Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Conheça os cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC

12 de julho de 2024
pessoa fazendo faculdade tecnóloga
Imagem do autor
Escrito poradmin

Os cursos tecnólogos são a modalidade de ensino superior que mais cresce no Brasil. Atualmente, existem mais de 130 cursos tecnólogos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

+ Veja como começar a estudar agora mesmo com a UFBRA
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

Ao longo, dos anos é possível perceber o aumento de interesse em relação a esse tipo de formação. De acordo com o último Censo da Educação Superior, com dados de 2022, isso se comprova.

Número de matrículas em cursos de graduação tecnológicos
Brasil 2022

Gráfico em ordem crescente mostrando o aumento de matrícula e interesse nos cursos tecnólogos
Fonte: Censo da Educação Superior 2022

Continue a leitura e entenda o que é um curso tecnólogo, quais as suas principais diferenças em relação a outros tipos de curso e quais são os cursos tecnólogos existentes no Brasil – já confira inclusive, qual você gostaria de fazer.

Veja também:
+ Tecnólogo EaD: Quais são os cursos disponíveis? Confira!

Curso tecnólogo é nível superior?

Sim, assim como o bacharelado e a licenciatura, o tecnólogo é uma modalidade de curso superior existente no sistema de educação profissional brasileiro.

Cursos tecnólogos são graduações de nível superior com duração mais curta, focadas em áreas específicas do mercado de trabalho. Proporcionam formação prática e objetiva para atender demandas profissionais emergentes.

Esse tipo de curso é reconhecido pelo MEC e também oferece um diploma de graduação. Frequentemente, ele é escolhido por quem busca rápida inserção no mercado ou especialização em nichos específicos.

Da mesma forma que as outras modalidades do ensino superior, o curso tecnólogo exige que o estudante tenha completado o ensino médio para que possa se matricular e permite a continuidade dos estudos com cursos de pós-graduação, como mestrado, doutorado e especialização.

Contudo, enquanto o bacharelado forma profissionais generalistas em determinada área do conhecimento e a licenciatura prepara o profissional para a docência, o curso tecnólogo forma especialistas em campos específicos, com a finalidade de atender necessidades práticas do mercado de trabalho.

Por ser mais específico, ele possui menor carga horária e grade curricular reduzida, se comparado ao bacharelado. Ou seja, ele tem um tempo menor de duração, podendo ser concluído em até 2 anos de estudo, enquanto o tradicional bacharelado leva de 4 a 5 anos.

Saiba mais:
+ Qual a diferença entre bacharelado, tecnólogo e licenciatura?

A relevância dos cursos tecnólogos

Jovem segurando um caderno e pensativa sobre quais são os cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC

Os cursos tecnólogos existem no Brasil há mais de 50 anos. Porém, apenas mais recentemente eles começaram a se destacar no mercado de trabalho e a atrair um grande número de alunos interessados.

Com o Decreto n° 547, de 1969, o Governo autorizou as escolas técnicas federais a oferecerem cursos superiores de curta duração. Mas foi em 1973 que eles ficaram conhecidos como cursos superiores de tecnologia, sendo tecnólogos os estudantes que neles se formam.

Estes cursos deveriam focar na formação de profissionais mais voltados à operação e à gestão, para atender demandas específicas do mercado de trabalho. E, com o tempo, foram ganhando importância significativa e atraindo cada vez mais alunos.

Em 10 anos, entre 1994 e 2004, o número de vagas em cursos tecnólogos do Brasil aumentou de 23 mil para mais de 200 mil, enquanto o número de cursos em si aumentou de 261 para 1804, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).

E, desde 1998, o curso tecnólogo é a modalidade que mais cresce em número de matrículas no país. De 1998 a 2008, a quantidade de alunos matriculados em cursos tecnólogos aumentou 426%

Qual a diferença entre os cursos tecnólogo e técnico?

A frente de um fundo verde, uma moça negra de tom claro, com cabelos crespos e castanhos, blusa e brincos de argola laranjas, tem um celular na mão esquerda, e a outra mão levada em direção ao queixo, enquanto faz uma expressão de dúvida, como se estivesse pensando.

Uma dúvida muito comum entre os estudantes é sobre a diferença entre curso tecnólogo e técnico, já que ambos formam profissionais para atender necessidades práticas do mercado de trabalho.

A principal diferença entre curso técnico e tecnólogo está no nível de formação, sendo o tecnólogo um curso de nível superior. Já os cursos técnicos são programas de nível médio que têm o propósito de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo.

O foco na formação do profissional também é uma diferença entre esses dois diferentes tipos de curso. Apesar de ambos estarem focados em atender demandas do mercado de trabalho, há uma diferença no foco profissional.

Enquanto o curso técnico se propõe a oferecer uma prática profissional de modo mais objetivo, focando em posições mais operacionais, o tecnólogo visa formar profissionais analíticos, para cargos de supervisão e gestão, além de analistas.

Portanto, as principais diferenças entre os cursos técnico e tecnólogo podem ser resumidas em:

  • Nível: os cursos técnicos são de nível médio e os cursos de tecnólogo são de nível superior.
  • Requisitos: por serem de nível médio, os cursos técnicos podem ser feitos por quem tem o ensino fundamental. Já para ingressar no curso tecnólogo, é necessário que o estudante tenha concluído o ensino médio.
  • Foco: os cursos técnicos formam profissionais mais operacionais, enquanto os cursos tecnológicos formam gestores, supervisores, analistas e coordenadores.
  • Duração: cursos técnicos podem durar entre 2 meses e 3 anos. Já os cursos tecnológicos possuem, em média, 2 anos de duração.

Resumindo:

Curso tecnólogoCurso técnico
NívelSuperiorMédio
RequisitosEnsino Médio completoEnsino Fundamental completo
FocoGestão e supervisãoOperação
Duração2 anosde 2 meses a 3 anos



Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Vantagens de fazer um curso tecnólogo EaD

A imagem mostra um homem de pele negra escura acenando para um computador enquanto sorri e faz anotações. Ele está estudando sobre cursos tecnólogos e usa fones de ouvido para acompanhar o conteúdo.

Um dos principais benefícios dos cursos tecnólogos é a possibilidade de serem feitos totalmente na modalidade de ensino à distância.

Cursos na modalidade EaD são, atualmente, um dos principais meios de acesso ao ensino superior, e já representam a maioria das matrículas realizadas nos últimos anos, segundo o INEP.

A educação à distância permite que os alunos estudem de suas casas ou de qualquer outro lugar, sem a necessidade de se transportarem até a instituição de ensino, oferecendo maior flexibilidade.

Além disso, muitas instituições disponibilizam a gravação das aulas, de forma que o aluno pode assisti-las no horário mais conveniente a sua rotina. A modalidade EaD vence as barreiras de tempo e espaço para que o aluno possa estudar e ter acesso ao ensino superior.

Dica de leitura:
+ 7 aplicativos para ajudar na rotina de estudos EaD

Mas as vantagens do EaD não param por aí. Por não dependerem de espaço físico, que demanda manutenção e, consequentemente, aumentam as despesas, as instituições de ensino conseguem reduzir custos e, portanto, oferecer mensalidades mais baratas.

Por isso os cursos EaD são muito mais em conta que a modalidade presencial. E, ainda, o estudante economiza com transporte e também com alimentação fora de casa.

Saiba mais:
+ Entenda se vale a pena fazer um curso tecnólogo a distância

Quais são os cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC?

Na imagem observamos uma jovem em um fundo branco, usando uma blusa sem mangas branca e calça jean, com os cabelos amarrados em dois coques nas laterais da cabeça, sorrindo e olhando para o horizonte acima enquanto segura um computador nas mãos.

Existem atualmente no Brasil mais de 130 cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC. Confira, a seguir, a diversidade de tecnólogos disponíveis no mercado, divididos por eixos tecnológicos:

Ambiente e Saúde

Uma mulher utilizando um jaleco e com um tablet em um laboratório representando uma cientista e a área da saúde.

O eixo tecnológico de Ambiente e Saúde está associado à melhoria da qualidade de vida, preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação tecnológica no suporte e atenção à saúde.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Controle e Processos Industriais 

Um profissional de controle está fazendo anotações quanto ao lote de um determinado produto em uma indústria. Ele faz anotações em uma prancheta.

O eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais abrange tecnologias associadas à infraestrutura e processos mecânicos, elétricos e eletroeletrônicos nas mais diferentes atividades produtivas.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Desenvolvimento Educacional e Social

Diversas pessoas estão ao redor de uma mesa, fazendo anotações e lendo livros, como se identificando diferentes métodos de educação, representando o eixo de desenvolvimento educacional e social

O eixo tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social abrange tecnologias relacionadas a atividades sociais e educativas.

Possui o seguinte curso tecnólogo:

Gestão e Negócios

Profissional de Gestão e Negócios em um escritório trabalhando

O eixo tecnológico de Gestão e Negócios abrange tecnologias associadas a instrumentos, técnicas, estratégias e mecanismos de gestão. Inclui planejamento, avaliação e gestão de pessoas e de processos presentes em organizações e instituições públicas ou privadas.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Informação e Comunicação

Aluno de faculdade ligada a informação, tecnologia e dados em aula, mexendo em seu computador enquanto usa um headphone.

O eixo tecnológico de Informação e Comunicação abrange tecnologias relacionadas à infraestrutura e aos processos de comunicação e processamento de dados e informações.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Infraestrutura

O eixo tecnológico de Infraestrutura está associado a tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Militar 

O eixo tecnológico Militar compreende tecnologias relacionadas à infraestrutura e processos de formação do militar, para cumprimento da missão constitucional das Forças Armadas do Brasil.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

  • Artilharia 
  • Cavalaria 
  • Comunicações Aeronáuticas 
  • Construções Militares 
  • Fotointeligência 
  • Gerenciamento de Tráfego Aéreo 
  • Gestão de Comunicações Militares 
  • Gestão da Manutenção Aeronáutica 
  • Infantaria 
  • Meteorologia Aeronáutica 
  • Sistemas de Armas

Produção Alimentícia  

O eixo tecnológico de Produção Alimentícia relaciona-se a tecnologias associadas ao beneficiamento e à industrialização de alimentos e de bebidas.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Produção Cultural e Design 

O eixo tecnológico de Produção Cultural e Design está associado a tecnologias relacionadas com representações, linguagens, códigos e projetos de produtos.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Produção Industrial  

O eixo tecnológico de Produção Industrial corresponde ao estudo de tecnologias relacionadas a sistemas de produção, técnicas e tecnologias de processos físico-químicos e relacionados à transformação de matéria-prima e substâncias, integrantes de linhas de produção.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Recursos Naturais 

O eixo tecnológico de Recursos Naturais está relacionado a tecnologias voltadas à extração e produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Segurança

O eixo tecnológico de Segurança está associado a tecnologias relacionadas à infraestrutura e aos processos de prevenção e proteção de indivíduos e patrimônio. 

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Turismo, Hospitalidade e Lazer  

O eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer compreende tecnologias direcionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas, entretenimento e interação.

Possui os seguintes cursos tecnólogos:

Onde estudar?

aluna apontando para cima, em direção ao título h2 que diz "Onde estudar"

A quantidade de instituições de ensino que oferecem cursos tecnólogos não para de crescer. Portanto, são muitas opções disponíveis no mercado. A melhor opção é se matricular em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Algumas instituições, como a UFBRA, oferecem cursos bem-avaliados pelo MEC e valores de mensalidades mais acessíveis. Veja como funciona clicando no link abaixo.


Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 12/07/2024
Faculdades EaD com Menores Mensalidades: Veja quais são!

Faculdades EaD com Menores Mensalidades: Veja quais são!

Por admin em 12/07/2024
Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Por admin em 12/07/2024
Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

Por admin em 11/07/2024
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.