Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Logo EaD
Action
Carreiras

Conheça opções de curso para programador e saiba como se tornar um

curso de programação ead

Se você está pensando em fazer uma faculdade de programação EaD, é sinal de que já pesquisou sobre a área de Tecnologia da Informação e descobriu que ela não para de crescer, certo?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

Considerado um dos profissionais mais importantes da atualidade, os programadores estão sendo cada vez mais requisitados no mercado de trabalho por empresas de diferentes portes.

Mesmo com o mercado se expandindo, o setor enfrenta um grande déficit de profissionais capacitados, o que abre grandes oportunidades para quem deseja entrar nessa área.

Leia também:
+ Ciência da Computação EAD: Saiba tudo sobre o curso

O que faz um programador?

O programador é o profissional responsável por escrever códigos que dão vida a softwares, aplicativos, sistemas e sites. Ele traduz necessidades humanas em instruções compreendidas por máquinas, utilizando linguagens de programação como Python, JavaScript, C#, entre outras.

Existem diferentes tipos de programadores, dependendo da área em que atuam. O programador front-end, por exemplo, trabalha com a parte visual das aplicações, garantindo que os sites e sistemas sejam intuitivos e agradáveis para o usuário.

Já o programador back-end cuida da lógica por trás da interface, sendo responsável por bancos de dados, servidores e segurança. Há também o full stack, que domina tanto o front-end quanto o back-end, e o programador mobile, especializado no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

Além desses, há profissionais que se especializam em nichos mais específicos, como jogos digitais, inteligência artificial, automação industrial e ciência de dados. Cada tipo de programador exige conhecimentos técnicos distintos, e por isso é comum que os profissionais se aprofundem em uma área de acordo com seus interesses e objetivos de carreira.

Qual a diferença entre programador e desenvolvedor?

Embora os termos “programador” e “desenvolvedor” sejam frequentemente usados como sinônimos, há uma diferença sutil entre eles no mercado de tecnologia. O programador é o profissional focado principalmente na escrita de códigos, transformando instruções e algoritmos em soluções técnicas para resolver problemas específicos.

Já o desenvolvedor tem uma atuação mais ampla. Além de programar, ele costuma participar do planejamento, análise e arquitetura de sistemas, podendo colaborar com outras áreas, como design, negócios e testes. Ou seja, o desenvolvedor é, em muitos casos, um programador com uma visão mais completa sobre o ciclo de vida do software.

Quem busca um papel mais técnico pode se identificar com a programação pura, enquanto quem deseja atuar de forma mais estratégica pode se interessar pelo desenvolvimento de sistemas em uma perspectiva mais abrangente.

Como se tornar um programador?

programador

Por ser uma área e em constante transformação, a programação acaba sendo algo que não se aprende de uma vez só.

Para se tornar um bom programador, o curso superior é apenas o primeiro passo. Além da graduação, é recomendável também procurar uma certificação em alguma plataforma específica, como Microsoft, Apple, Cisco, Java, etc, já que isso costuma abrir portas no mercado.

Veja também:
+ Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD: Conheça!

Precisa fazer faculdade para se tornar programador?

Não é obrigatório ter uma faculdade para trabalhar como programador, já que muitas pessoas aprendem de forma autodidata ou por meio de cursos livres, bootcamps e certificações online.

No entanto, a formação superior pode oferecer uma base sólida e organizada de conhecimentos, além de ampliar a visão sobre lógica, algoritmos, estrutura de dados e arquitetura de software — temas que fazem a diferença no desempenho profissional.

Além disso, muitas empresas ainda valorizam (ou até exigem) o diploma de ensino superior, especialmente para cargos mais técnicos, oportunidades internacionais ou concursos públicos. A faculdade também contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e gestão de projetos.

Portanto, embora não seja uma exigência absoluta, fazer uma faculdade pode ser uma excelente forma de se destacar em um mercado competitivo, ganhar credibilidade e conquistar melhores oportunidades. E com a flexibilidade do ensino a distância (EAD), é possível estudar programação de onde estiver e adaptar os estudos à sua rotina.

Existe faculdade de programação?

Embora não exista um curso superior com o nome exato de “faculdade de programação”, existem graduações com foco direto na área.

Essas formações são ideais para quem deseja aprender com profundidade, contar com apoio pedagógico e ainda sair com um diploma reconhecido pelo MEC, o que pode ser um diferencial na busca por oportunidades no setor de tecnologia.

Quais as opções de curso para trabalhar com programação?

A área de Tecnologia da Informação é tão abrangente que não existe apenas um curso de programação. São tantas as possibilidades, que os aspirantes a programador encontram diferentes tipos de formação e especializações.

Apesar de fazerem parte da mesma área, as linguagens de programação costumam ser bastante específicas, por isso cabe ao programador decidir com qual se identifica mais.

Além disso, outra grande questão acaba sendo escolher entre diferentes tipos de curso, no caso, bacharelados e tecnólogos. Ambos garantem ao aluno um diploma de ensino superior, mas eles possuem duração e foco distintos.

Os bacharelados, por exemplo, são mais longos (em média, 4 anos) e apresentam uma amplitude maior de conteúdo. Já os tecnólogos costumam ser mais curtos (em média, 2 anos) e são focados mais na prática do mercado.

Para ajudar você a encontrar o curso ideal, a gente separou algumas opções abaixo. Confira!

Veja também:
+ Quanto ganha um TI? Veja áreas com os maiores salários!

Tecnólogo em Desenvolvimento Web

O tecnólogo em Desenvolvimento Web cuida de toda a parte que está visível para o usuário. Dessa forma, os conhecimentos de programação adquiridos no curso estão estão ligados ao Front-End, ou seja, à interface gráfica de um site, às disposições do texto, animações, experiência do usuário etc.

Em 2 anos de curso, o estudante aprende a programar com as linguagens CSS, Flash, HTML e Javascript e sua atuação complementa a dos profissionais de Back-End, que é a parte invisível ao usuário.  

Confira bolsas de estudo do Tecnólogo em Desenvolvimento Web

Tecnólogo em Desenvolvimento Back-End

Já a área de desenvolvimento Back-End é responsável por toda a parte invisível ao usuário dos sites.

Nesse curso, com duração prevista de 2 anos, o aluno tem contato com as linguagens Java, PHP, Python e C++, entre outras e aprende a planejar, criar, implementar e a realizar a manutenção da estrutura compõe a base que faz com que o sites que utilizamos diariamente funcionem.

Confira bolsas de estudo do Tecnólogo em Desenvolvimento Back-End

Tecnólogo em Desenvolvimento Mobile

A área de Desenvolvimento Mobile capacita o aluno a desenvolver aplicativos iOS e Android.

Durante o curso é possível aprender os principais conceitos da área de tecnologia, bem como linguagens de programação como C#, Java, PhoneGap e Unity (HTML, CSS e JavaScript). 

O profissional formado em Desenvolvimento Mobile atua criando aplicativo, sites e até mesmo jogos digitais para smartphones, tablets, e pode trabalhar em empresas de tecnologia e startups de diversos portes em apenas 2 anos de formação. 

Confira bolsas de estudo do Tecnólogo em Desenvolvimento Mobile

Bacharelado em Ciência de Dados

O bacharelado em Ciência de Dados utiliza a programação para criar modelos computacionais que permitem extrair informações relevantes para que os tomadores de decisões das empresas possam analisar dados econômicos, financeiros e sociais, e gerar conhecimento que será usado nas estratégias de negócios dentro da companhia.

Diferente dos Tecnólogos para programador, o bacharelado tem 4 anos de duração e sua principal área de atuação após a formação é a Inteligência de Mercado, também conhecida como Business Intelligence (BI). 

Confira bolsas de estudo do Bacharelado em Ciência de Dados

Licenciatura em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A Licenciatura em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma opção voltada para quem deseja atuar tanto no desenvolvimento de softwares quanto no ensino da área de tecnologia. Assim como o curso tecnólogo, essa graduação oferece uma base sólida em lógica de programação, banco de dados, redes e linguagens de programação, mas também inclui disciplinas ligadas à pedagogia e didática.

Esse tipo de formação é ideal para quem tem interesse em combinar a prática da programação com a carreira docente, ampliando o leque de oportunidades profissionais. Ao final da licenciatura, o profissional está apto a desenvolver sistemas e aplicativos, bem como ministrar aulas de informática e disciplinas técnicas em instituições de ensino.

Confira bolsas de estudo da Licenciatura em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Graduação em Engenharia da Computação

A graduação em Engenharia da Computação é uma das formações mais completas para quem deseja se aprofundar na área de tecnologia. O curso une conhecimentos da computação com fundamentos da engenharia elétrica e eletrônica, permitindo que o profissional atue tanto no desenvolvimento de software quanto em projetos de hardware e sistemas embarcados.

Durante a graduação, o estudante aprende programação, estrutura de dados, redes, arquitetura de computadores, inteligência artificial, automação e sistemas operacionais. Com duração média de cinco anos, essa formação é bastante valorizada no mercado e abre portas para cargos técnicos e estratégicos em empresas de tecnologia, indústrias, centros de pesquisa e startups.

Confira bolsas de estudo da Graduação em Engenharia da Computação

Tecnólogo em DevOps

O DevOps é um dos profissionais de tecnologia mais procurados nos dias de hoje. Essa alta demanda está diretamente ligada às mudanças nos processos de desenvolvimento de software e à necessidade das empresas de se adaptarem rapidamente a um mercado tecnológico em constante evolução.

O tecnólogo em DevOps prioriza o desenvolvimento de sistemas e softwares que visam testar e estruturar soluções de informática a fim de facilitar a  integração e a colaboração no dia a dia das equipes de uma organização.


Confira bolsas de estudo do Tecnólogo em DevOps

Tecnólogo em Computação em Nuvem

Por fim, não poderíamos deixar de falar da graduação em computação em nuvem, que vem se tornando uma grande tendência de tecnologia da informação.

Nessa formação, o estudante aprende a criar soluções digitais que não exigem a instalação de softwares e nem a compra de computadores mais robustos para o seu funcionamento, pois os dados são armazenados na nuvem e funcionam por meio da internet. 


Confira bolsas de estudo do Tecnólogo em Computação em Nuvem

Além dos cursos citados, vale lembrar que existem muitos outros na área de programação que podem ajudar você a atingir seus objetivos profissionais.

Como programação é o combustível básico da área de Tecnologia da Informação, praticamente todos os cursos da área abordam o tema de alguma forma, alguns mais intensamente, outros menos.

Em 2 anos de curso, o profissional aprende a desenvolver aplicações para melhorar processos, produtos, atividades e serviços por meio das linguagens Python, GO e Ruby.


Quanto custa o curso para ser programador?

Como existem diversos tipos de faculdades para trabalhar com programação, o valor das mensalidades também costuma variar.

Isso pode acontecer conforme a instituição de ensino superior, a modalidade, presencial ou a distância e até mesmo com o curso escolhido.

Para ajudar você a ter uma noção dos valores, o EaD.com listou alguns abaixo. Confira!

  • Tecnólogo em Desenvolvimento Web: mensalidades a partir de R$132,05
  • Tecnólogo em Desenvolvimento Back-End: mensalidades a partir de R$147,58
  • Tecnólogo em Desenvolvimento Mobile: mensalidades a partir de R$60,00
  • Ciência de Dados: mensalidades a partir de R$119,01
  • Tecnólogo em DevOps: mensalidades a partir de R$132,05
  • Tecnólogo em Computação em Nuvem: mensalidades a partir de R$132,05
curso de programador

Como é o mercado de trabalho para o programador

O diploma de nível superior não é exigido para a prática da profissão, e por ser uma área com déficit de funcionários, muitos cursos de nível técnico e bootcamps são oferecidos por empresas que visam atrair e capacitar novos programadores, dentre eles mulheres e até mesmo mães que estão fora do mercado de trabalho.

Ainda assim, para alcançar salários mais altos, ter uma formação mais completa e conhecimento teórico sólido é essencial.

De acordo com a última pesquisa do Guia Salarial da Robert Half de 2024, o mercado de tecnologia no Brasil está vivendo momentos de uma transformação dinâmica, com empresas investindo consideravelmente em tecnologia para melhorar operações e experiências dos clientes.

Ainda segundo esse levantamento, a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina estão em alta, com as empresas utilizando IA para otimizar processos, tomar decisões baseadas em dados e desenvolver novos produtos, por isso, não é novidade que o mercado esteja em busca de profissionais com as habilidades técnicas necessárias para acompanhar essas mudanças.

Dessa forma, as áreas com maior demanda de contratações são:

  • Inteligência Artificial, Automação, Aprendizado de máquina;
  • Serviços de TI, Suporte e Operações;
  • Desenvolvimento Web e e-commerce;
  • Redes.

Onde um programador pode trabalhar?

De modo geral, o programador pode trabalhar em qualquer empresa que faça uso de tecnologia em seus processos. Dentre elas estão:

  • Empresas de desenvolvimento de softwares e sistemas;
  • Desenvolvedoras de aplicativos;
  • Indústria;
  • Consultorias tecnológicas;
  • Serviço público;
  • Startups;
  • Bancos.

As principais bolsas de estudo para você!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Quanto ganha um programador?

Os salários na área de tecnologia são bem variados, pois dependem bastante do tamanho da empresa, do nível de conhecimento e de experiência profissional, do tipo de linguagem e até mesmo se a empresa é nacional ou internacional.

Normalmente, os programadores acabam conhecendo a fundo diversas linguagens, aliás, atualmente JavaScript, SQL, Java, Bash/Shell, Python, C# e PHP estão entre as mais requisitadas no mercado.

No geral, paga-se cerca de R $3.800,00 para programadores em início de carreira, mas com o tempo o salário tende a subir bastante.

Em cargos de gestão em empresas de grande porte e também em empresas internacionais, um profissional de tecnologia pode receber mais de R$ 55.000,00 por mês.

Veja alguns salários na área de Tecnologia:

  • CIO (Chief Information Officer): R$32.390,00 – R$54.230,00
  • CTO (Chief Technology Officer): R$30.850,00 – R$51.670,00
  • CSO (Chief Security Officer): R$33.110,00 – R$55.530,00
  • Gerente de Desenvolvimento: R$21.600,00 – R$36.150,00
  • Gerente de Sistemas: R$20.290,00 – R$32.940,00
  • Gerente de Dados: R$22.750,00 – R$38.030,00
  • Gerente de BI: R$19.630,00 – R$32.890,00

Fonte: Guia Salarial 2024 – Robert Half

Quais faculdades têm curso de programação EAD?

Atualmente, o Brasil conta com diversas instituições de ensino que oferecem cursos EaD que formam programadores.

 O EaD.com ajuda você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.

Entenda como funciona o EaD.com

Se você se interessou e quer saber mais como funciona o EaD.com, acesse o link abaixo:

Como funciona o EaD.com?

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas instituições de ensino do Brasil que são parceiras do EaD.com e aproveite para estudar com desconto.

Veja também:
+ Melhores cursos de Sistemas de Informação EAD
+ Saiba tudo sobre o curso de Engenharia de Software EAD

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.