar de onde a pessoa estiver. O aluno pode assistir às aulas em casa ou no local que for mais conveniente. As principais vantagens:

  • Economia de tempo e dinheiro com deslocamento;
  • Facilidade de fazer os próprios horários de estudos;
  • Possibilidade de assistir às aulas mais de uma vez;
  • Cursos geralmente mais baratos que na modalidade presencial;
  • Acesso a conteúdos digitais de apoio em qualquer lugar;
  • Maior autonomia nos estudos.

Você também tem acesso a uma grande variedade de cursos em ótimas faculdades, e tudo isso sem precisar sair de casa. Veja a seguir!

Veja também:
+ Faculdades EaD com Menores Mensalidades: Veja quais são!
+ Quais as faculdades a distância mais bem conceituadas?



Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Confira a lista de melhores faculdades EaD

Na imagem de fundo azul-escuro, estão 5 estrelas, representando o sistema de avaliação. Uma mão está com o dedo indicador estendido, tocando na quinta e última estrela, o que significa nota máxima.

Para avaliar as instituições como um todo, o MEC aplica dois conceitos: Conceito Institucional (CI) e Índice Geral de Cursos.

Confira, a seguir, as 10 melhores faculdades a distância de acordo com esses dois conceitos:

Veja também:
+
Faculdade pública EaD: Conheça as melhores instituições!
+ Treineiro Enem: O que é, requisitos e como se inscrever!

Faculdades que receberam nota máxima (5) nos conceitos CI e IGC:

Faculdades que receberam notas 4 e 5 nos conceitos CI e IGC:

São muitas as faculdades a distância que, apesar de não terem atingido a nota máxima (5), têm ótima avaliação perante o MEC, com notas positivas (3 ou acima) nos conceitos CI e IGC. Conheça algumas das principais:


Veja também:
+
Cruzeiro do Sul EaD Virtual é boa? Entenda!
+ 15 faculdades que possuem cursos a distância


Como saber se um curso EaD é bom?

Além de aplicar os conceitos CI e IGC para as instituições como um todo, o MEC também avalia cada um dos cursos presenciais e a distância de nível superior. 

Por isso, ao escolher sua faculdade EaD, é importante consultar a nota do curso perante o MEC, e não apenas o conceito geral da faculdade.

Saiba mais:
+ Qual curso EaD fazer?
+ Descubra como escolher uma faculdade EaD
+ Diploma EaD é diferente do diploma presencial? Entenda


O MEC avalia os cursos a distância (assim como os presenciais) usando três critérios:

  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. Leva em conta também os resultados do Enade, ou seja, o desempenho dos estudantes. As notas vão de 1 a 5. A nota 3 é considerada avaliação positiva e as notas 1 e 2 são insatisfatórias.
  • Conceito do Curso (CC): é uma avaliação presencial, feita por uma equipe do MEC e que foca quatro dimensões de um curso: pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Cursos com CPC acima de três podem optar por não receber a visita dos avaliadores.

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é realizado por estudantes do primeiro e do último ano do curso. Avalia o rendimento em relação às habilidades e competências que devem desenvolver. O Enade é aplicado em ciclos. A cada ano, avalia um conjunto de cursos e áreas do conhecimento.



Todas as avaliações feitas pelo MEC são informações públicas e disponíveis via internet. Se você quiser saber a nota de qualquer curso superior, faça o seguinte:

  • Acesse o site do e-mec;
  • Clique em “Consulta Avançada”;
  • No campo “Buscar por”, clique em Curso de Graduação e, no campo abaixo, digite o nome do curso;
  • Na aba UF, selecione o seu Estado;
  • Selecione a modalidade “A distância”;
  • Digite os caracteres (letras e números) apresentados no campo correspondente;
  • Clique no botão “Pesquisar”. A lista com os resultados irá aparecer na mesma tela, logo abaixo do formulário da pesquisa.

Você verá uma lista com todos os cursos que se encaixam nas características que você pesquisou, bem como a situação do curso perante o MEC e as notas nas avaliações do Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade. Se a informação marcar um traço (–), pode significar que aquele curso ainda não foi avaliado pelo MEC.

Veja também:
+ Faculdade de TI EaD: Curso, Grade Curricular e Onde estudar!


Como se preparar para fazer faculdade EaD?

estudante asiática com cabelo castanho olhando concentrada para a tela de um notebook.

Apesar da liberdade de fazer os próprios horários e estudar no seu tempo, assim como nos cursos presenciais, o ensino EaD também cumpre prazos e é importante respeitá-los. 

Portanto, antes mesmo de se matricular, é preciso entender que o ensino a distância exige dedicação e pode ser tão difícil quanto a modalidade presencial.

Então, para se dar bem, criar uma rotina organizada e ter disciplina para estudar sozinho é de extrema importância. 

Estabelecer dias e horários fixos para se dedicar às aulas, além de facilitar a assimilação da matéria, evita o acúmulo de conteúdo, o que é essencial para não se enrolar. 

E, claro, ter um lugar específico para estudar desenvolve senso de responsabilidade, o que dribla a temida procrastinação.

Essas são apenas algumas pequenas atitudes, mas que podem fazer toda a diferença quando se tornam hábitos. 

Ao criar esse compromisso consigo mesmo, você garante não só a entrega dos trabalhos sempre em dia, mas a certeza de se dar muito bem em todas as provas e conquistar o tão sonhado diploma do ensino superior.

É difícil fazer faculdade à distância?

Estudante com um lápis na mão e olhando para a tela do computador. Ele veste uma camisa azul, tem o cabelo curto e a pele clara.

Um mito que surge quando falamos de ensino remoto é o de que “é muito fácil fazer faculdade à distância”. Já que, mesmo com os auxílio do EaD, ainda é preciso ter muita seriedade e compromisso para os estudos à distância.

Apesar da flexibilidade e comodidade no tempo e horário, estudar à distância pode ser tão intenso quanto qualquer faculdade presencial. Portanto, é importante ter disciplina, estudos e uma rotina.

Geralmente, o fluxo de trabalhos, provas e o conteúdo que será ensinado são os mesmos que em uma universidade presencial, com a diferença de que não é necessário comparecer a uma sala de aula. 

Por isso, para alguns alunos, o ensino à distância pode até mesmo exigir mais disciplina do aluno, que não terá o estímulo dos professores e colegas para criar uma rotina.

Onde estudar EaD pagando menos?

Você pode fazer faculdade a distância com preços ótimos, a partir de bolsas de estudo em universidades de referência pelo MEC. Conheça algumas indicações:

Confira mais:
+ Como saber se a faculdade EaD é reconhecida pelo MEC?

+ Faculdades Baratas: Veja cursos EaD mais acessíveis!

Os mais lidos
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é

Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é

Por Amanda Nonato em 10/08/2022
5 cursos de saúde EaD para você conhecer

5 cursos de saúde EaD para você conhecer

Por Amanda Nonato em 08/08/2022
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.