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O que são soft skills? Entenda e veja como desenvolver algumas

27 de setembro de 2022
soft skills
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Escrito porAmanda Nonato

Encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho envolve muita preparação profissional, como as qualificações técnicas, de acordo com a área e formação, e, claro, as soft skills.

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Esse termo pode ser novo para muita gente, mas o seu papel de ação sempre esteve presente não só nos escritórios, mas em todas as outras frentes de trabalho. 

As “habilidades comportamentais”, como também são chamadas, fazem parte de um conjunto de pré-requisitos fundamentais para executar bem sua função, independente da empresa e cargo que você exerça.

Isso porque ter inteligência emocional, por exemplo, ajuda a lidar com qualquer dificuldade que possa surgir durante o dia a dia de trabalho. Quer saber como? Controlando as emoções mais intensas. 

Conseguir ter esse autoconhecimento faz com que seja possível controlar a impulsividade. Além disso, outras soft skills podem fazer diferença para que você alcance o que definiu de meta para a carreira, como empatia e resiliência.

Se você quer saber quais soft skills tem e quais precisa desenvolver, precisa entender, primeiro, tudo sobre essas habilidades dentro da vida profissional.

O que são Soft Skills?

As soft skills são as habilidades comportamentais de uma pessoa que se relaciona com a forma que ela interage ou lida com o outro, dentro de um grupo, que pode ser o time de uma empresa, ou até com si mesma.

O que isso quer dizer? Quanto mais a pessoa for capaz de lidar com situações ambientais diversas e psicológicas, mais soft skills ela vai ter no desenvolvido no âmbito pessoal e profissional.

Essas competências fazem parte de um conjunto de pré-requisitos para construir uma carreira sólida, podendo alcançar cargos de liderança a longo prazo, já que são pontos importantes para a função. 

As soft skills facilitam a gestão do autoconhecimento, para que você consiga lidar bem consigo mesmo, com suas preocupações e mudanças, além de facilitar a comunicação de forma não violenta com os colegas de trabalho ou liderados.

Diferente de outras habilidades, essas são subjetivas e difíceis de serem mensuradas ou desenvolvidas, já que são individuais e dependem da personalidade de cada pessoa, dentro dos fatores emocionais que já foram construídos durante toda sua vida.

Ainda que muitas empresas não percebam a importância de selecionar candidatos que tenham as soft skills desenvolvidas, elas continuam sendo importantes para a trajetória do funcionário na empresa e na sua própria carreira.

Qual a importância das soft skills?

Todas as empresas que contam com times que se relacionam bem tendem a trilhar um caminho com mais resultados esperados. Essa é uma boa estratégia para o negócio, já que equipes trabalhando bem facilita a produtividade e a harmonia.

Quando o profissional contratado tem habilidades comportamentais alinhadas com os objetivos traçados pela empresa e seus valores, ele pode entregar um bom desempenho, podendo crescer ainda mais na carreira.

Imagina só um time que lida com tranquilidade com pressão e prazos, que consigam fazer seu próprio gerenciamento de tempo de trabalho e, ainda, consigam ser empáticos com os demais colegas? Essa é uma pessoa com soft skills bem desenvolvidas.

Uma outra situação que pode ilustrar a importância dessas habilidades é a resolução de problemas por conta própria. O profissional com essa skill desenvolvida é capaz de levar para o líder uma questão, apenas, quando não é algo que ele mesmo consiga fazer.

Esse outro ponto também é uma vantagem para empresa que contrata levando em consideração essas competências. A equipe não depender das decisões de um líder faz com que os processos sejam mais instantâneos e com mais resultados.

E para o profissional as vantagens são as chances de crescimento profissional, trabalho com mais autonomia e ter uma rotina na empresa de uma forma mais leve e prática para o trabalho.

Qual é a diferença entre hard skills e soft skills?

Se as soft skills são voltadas para as habilidades comportamentais e consideradas por muitos recrutadores na hora da contratação, a dúvida agora é: o que são as hard skills? Quais são as diferenças?

Enquanto uma é voltada para a relação com outras pessoas, com o espaço e com as atividades exercidas dentro de uma função, a outra fala sobre as habilidades técnicas necessárias para uma determinada vaga.

Um designer gráfico precisa saber usar programas de edição e criação, por exemplo, ter afinidade com certos tipos de arte, a depender de onde for trabalhar. Essas são as hard skills necessárias para que ele consiga finalizar suas demandas diárias.

Mas você pode se perguntar se só as hard skills não bastam para que uma boa contratação possa acontecer. A resposta é “não”. Ao selecionar levando em consideração as soft skills, outros pontos do profissional são avaliados, inclusive, a capacidade de desenvolvimento e aprendizado técnico.

Essa é a principal diferença, enquanto uma pode ser desenvolvida com formações, a outra já fala sobre as características do profissional e sua personalidade dentro de um ambiente de trabalho.

Ambas skills são importantes para ser um bom profissional, principalmente quando há um bom equilíbrio entre as duas frentes. 

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Exemplos de soft skills

Agora que você sabe mais sobre o que são as soft skills, confira alguns exemplos dessas habilidades comportamentais e entenda mais a fundo as razões serem tão importantes no desenvolvimento profissional.

1. Comunicação Assertiva

Saber se comunicar de forma direta e de fácil compreensão é uma das formas de comunicação assertiva. Quem possui essa habilidade, se expressa de forma empática e sem desrespeitar a ninguém.

Ao falar com liderados ou colegas de trabalho, você precisa saber como isso pode ser recebido, por isso, o cuidado na hora de se comunicar evita muitos ruídos, que podem ser mal interpretados e atrapalhar o andamento de alguma tarefa.

Outro ponto de destaque é que, ao saber se comunicar, o profissional consegue fazer com que o trabalho tenha harmonia, principalmente, ao lidar com outras pessoas. 

2. Liderança

Mesmo que você não tenha cargo de líder, desenvolver a soft skill de liderança pode ser um caminho para que você alcance essa posição. Isso porque essa habilidade se trata da capacidade de motivar e influenciar quem está trabalhando com você.

Estimular o time, olhar e valorizar os pontos fortes de cada um, se manter de forma ética e positiva é um caminho para essa competência. Lembrando que é importante ter inteligência emocional para fazer uma boa gestão de pessoas, com os liderados ou futuros liderados.

3. Flexibilidade e resiliência

Diferente de filmes e séries, a vida real não tem um roteiro, então, nem sempre, as coisas vão sair de fato como planejadas. As decisões podem mudar sempre, por isso é importante ter flexibilidade e resiliência.

Essa soft skill é sobre as pessoas que conseguem se adaptar, facilmente, a qualquer mudança que possa ocorrer na sua jornada de trabalho ou de vida. Além de lidar bem com erros e feedbacks.

É preciso saber lidar com adversidades e retornos que, nem sempre, vão ser positivos, mas que podem ajudar a melhorar e ser uma porta de aprendizado.

4. Proatividade

Você vê uma tarefa pendente, ela não está direcionada a ninguém no momento e você está livre. A proatividade mora na ação de você concluir essa atividade de forma espontânea, sem ter qualquer outro estímulo, como o pedido de algum superior.

Essa soft skill é importante porque demonstra que o profissional consegue identificar as pendências, antecipar problemas e resolvê-los, entre outros pontos.

5. Empatia

Parece óbvio, mas empatia é exatamente a ação de se colocar no lugar do outro e não querer que façam com ele, o que você não gostaria que fizessem com você. Ter empatia desenvolvida é buscar compreender o que o outro pensa e sente.

Essa prática e soft skill vale não só para pessoas de seu círculo social, mas, sobretudo, desconhecidos.

Quais são as soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho?

Além das 5 soft skills citadas no tópico anterior, outras também ganham destaque dentro dos processos seletivos, como trabalho em equipe, criatividade, proatividade, empatia, ética no trabalho e pensamento crítico.

O relatório “Perspectivas do mercado de trabalho para graduados”, feito pela ZipRecruiter, destacou que para 93% das empresas, as habilidades sociais são tão importantes quanto às formações técnicas.

A pesquisa também elencou as soft skills mais procuradas pelas empresas e seus recrutadores. Na lista estavam as seguintes habilidades:

  • Comunicação assertiva
  • Gestão do tempo
  • Pensamento analítico
  • Flexibilidade
  • Resolução de problemas

Como desenvolver soft skills?

Diferente das hard skills, as softs skills estão ligadas a personalidade do profissional e das suas características pessoais. No entanto, elas podem ser treinadas, apesar de um processo mais lento que uma formação comum.

Para começar, você pode ter notado que, talvez, uma das habilidades listadas no artigo, precise ser mais desenvolvida na sua carreira. Faça uma reflexão sobre o assunto, veja como você pode melhorar.

Outra forma é se expor às situações que possam colocar uma de suas habilidades à prova, para que você possa aperfeiçoar na prática.

Autoconhecimento é a chave desse processo, então entenda quais são suas principais características e como elas podem estar de acordo com as soft skills.

Mas se você acredita que essas habilidades já estão bem encaminhadas, você pode investir em mais especialização técnica com cursos de nível superior, como uma pós-graduação, e ficar com as hard skills ainda mais fortes.

Confira algumas opções de instituições de cursos superior reconhecidos e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), na modalidade a distância, que podem te ajudar com mais flexibilidade e economia.

 

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