Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Entenda como colocar LinkedIn no currículo

13 de janeiro de 2023
Duas mulheres de pé, olhando um tablet, observando como colocar linkedin no curriculo
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Você sabe como e por quê colocar o LinkedIn no currículo? Para início de conversa, o currículo é o instrumento usado por aqueles que procuram emprego e tem o objetivo de fornecer seus perfis para avaliação de uma empresa. Nele, consta o relato de suas trajetórias acadêmicas junto às experiências profissionais.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste Vocacional!

Atualmente, a tecnologia trouxe grandes aliados para quem está nesta busca, o LinkedIn, é um deles. A maior rede profissional do mundo conta com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios, de acordo com informações da própria página, sendo um importante recurso usado pelas empresas no mercado laboral.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Tal como outras redes sociais, os usuários do LinkedIn podem compartilhar suas experiências, escrever publicações sobre suas áreas de atuação, além de publicar suas conquistas e certificações em curso. 

Ter um feed com sua vida profissional disponível de maneira on-line é um portfólio para aqueles que buscam fazer networking e desenvolver conexões profissionais. Continue a leitura conosco e entenda a importância de ter seu LinkedIn no currículo!

Leia mais: 10 melhores sites de emprego para você mandar seu currículo

Por que colocar o LinkedIn no currículo?

Colocar o LinkedIn no currículo é um bom modo de, no decorrer do processo de seleção e análise de currículos, viabilizar ao recrutador, o acesso à sua rede social. Muito provavelmente, os recrutadores que se interessarem por você, te buscarão no LinkedIn antes de te chamarem para a entrevista.

Nos últimos anos, o LinkedIn vem se consagrando como a rede social mais usada por empresas para recrutar seus colaboradores, e não só isso, vem apresentando um aumento significativo, tanto em receitas como no número de usuários.

Para se ter uma ideia, segundo a Microsoft, atual dona do negócio, o LinkedIn registrou um aumento de 17% nas receitas do terceiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.

No último ano, aliás, nas lojas de aplicativos móveis como a App Store e o Google Play, a rede social foi baixada quase 60 milhões de vezes em todo o mundo, um crescimento de 10% na comparação com o ano anterior. 

Números impressionantes, não? Daí a importância de mostrar que, além de querer facilitar a vida do recrutador, você está ciente das novas necessidades do mercado. 

Como no seu currículo, lembre-se de manter o LinkedIn sempre atualizado, com os cursos e atualizações feitas com o objetivo de progredir na carreira.

Como colocar LinkedIn no currículo 

Você pode colocar seu LinkedIn no currículo, copiando a URL do seu perfil na rede social e adicionando o endereço no seu currículo. 

Abaixo, vamos te dar mais dicas sobre a rede social que é a mais nova queridinha dos recrutadores.

Leia também: O que são soft skills? Entenda e veja como desenvolver algumas

Como criar um perfil no LinkedIn

Entenda a seguir, como criar um perfil no LinkedIn:

  1. Para criar seu perfil, o primeiro passo é entrar na página ou no aplicativo do Linkedin e clicar no campo “Cadastre-se agora”, digitando um e-mail e uma senha que servirá de acesso à rede social.
  2. Após isso, preencha as informações que vão sendo solicitadas, como seu nome, sobrenome e local de residência.
  3. Acrescente ao perfil, suas experiências mais recentes de trabalho, para que a própria aplicação possa indicar vagas que são relevantes para o seu perfil. 
  4. Faça conexões profissionais e, caso esteja procurando por emprego, confirme que sim.

Por meio da ferramenta “#OpenToWork”, você deixará claro aos recrutadores e à sua rede no Linkedin que está aberto a novas oportunidades de trabalho.

Veja agora, outras dicas para ter um perfil atrativo na rede social:

  • Este será um perfil profissional, então escolha uma boa foto para o seu perfil, mostrando o seu rosto e na qual você esteja com uma boa postura;
  • Escolha um bom título que, em poucas palavras, possa te descrever profissionalmente. Este é o campo que aparece logo abaixo do seu nome. Pense em palavras-chaves e fique tranquilo, pois, você poderá alterá-lo sempre que achar pertinente;
  • Tenha informações na seção “Sobre”, para chamar atenção de quem esteja visitando o seu perfil. Neste espaço, de forma resumida, você poderá escrever sobre seus anos de experiência, setores de atuação, bem como suas competências ou mesmo conquistas e empregos anteriores;
  • Como falamos anteriormente, além das suas experiências, inclua todas as formações que tem no currículo, até as participações em palestras e minicursos;
  • Não se esqueça de inserir suas competências, elas são muito importantes junto às habilidades, destacando suas qualidades desenvolvidas profissionalmente. Para te ajudar, o LinkedIn sugere competências baseadas no seu perfil, aumentando as possibilidades de que ele apareça para eventuais contratantes;
  • Recorde-se de sempre atualizar o seu perfil, seja com cursos que você esteja fazendo para o seu desenvolvimento profissional ou um emprego novo.

Além de todas as dicas dadas, recomendamos criar o alerta de vagas e habilitá-lo com seu e-mail, nele, você poderá sempre receber os alertas e atualizações de suas conexões.

Leia mais: O que são hard skills? Entenda o termo e veja quais são destaque no mercado

Como acessar e copiar a URL de perfil no LinkedIn

Em três passos, descubra agora, como acessar seu perfil e copiar sua URL:

  1. Acesse a página da rede social e faça seu login;
  2. Com o login feito e o feed aberto, clique no seu nome, situado abaixo da foto de perfil na parte superior esquerda;
  3. Com o perfil aberto, você pode copiar o link que estará disponível na barra de endereço.

Como criar uma URL do LinkedIn personalizada

Você sabia que é possível criar uma URL personalizada para o seu perfil do LinkedIn? 

Ter uma URL personalizada do seu perfil fará com que ele seja mais fácil de ser encontrado por outras pessoas e assim compartilhado, economizando o espaço que, no currículo, ficaria cheio de letras e números aleatórios.

Veja como alterar ou criar uma URL personalizada para seu Linkedin em cinco passos:

  1. Se o seu perfil não estiver aberto, no ícone “Eu”, situado na parte superior da página inicial do Linkedin, clique em “Ver perfil”;
  2. Clique em “Editar perfil público e URL” na parte superior direita da aplicação e você será redirecionado para a aba configurações de perfil público;
  3. No campo “Alterar sua URL personalizada” também localizado na parte superior direita, clique no lápis, ao lado do seu URL de perfil público;
  4. Personalize a URL do seu perfil com o nome que desejar, digitando e editando a última parte do seu novo costume URL na caixa de texto;
  5. Clique em Salvar.

Qual é a seção do currículo mais apropriada para colocar a URL?

Ao montar seu currículo, o local ideal para colocar o LinkedIn é no cabeçalho, mais especificamente, nas suas informações de contato próxima ao seu nome. 

No currículo, o LinkedIn pode funcionar como um link em formato digital ou, ele pode vir como uma URL de fácil conexão, caso o currículo esteja de maneira impressa.

Na visão dos recrutadores, que buscam os melhores candidatos, um grande diferencial do Linkedin é um diploma de faculdade adicionado ao seu perfil.

Se você ainda não foi atrás deste diploma, não perca mais tempo! Confira agora, excelentes faculdades reconhecidas e aprovadas pelo MEC, onde você pode ingressar com bolsas de estudo de até 80%:

Veja também: Entenda tudo sobre a diferença entre estagiário e trainee

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.