Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Como saber se eu passei no Encceja?

21 de dezembro de 2023
Como saber se eu passei no Encceja?
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma importante oportunidade para o encerrar da educação básica para aqueles que não tiveram a possibilidade de encerrar seus estudos no tempo padrão.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

E com a finalização do ensino básico, as portas estão abertas para o ensino superior: a tão sonhada e necessária faculdade. Se você fez o Encceja este ano e está ansioso para saber como se saiu e se conseguirá entrar no curso dos sonhos, confira neste material como saber se você conseguiu o necessário para estar certificado pelo exame!

Saiba mais:
+ Encceja: saiba tudo sobre o exame!
+ Quem fez Encceja pode fazer faculdade EaD? Entenda


Será que passei no Encceja?

A forma ideal de conferir seu desempenho no exame é através do resultado oficial, divulgado pelo Inep na Página do Participante Encceja. Mas algumas coisas já podem ser averiguadas para que quando você receba seu resultado, tenha certeza se passou ou não nas disciplinas.

Confira os requisitos mínimos para passar em cada uma das etapas do ensino básico disponíveis (ensino fundamental ou médio):

  • Certificação do Ensino Fundamental
    • É preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas;
    • O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).

  • Certificação do Ensino Médio
    • É preciso ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas;
    • O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).

Uma forma de saber também se foi bem no exame, é conferir o gabarito das questões!

Onde posso conferir o gabarito do exame?

Os gabaritos da edição de 2023 já foram divulgado no dia 8 de setembro. Eles podem ser acessados no portal do Inep clicando aqui. Os documentos com a resposta das questões estão organizados por área do conhecimento e por modalidade de prova.

Pelos gabaritos é possível ter uma noção de como você se saiu no exame. Mas lembre que a pontuação por questão difere, já que o esquema utilizado para a correção das provas é o TRI – Teoria de Resposta ao Item, que nivelas as questões entre as mais fáceis e mais difíceis, para evitar chances de chute e garantir isonomia na avaliação.

Quando sai o resultado oficial do Encceja?

Nesta edição de 2023, o resultado do Encceja tem data para divulgação no dia 22 de dezembro. Os candidatos que realizaram o exame devem conferir seus resultados na página do Participante Encceja.

A partir disso, podem conferir se conseguiram a nota mínima para todas as disciplinas e se podem solicitar sua certificação. No caso de não conseguirem a nota mínima em uma ou mais matérias, os candidatos podem solicitar a declaração parcial de conclusão.

Assim, na edição seguinte do exame, podem buscar a certificação apenas das matérias onde o resultado ficou abaixo dos requisitos.

E, claro, no caso de garantirem as notas necessárias na redação e nas demais disciplinas para a prova de nível médio, é interessante já começar a pensar na graduação!

Se você gostaria de conferir excelentes opções de instituições de ensino onde pode fazer seu ingresso direto, sem depender de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas comprovando sua certificação em todas as etapas do ensino básico, conheça algumas das faculdades parceiras do Ead.com.br:

Confira também:
+ Quem fez Encceja tem direito às cotas? Entenda
+ Supletivo à distância: saiba diferenças e como funciona

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.