Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

26 de setembro de 2022
Segunda Graduação
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

É comum observar, dentro dos cursos superiores, pessoas que não saíram do ensino médio para a faculdade, mas, sim, que estejam cursando a sua segunda graduação.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

A ideia de voltar aos bancos universitários pode causar muita insegurança. O que muitos imaginam que a escolha de ter um segundo diploma é como voltar ao início e escolher, novamente, a carreira.

A vontade de fazer uma segunda graduação pode surgir de uma necessidade de mudar de carreira ou para complementar a formação inicial. Muitas vezes, o aluno já teve experiências na área, dentro do mercado de trabalho, mas busca redirecionar o foco.

Muitas pessoas não imaginam, mas essa opção pode ser muito vantajosa para quem quer novas possibilidades profissionais.

Mas antes de tomar essa decisão de recomeçar na faculdade, você precisa saber se, para o que você deseja, realmente vale a pena, quais são as vantagens e desvantagens, quais são as melhores opções, modalidades e onde estudar!

Vale a pena fazer segunda graduação?

A resposta para essa pergunta é: depende. Apesar de clichê, conhecimento nunca é demais e se você estiver em uma graduação que gosta, com uma boa grade curricular, estudar sempre vai valer a pena.

Mas você precisa levar em consideração quais são os seus principais objetivos ao escolher fazer uma segunda graduação. Seria a mudança da profissão? Aprimorar conhecimentos sobre uma área? Redirecionar o foco da carreira?

Depois de se formar em uma área específica, você pode começar a sentir que o caminho escolhido não foi o ideal ou o esperado. Essa é uma das razões para que muita gente opte por mudar de profissão.

Neste caso, ter uma nova formação é o caminho ideal para atingir o objetivo. O que pode ser um pouco diferente para quem quer redirecionar o foco da carreira ou se especializar em uma área específica.

No entanto, independente da razão, é importante que você compreenda quais são as principais vantagens e desvantagens dessa escolha e quais são as melhores opções.

Vantagens

Não importa se o primeiro diploma seja de uma área diferente da escolha para a segunda graduação, muitas vezes, apesar de campos de conhecimento diferentes, eles podem se complementar. 

Existem outros motivos para você começar uma segunda graduação. Entre as principais vantagens estão:

  • Expandir os conhecimentos para a carreira
  • Aprender uma nova profissão
  • Atualizar competências para o atuar na área escolhida
  • Ter um currículo com mais destaque
  • Ter contato com uma nova área com um olhar mais diferenciado
  • Uma visão diferente do mercado de trabalho
  • Maturidade para lidar com a rotina da faculdade

Desvantagens

Apesar de muitas vantagens para o crescimento profissional, escolher formar em uma segunda graduação pode ter alguns pontos negativos durante o processo. Entre as desvantagens mais comuns estão:

  • Realizar novamente o vestibular
  • Rever assuntos que já foram vistos em outra graduação, em disciplinas em comum
  • Enfrentar os desafios de adaptar a rotina de uma segunda graduação, com trabalho e espaço em vagas de estágios
  • Pessoas no curso em momentos muito diferentes na vida

É melhor fazer uma segunda graduação ou pós?

Essa é uma dúvida importante, já que fazer a segunda graduação pode ser considerada uma possibilidade de se especializar em uma área diferente da formação inicial, de forma que consiga reunir as duas profissões.

Ao decidir ter mais um diploma de ensino superior você tem a chance de se desenvolver em uma nova carreira, além de poder se tornar uma referência na área escolhida, ao complementar a formação.

A escolha de mais uma graduação pode trazer resultados a longo prazo, de acordo com as experiências que vão sendo acumuladas na nova carreira.

Existem profissionais formados, por exemplo, em Administração e buscam outra graduação, mais curta, em Gestão de Recursos Humanos, para atuar nessa área com mais preparação prática e teórica.

Mas uma opção que não pode ser descartada, quando o assunto é especialização, são os cursos de pós-graduação e MBA, que a curto prazo facilitam a atualização de currículo, para gerar mais destaque na busca por novas vagas.

A pós-graduação pode ou não ser da sua área de formação inicial. Um Jornalista, por exemplo, pode se especializar em marketing, que é um setor ligado à comunicação ou em direitos humanos, que não tem ligação direta, mas que pode ser o foco da carreira desse profissional.

Isso significa que seu objetivo é o que vai te ajudar a definir qual vai ser sua escolha dentro das duas opções.

+ Leia também: 7 cursos de pós-graduação em sustentabilidade para trabalhar com meio ambiente

Qual a melhor segunda graduação?

Não importa o seu tipo de formação, seja Tecnólogo, Licenciatura ou Bacharelado. Qualquer pessoa que tenha ensino superior, pode fazer uma segunda graduação, também em qualquer outro tipo de formação.

A melhor segunda graduação é aquela que tem ligação com seus objetivos acadêmicos. Caso você tenha formação em bacharelado e queira trabalhar em sala de aula, o seu próximo diploma pode ser em licenciatura.

Se você tem formação em tecnólogo, mas quer se aprofundar na área com a teoria do que foi aprendido, a sua opção pode ser um curso bacharelado e, assim, por diante. A melhor opção sempre vai ser a que combina com os seus objetivos finais.

Além disso, a rotina pode ser um empecilho para se dedicar em uma segunda graduação presencial, por isso, a modalidade EaD pode ser um caminho mais flexível para conquistar o novo diploma.

É possível fazer uma graduação curta?

É possível, mas depende da área de formação inicial e da segunda graduação, isso porque geralmente os cursos aproveitam a grade da formação anterior do estudante para eliminar disciplinas, para evitar repetir assuntos já vistos anteriormente.

Então, quanto mais próximas as áreas, mais rápido o segundo diploma chega, por conta dessa dinâmica das grades curriculares.

Como citado no tópico anterior, formados em bacharelado que tenham a opção de fazer o curso licenciatura, para trabalhar com educação, podem ter a formação em 6 meses, por exemplo, ou seja, um semestre.

Outras opções de cursos mais curtos são os tecnólogos que duram, em média, apenas dois anos de curso superior. Esse tipo de curso superior busca uma formação focada em mercado de trabalho, explorando assuntos e atividades vistas no dia a dia da função.

Entretanto, mais importante ainda é lembrar que, antes de sair em busca de graduação curta, verifique se o curso é bem avaliado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Segunda graduação EaD

Flexibilidade pode ser um fator que ajudará a realizar o sonho da segunda graduação. Por isso, o ensino a distância se torna uma opção forte para se matricular novamente em uma instituição.

Muita gente escolhe esse formato que facilita organizar os estudos na rotina, de acordo com os horários livres. O aluno que escolhe o EaD não precisa se preocupar com deslocamento, o que demanda mais tempo, além de ser uma forma de economizar nas mensalidades.

Vale lembrar que existem cursos EaD que exigem que o aluno esteja presencialmente na faculdade, para exercer algumas atividades práticas da graduação. Outro ponto importante é que o estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso também podem ser exigências para a formação.

Onde fazer a segunda graduação?

Deu para saber se vale a pena ou não fazer uma segunda graduação EaD ou presencial, não é? Agora que você já entende as vantagens e desvantagens de iniciar os estudos novamente, precisa saber onde seria ideal para começar.

Flexibilidade e economia são os grandes benefícios do EaD, seja para a faculdade ou para uma pós-graduação. Por isso, separamos algumas instituições de ensino superior, reconhecidas pelo MEC e que oferecem mensalidades com até 80% de desconto para quem quiser começar os estudos. Confira:

+ Veja também:
Quer trabalhar em casa? Veja 12 profissões home office
Veja se é possível fazer a segunda graduação EaD em 6 meses

 

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.