Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Faculdades de 2 anos: Veja lista dos Melhores Cursos!

3 de setembro de 2018
Melhores cursos de Sistemas de Informação EAD
Imagem do autor
Escrito poradmin
Atualizado em: 01/04/2024

Cursos de nível superior do tipo bacharelado visam capacitar o aluno, entre muitas outras possibilidades, a atuar no mercado de trabalho e a torná-lo um profissional qualificado e competente.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Tais cursos possuem a duração média de quatro anos e costumam explorar aspectos mais teóricos para que o estudante desenvolva as competências necessárias.

Mas, é importante lembrar que essa graduação bacharel não é a única alternativa para quem quer fazer um curso de nível superior.

Sim! Existem outras opções de cursos superiores com duração inferior a do bacharelado e que também capacitam o estudante ao mercado de trabalho.

Eles são conhecidos como cursos tecnólogos e possuem uma abordagem muito mais prática para existir um rápido ingresso no mercado.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema, veja a seguir, as faculdades que duram dois anos e descubra como fazer esses cursos que vêm ganhando cada vez mais espaço.

Veja também:
+ Tecnólogo EaD: Quais são os cursos disponíveis? Confira!
+
Tecnólogo de 1 ano reconhecido pelo MEC? Veja a lista
+ Quais são as diferenças de um curso técnico e tecnólogo EaD?



O que é um curso tecnólogo?

A imagem apresenta uma aluna de origem asiática com um leve sorriso no rosto e segurando uma caneta em direção ao queixo, em sinal que que está pensando sobre algo. Ela usa uma blusa de mangas longas laranja e calças jeans. Segura alguns cadernos na outra mão e tem cabelos pretos curtos e lisos.

Os cursos superiores de grau tecnólogo são uma ótima opção para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho. Seu alto nível de aceitação em empresas fez com que, nos último anos, a procura por esse tipo de formação aumentasse a cada dia e, assim, a oferta também.

Hoje, você consegue encontrar com facilidade instituições que oferecem graduações de 2 anos.

O foco dessa graduação é a prática e, ao contrário dos cursos de grau bacharelado, que oferecem uma formação mais ampla e generalista, ela capacita o aluno para exercer funções específicas. O curso tecnológico é indicado para aqueles que buscam rápida inserção no mercado de trabalho e uma formação mais técnica.

Veja também:
+ Faculdade de 2 anos EaD: Veja os melhores cursos!
+
Cursos tecnólogos que mais pagam: veja os 10 melhores!



Diferenças entre o curso de grau tecnólogo e bacharelado

Conforme citado acima, uma das diferenças entre os cursos de bacharelado e tecnólogos está no foco dado durante a formação. Por exemplo, enquanto o bacharelado possui em sua grade disciplinas teóricas, o curso tecnólogo possui disciplinas mais práticas, que visam dotar o aluno dos conhecimentos práticos que serão requeridos no mundo profissional.

Por conta disso, a duração de um curso tecnólogo é de, em média, dois anos. Enquanto isso uma graduação bacharel possui duração média de quatro anos, afinal, possui disciplinas teóricas e práticas.

TecnólogoBacharelado
Disciplinas práticasDisciplinas teóricas
2 anos de duração4 anos de duração

Veja também:
+ Bacharelado, tecnólogo e licenciatura: qual a diferença?


Qual curso superior dura 2 anos?

São cerca de 30 cursos tecnólogos que duram 2 anos. Confira abaixo os principais cursos de 2 anos e as respectivas funções do tecnólogo com essa formação:

Veja também:
+ Cursos Superiores de 2 anos reconhecidos pelo MEC!
+
Tecnólogo EaD: Quais são os cursos disponíveis? Confira!


Ciências Exatas e Tecnológicas

Pessoa apontando pra um quadro com termos e cálculos matemáticos
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: cria sistemas informatizados, trabalhando com programação de computadores e desenvolvimento de softwares, visando ampliar a eficácia dos recursos do equipamento.
  • Redes de Computadores: participa do projeto, da instalação e da manutenção de redes de computadores em empresas.
  • Segurança Pública: planeja, implanta, gerencia e supervisiona intervenções preventivas no setor da Segurança Pública.
  • Sistemas para Internet: projeta, elabora e implanta sites na internet.
  • Tecnologia da Informação: implanta e gerencia sistemas informatizados em empresas, sempre cuidando para que os sistemas sejam seguros e amigáveis ao usuário.
  • Jogos Digitais: presta suporte no desenvolvimento de programas e ambientes de jogos.

Veja também:
+ O que é TI? Cursos, profissões e mercado de trabalho
+
Quanto ganha um TI? Veja áreas com os maiores salários!
+ Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!



Ciências Humanas

  • Comércio Exterior: lida com a compra e a venda de serviços e produtos entre empresas e governos de diferentes países.
  • Design de Interiores: trabalha com a decoração de espaços comerciais e residenciais. Compõe os ambientes levando em consideração a estética, o conforto e as necessidades, desejos e estilo do cliente.
  • Eventos: realiza o planejamento e a organização de eventos socioculturais, corporativos e de lazer.
  • Gestão Comercial: cuida das transações de compra e venda em uma empresa.
  • Gestão de Qualidade: atua em empresas e é responsável por elaborar manuais, procedimentos, informar os diagnósticos e entregar relatórios dos processos de qualidade. É o tecnólogo quem registra o controle da qualidade nos formulários adequados e conforme as normas e padrões vigentes.
  • Gestão de Recursos Humanos: cuida da gestão de pessoas das empresas e instituições. As principais atividades desse tecnólogo são: desenvolver e gerenciar planos de carreira, realizar recrutamento e seleção e desenvolver treinamento de pessoal. Ele participa, ainda, da execução da política salarial da organização.
  • Gestão Financeira: responsável pelas finanças de uma empresa. Realiza o planejamento financeiro, analisa os créditos e demonstrativos contábeis, cuida de estoques, supervisiona o faturamento e fluxo de caixa, analisa o mercado e recomenda que sejam feitas alterações em aplicações, formas de pagamento e demais ações financeiras, com o objetivo de melhorar o desempenho econômico da organização.
  • Hotelaria: o profissional de Hotelaria trabalha com os serviços de alimentação, acomodação, recreação e lazer e deve cuidar para que tudo corra bem no funcionamento dos hotéis, pousadas, resorts, spas, flats e estâncias.
  • Logística: atua em centros de distribuição, portos, aeroportos, transportadoras e em empresas em geral, garantindo que a entrega, armazenagem e distribuição de produtos ocorram da maneira correta com segurança, agilidade e economia.
  • Marketing: responsável por detectar e aproveitar as oportunidades que surgem no mercado. O profissional deve, ainda, atrair o cliente e atendê-lo da melhor forma possível, para que suas necessidades sejam atendidas e ele se torne um cliente fidelizado.
  • Secretariado: é responsável por montar e organizar arquivos, prestar atendimento ao público, cuidar das agendas dos diretores e traduzir documentos.

Veja também:
+ Tecnólogo rápido? Confira quais os cursos EaD mais curtos
+ 5 cursos EAD da área de humanas
+ Tecnólogo em Administração EaD: como funciona o curso?


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Saúde

Na imagem, uma trabalhadora no ramo da estética, massageia e cuida do rosto de uma paciente que está deitada em uma maca, relaxada, de olhos fechados. A atendente usa máscara facial, e vemos ao fundo seu consultório levemente borrado, com produtos, uma pia, e uma luz para atendimento.
  • Estética e cosmética: o esteticista é responsável por aplicar tratamentos corporais e faciais visando a estética e o bem-estar do cliente.

  • Gestão Hospitalar: O profissional de gestão hospitalar é responsável por planejar, organizar e gerenciar hospitais e outras instituições de saúde, visando a eficiência operacional, a qualidade do atendimento ao paciente e a sustentabilidade financeira da instituição.

Veja também:
+ Conheça as profissões na área da saúde e veja onde estudar
+ Confira lista com os 10 cursos EaD mais baratos do Brasil
+ Veja os melhores cursos tecnólogos para estudar


Existem ainda vários outros cursos que duram 2 anos, como:

  • Design de Moda
  • Design gráfico
  • Marketing Digital
  • Produção Audiovisual
  • Produção Multimídia
  • Segurança Empresarial
  • Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais
  • Design de Produto
  • Fotografia
  • Gastronomia
  • Gestão Ambiental
  • Embelezamento e Imagem Pessoal

Veja também:
+ Entenda se vale a pena fazer um curso tecnólogo a distância
+ Quais os tipos de cursos oferecidos na modalidade EaD?



Presencial X EaD

Uma aluna universitária de pele clara e cabelos castanhos curtos, jovem, que usa uma camiseta rosa, está em um fundo azul enquanto segura seus materiais e uma mochila nas costas. Ela põe uma das mãos sobre o queixo, em sinal de questionamento

Os cursos tecnólogos podem ser cursados tanto na modalidade EaD como na presencial. Cabe a você colocar os prós e contras na balança e identificar qual das duas modalidades se encaixa melhor na sua rotina.

O curso EaD permite que você tenha maior flexibilidade de horários e menos gastos, já que além da mensalidade mais barata, você não terá gastos com alimentação e transporte.

Já no curso presencial, a vantagem é que você terá interação com os professores e alunos, pois estará em contato com eles todos os dias para trocas de experiências e resolução de dúvidas.

Basicamente:

  1. Presencial: Aprendizado ocorre em um ambiente físico, permitindo interações face a face com professores e colegas. Portanto, há necessidade de deslocamento até um local determinado, seguindo horários fixos de aulas. As mensalidades costumam ser mais caras.
  2. EaD (Educação a Distância): Aprendizado acontece virtualmente, usando plataformas digitais e materiais online. Existe maior possibilidade de organização de horários, e estudo no conforto do próprio ambiente, exigindo mais autodisciplina do aluno. Em geral, o aluno economiza nos valores das mensalidades do curso EaD.

Veja também:
+ Qual é o melhor tecnólogo EaD?
+ Diploma EaD é diferente do diploma presencial? Entenda!
+ EaD ou curso presencial? Como escolher?



Quais faculdades oferecem cursos de 2 anos?

Além de decidir em qual modalidade você vai realizar o ensino superior, outra decisão muito importante é escolher uma faculdade que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, selecionamos algumas faculdades que oferecem cursos de 2 anos e são reconhecidas pelo MEC:

 

OBS: Todas as instituições sugeridas possuem as opções de graduações à distância e presencial.

Você pode se interessar também por:
+ As 10 faculdades mais baratas de SP
+ Melhores faculdades a distância em SP

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.