Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Cursos Online

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

10 de janeiro de 2023
cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Se manter atualizado no mercado é importante para qualquer área do conhecimento, mas, principalmente quando o assunto é o ensino. Por isso, existem uma diversidade de cursos EaD gratuitos na área de educação oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Por meio da Diretoria de Educação Especial (DEE) vinculada à Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), os professores e professoras de todo o Brasil poderão acessar os cursos de formação continuada com ênfase em educação especial, com o objetivo de deixá-los cada vez mais aptos às práticas pedagógicas.

As aulas são ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e conta, ainda, com a gestão da Universidade de Goiás (UFG), para o desenvolvimento do ensino e das disciplinas dos cursos disponíveis.

Ao todo são 14 formações direcionadas às pessoas que queiram se especializar, ainda mais, em uma forma de ensino mais inclusiva dentro e fora das salas de aula. Confira mais sobre esses cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC.

+ 4 especializações EaD gratuitas oferecidas pelo MEC


Cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC 

A oferta do MEC para esses cursos busca eliminar as barreiras pedagógicas e oferecer mais oportunidades de ações a esse público de educação especial, através de conteúdos que direcionam a inclusão na sala de aula, de acordo com as necessidades de cada aluno.

Durante as disciplinas, o professor poderá acompanhar e aprender os processos de aprendizagem em todas as etapas da educação, como a primeira infância, alfabetização, todo  ensino fundamental e médio, além do ensino superior e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Apesar de direcionados aos profissionais de educação, os cursos poderão ser feitos por familiares de pessoas com deficiência ou demais interessados neste tema, já que levam conceitos teóricos e metodológicos, aspectos históricos, políticos e sociais e não tem tutoria durante a realização das aulas.

Para se inscrever, basta acessar o site linkado em cada formação e se cadastrar na plataforma AVAMEC. Confira quais são os cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC!

Deficiência física com ênfase na aplicação pedagógica de recursos de tecnologia assistiva

cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC

Esse é um dos cursos EaD oferecidos pelo MEC com 90 horas de duração, dividido em 9 módulos. A formação busca propor uma reflexão crítica sobre as aplicações dos recursos oferecidos pela tecnologia assistiva, para compreender as estratégias de adaptação e atendimento ao aluno com deficiência física

Alguns projetos são desenvolvidos pensando em acessibilidade, como a adaptação de um veículo, auxílio de mobilidade, prótese, adequação postural, comunicação aumentativa e alternativa, acessibilidade ao computador, entre outros.

Algumas disciplinas são:

  • Tipos de Deficiência Física e Estratégias Pedagógicas
  • Adequação Postural na Escola
  • Acessibilidade ao Computador
  • Comunicação Aumentativa e Alternativa
  • Auxílio Para a Vida Diária: Ferramentas e Recursos Pedagógicos


Alfabetização com Abordagem Fônica para Estudantes com Deficiência Auditiva e Surdos Oralizados

A abordagem dessa formação busca fornecer novos conhecimentos para a compreensão de quais são as necessidades educativas desse público, preparando o profissional da educação para o acolhimento e inclusão adequadas, para o acesso e permanência desses alunos durante o período de ensino.

Os 4 módulos são divididos em 90 horas de estudo. Para completar esse, que é um dos cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC é preciso estudar as disciplinas:

  • Aspectos Introdutórios do curso
  • Abordagem fônica: inclusão escolar do surdo oralizado
  • Tecnologia Assistiva: o que são as tecnologias auditivas?
  • O que ficou do curso?


Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Um dos cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC é direcionado às pessoas com transtorno do espectro autista. Durante a formação, as disciplinas abordam a estrutura da educação inclusiva, o aporte legal que valida a existência do atendimento, fundamentação teórica sobre as funções cognitivas e propostas do que pode ser desenvolvido com os alunos que fazem parte desse público.

Além dos 3 módulos listados abaixo, durante as 90 horas de curso, os alunos poderão fazer reflexões críticas sobre o assunto.

  • Atendimento Educacional Especializado
  • Transtorno do Espectro Autista – História e caracterização
  • Estratégias de ações pedagógicas para alunos com TEA


Altas Habilidades ou Superdotação

Também com 90 horas de duração, essa formação aborda, a partir da literatura da área, métodos para aplicar na sala de aula, além de reflexões sobre as dificuldades que um aluno com condição neurodivergente vivencia, podendo distinguir características cognitivas, intelectuais e socioemocionais relativas à superdotação.

O que destaca esse curso dos demais é que, ao longo dos 7 módulos, o aluno terá a companhia  de Sol, uma criança superdotada. A proposta é que, ao final da formação, Sol tenha o problema resolvido, enquanto você consegue concluir o curso.

Entre as disciplinas disponíveis neste, que é um dos cursos EaD oferecidos pelo MEC, estão: 

  • Indicadores Gerais da Superdotação para Todas as Idades
  • Estilos de Aprendizagem na Superdotação
  • A Identificação de Aspectos Não Cognitivos: Características Socioemocionais, Comportamentais e Biopsicossociais


Educação Precoce e Educação Infantil

A proposta desse curso é poder dialogar acerca da potência da relação pedagógica focada no trabalho colaborativo, em conjunto com a comunidade escolar. Dessa forma, ao longo dos 4 módulos, diversos conhecimentos e conceitos científicos sobre a atuação pedagógica são apresentados, além de estudos sobre neuroplasticidade, entre outros.

 Esse curso EaD também conta com uma carga horária de 90 horas. Veja as disciplinas:

  • Diretrizes Legais do AEE
  • Processos de Desenvolvimento
  • Processos de Intervenção
  • Neuroplasticidade e Intencionalidade

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Deficiência Intelectual

cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC

Esse também é um dos cursos EaD oferecidos pelo MEC que inicia apresentando a história de exclusão e preconceito que cercam as pessoas com deficiência, e o serviço de atendimento educacional especializado.

A formação prepara o educador ou educadora a articular propostas de trabalho na sala de aula, através de ações para a construção de ambientes escolares inclusivos. Dessa forma, os 4 módulos buscam reconhecer as vulnerabilidades e potencialidades dos alunos, para poder criar essas práticas pedagógicas 

Veja quais são as 90 horas de disciplina:

  • Os sujeitos com deficiência intelectual: Escola e sociedade
  • Atendimento educacional especializado para deficiência intelectual
  • Prática do atendimento educacional especializado
  • AEE e sala de aula: uma rede de apoio ao educando com deficiência intelectual

Profissional de Apoio Escolar

Diferente dos outros cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC, este é dividido em apenas 2 módulos: o primeiro com 4 aulas e o segundo com 3, sendo desenvolvido para dialogar entre teoria e a prática.

A formação busca desenvolver habilidades de atuação cotidiana com os estudantes visando a inclusão, através de conceitos, procedimentos e valores relacionados à formação e a prática profissional de apoio escolar.

Ao longo dos módulos é possível conhecer dispositivos legais sobre a profissão, orientações de intervenção profissional em diversos contextos, propostas metodológicas e dispositivos de acessibilidade pedagógica. Confira os módulos:

  • A Pessoa, o Cidadão e o  Profissional de Apoio Escolar: Aspectos Legais e a Relação com o Estudante com Deficiência, a Escola, a Família e a Comunidade
  • O Estudante com Deficiência, a Escola, a Família, a Comunidade e a Inclusão

Atendimento Profissional Especializado: Ensino Médio

Ao longo de 3 módulos de formação, a formação apresenta conteúdos direcionados às ações pedagógicas no Ensino Médio, como: histórico da Educação Especial no Brasil, Atendimento Educacional Especializado e os recursos de Tecnologia Assistiva, bem como as adaptações curriculares.

O curso EaD gratuito direciona e dá ênfase na importância do trabalho do professor nesse cenário, para que o desenvolvimento dos estudantes sejam efetivos. Conheça alguns outros objetivos, como:

  • Compreender as características da Educação Especial e da Educação Inclusiva a partir do ordenamento jurídico
  • Reconhecer as Salas de Recursos como espaços de apoio ao trabalho do professor da sala de aula comum, para a promoção da inclusão do estudante público-alvo da Educação Especial
  • Conceituar tecnologia assistiva e reconhecer o potencial dessa ferramenta na diminuição das barreiras educacionais

Doenças Raras

Com apenas 45 horas, esse é um dos cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC que contam com uma carga horária menor. Ao longo da formação, o educador poderá compreender os aspectos históricos que envolvem as doenças raras, além de orientações para construir estratégias que promovam a inclusão no ambiente educacional.

Os 7 tópicos de apenas um módulo são divididos em assuntos como: diagnóstico e seus impactos sobre os direitos de pessoas com essas doenças; no acolhimento, inclusão e experiências bem-sucedidas; na inclusão escolar de alunos com doenças raras e outros.

A formação conta com objetivos específicos para desenvolver, como:

  • Reconhecer o histórico do conceito de doenças raras e as doenças raras não diagnosticadas
  • Compreender a definição, as classificações, a codificação, o inventário e o registro de pacientes com doenças raras
  • Compreender o cuidado à saúde de pessoas com doenças raras, desde o diagnóstico ao tratamento
  • Reconhecer o impacto educacional provocado pelas doenças raras

Ambiente hospitalar e domiciliar

A formação é direcionada ao Atendimento Educacional Especializado, abordando quais são seus os marcos legais e aspectos gerais, além das intervenções pedagógicas, que podem afetar, diretamente, nos ambientes hospitalares e domiciliares, de forma a contribuir para a formação docente.

Os 3 módulos deste curso são divididos em 90 horas, com os seguintes conteúdos:

  • Atendimento Educacional Especializado: Aspectos Gerais
  • Atendimento Educacional Especializado em Ambiente Hospitalar e Domiciliar
  • AEE em Ambiente Hospitalar e Domiciliar: Intervenções Pedagógicas

Atendimento Educacional: Deficiência visual (cegueira) Alfabetização

Dividido em 5 módulos, esse é um dos cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC, para o educador ou educadora que deseja compreender as ferramentas e estratégias para lecionar para pessoas com deficiência visual.

A formação abrange a história e o preconceito, sugere práticas educacionais com base nas áreas pedagógicas e psicopedagógicas. Ao concluir as 90 horas, propostas de articulação em sala de aula serão feitas, para desenvolver com participação dos alunos. Confira algumas disciplinas:

  • O conceito de deficiência quando associado a um indivíduo
  • Ações sistematizadas para potencializar o processo de alfabetização de crianças com cegueira com o uso do Sistema Braille
  • Alfabetização através do Sistema Braille


Deficiência Intelectual com Ênfase na Alfabetização

Neste curso serão estudados os aspectos históricos e políticos da deficiência intelectual, assim como a aprendizagem e a etapa de alfabetização. Além disso, entre os 4 módulos, também serão oferecidas atividades práticas para serem desenvolvidas. Confira as disciplinas:

  • A aprendizagem do educando com deficiência intelectual: aspectos neurológicos do desenvolvimento e da aprendizagem
  • A alfabetização dos educandos com deficiência intelectual


Público-Alvo da Educação Especial na Educação Superior

Essa formação também direciona o educador ou educadora a compreender os processos de aprendizagem e alfabetização de pessoas com deficiência intelectual, como também busca demonstrar práticas voltadas para o público. Ao todo são 3 módulos divididos em 90 horas, confira:

  • Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior
  • Prática pedagógica em Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior
  • Instrumentos e conceitos de aplicação pedagógica


Deficiência Visual no Ensino Fundamental

Assim como na formação anterior, esse é um dos cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC que busca abordar não só aspectos históricos, como também direcionar os processos de aprendizagem e alfabetização. Veja os módulos

  • Aspectos introdutórios sobre o atendimento educacional especializado na área da deficiência visual
  • Atendimentos do AEE oferecidos diretamente aos estudantes com cegueira ou baixa visão
  • Articulação entre o atendimento educacional especializado e o ensino comum

+ É possível fazer mestrado EaD? Confira as possibilidades


Onde fazer cursos EaD gratuitos?

Existem muitas opções no ensino superior apra cursos EaD gratuitos nas universidades públicas do Brasil. Para conseguir uma vaga, o candidato precisa aplicar sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em um dos programas do governo federal: o Sisu.

Entretanto, há outras formas de fazer cursos EaD pagando menos. Além do Programa Universidade Para Todos (ProUni), algumas instituições de ensino superior oferecem descontos de até 80% nas mensalidades. Confira:



Leia também!
Conheça os cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC
Conheça bons cursos EaD gratuitos reconhecidos pelo MEC

Os mais lidos
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022
Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Por admin em 25/10/2017

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.