Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

10 faculdades que as pessoas menos se arrependem de fazer

7 de dezembro de 2022
faculdades que as pessoas menos se arrependem de fazer
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato
Atualizado em: 09/04/2024

Escolher uma carreira não é uma tarefa fácil, por isso, algumas pessoas desistem do curso de ensino superior antes da formação. Entretanto, há uma lista de faculdades que as pessoas menos se arrependem de fazer.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Permanecer no curso até a sua conclusão vale a pena, principalmente, se você tiver certeza da carreira que escolheu. Um dos motivos para que as pessoas decidam fazer faculdade é a oportunidade de receber uma boa remuneração.

Um relatório divulgado pela Universidade de Georgetown mostrou que essa razão realmente faz valer a pena. Pessoas com diploma bacharel ganham, em média, 84% a mais do que aqueles que completaram apenas o ensino médio. O levantamento conclui que quanto maior o nível de escolaridade, maior o retorno financeiro.

Entretanto, você sabe quais são as áreas com mais remuneração e, consequentemente, com menos arrependimento dos profissionais? Separamos uma lista com 10 faculdades que as pessoas menos se arrependem de fazer.

Veja também:
+ Veja 5 motivos para mudar de carreira e como fazer a transição


Faculdades que as pessoas menos se arrependem

Antes de conferir as faculdades que as pessoas menos se arrependem de fazer, você precisa compreender as possíveis razões pelas quais elas estão satisfeitas nas carreiras escolhidas durante e depois da graduação.

Como mencionado anteriormente, a busca por uma boa remuneração é um fator importante na hora de decidir fazer uma faculdade. Áreas como tecnologia, saúde, engenharia e negócios costumam ter boas perspectivas de retorno salarial, inclusive no nível inicial da carreira, podendo aumentar conforme as especializações e experiências.

Esses dados são de um estudo da plataforma ZipRecruiter em comparação com quem estuda artes e humanidades. Ainda de acordo com a pesquisa, as pessoas que começam suas carreiras com bons salários são mais satisfeitas com a sua formação.

A plataforma fez um levantamento com as 10 faculdades que as pessoas menos se arrependem de fazer, com a porcentagem de satisfação de quem escolheu construir carreira nessas áreas:

Ciência da Computação: 72%

Conheça os melhores cursos de Tecnologia da Informação EAD

Se você gosta de exatas, sobretudo, tecnologia, Ciência da Computação é para você! A graduação forma profissionais que conseguem desenvolver programas e sistemas de informática, desde a fase do planejamento até o gerenciamento do software. Ao final do curso, o aluno vai ser capaz de criar ferramentas das mais simples às mais complexas.

O profissional com essa formação poderá trabalhar como desenvolvedor, programador, analista, arquiteto de software, pesquisador e qualquer outra funcionalidade dentro da área de TI, em empresas públicas ou privadas.

Essa formação é bacharelado e pode ser concluída em 4 anos, na modalidade presencial ou a distância.

Criminologia: 72%

É uma pessoa curiosa? O curso de Criminologia é perfeito para sua carreira. A formação oferece ao profissional oportunidade de trabalhar em diversas áreas, como recursos humanos, setores jurídicos, segurança pública, consultorias e, claro, investigação criminal.

O estudante precisa gostar de aprender e ser observador, para conseguir se desenvolver nos setores legal, psicológico, biológico, entre outros. Essa preparação é fundamental para enfrentar o mercado de trabalho e as oportunidades que vão surgir.

A graduação é bacharelado e tem uma duração de 5 semestres.

Engenharia: 71%

engenharia civil

Oferecer soluções práticas e planejadas para os problemas é a missão da Engenharia. Se é disso que você gosta, essa área pode ser para você. O profissional precisa fazer com que os processos sejam econômicos e técnicos, por isso a formação possibilita o entendimento de cada etapa dos projetos, independente do segmento.

O Engenheiro também é preparado durante os 5 anos de graduação para coordenador o desenvolvimento do trabalho, além de noções de administração, que fazem a diferença na carreira. Entre as áreas de Engenharia estão:

Enfermagem: 69%

curso técnico de Enfermagem a distância

O profissional de Enfermagem atua para prevenir, promover, proteger e restabelecer a saúde das pessoas, mas, claro, trabalhando junto com outros profissionais do setor, para um processo de cuidado completo.

A pessoa formada nessa área, se qualifica para compreender o estado de saúde do paciente, sendo capaz de tomar decisões de forma ética, fazendo o gerenciamento de equipe e dos recursos disponibilizados em seu local de trabalho.

Essa formação pode ser feita em bacharelado, tecnólogo, pós-graduação e técnico.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Saúde: 67%

Três braços em cima de uma mesa. Dois medem a pressão do terceiro. O que está medindo é um enfermeiro, formado por um curso de saúde EaD.

Ainda sobre a área da saúde, existe uma lista de cursos que as pessoas menos se arrependem de fazer. Esse mercado está em constante expansão, devido aos novos tratamentos, exames, clínicas e hospitais. 

Entre as faculdades estão:

Administração: 66%

Mãos tocando em um quadro com post it. A outra mão da pessoa está segurando um tablet. Imagem para cursos de pós-graduação mais valorizados em Administração

Outra faculdade que as pessoas menos se arrependem de fazer é a de Administração. A formação prepara os profissionais para fazer o gerenciamento de recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, pública ou privada.

Durante a graduação, os alunos aprendem a planejar estratégias para aumentar a competitividade e eficiência dos projetos a serem desenvolvidos, através de competências conceituais, técnicas e humanas.

Os tipos de formação para o curso de Administração são bacharelados, pós-graduação e técnico.

Finanças: 66%

Economia EaD: veja os melhores cursos e faculdades

Além da faculdade de Administração, outros cursos na área financeira se destacam, oferecendo uma carreira promissora aos profissionais. A principal função do segmento, basicamente, é reunir compradores de vendedores, mas de formas diferentes e estratégicas, de acordo com a formação. 

O profissional auxilia na tomada de decisões, para a conclusão de bons investimentos. Outro ponto também é a necessidade de entender o mercado para medir os riscos e ganhos. Veja alguns cursos:

+ Quer trabalhar no mercado financeiro? Conheça 6 cursos EaD na área


Psicologia: 65%

Por que e o que estudar para Psicologia? Descubra!

Responsável por formar profissionais capazes de diagnosticar, prevenir e tratar transtornos mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, a graduação oferece oportunidades em clínicas, consultórios, além de setores de recursos humanos e assistência social.

A faculdade qualifica para observar e analisar o paciente para identificar as causas dos problemas e auxiliar a rever os comportamentos. 

Para a formação em bacharelado é necessário estudar durante os 5 anos, com um total de 10 semestres. A formação requer contato pessoal e disciplinas práticas, por conta disso, a modalidade EaD para o curso ainda não é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Construção: 65%

arquitetura

Também em ascensão a área possibilita formações em ensino superior, com faculdades como Engenharia Civil e Segurança do Trabalho ou cursos técnicos, como de Edificações.

Recursos Humanos: 58%

melhores cursos para trabalhar com RH

Uma das faculdades que as pessoas menos se arrependem de fazer é a de Recursos Humanos. A área capacita profissionais para atuar no suporte à gestão de pessoas, além de outras demandas e rotinas ligadas ao departamento de RH de uma empresa.

Essa formação pode ser feita de várias formas: nível técnico, tecnólogo, além de pós-graduação. A graduação possui duração média de 2 anos, ou seja, 4 semestres, período no qual o aluno pode desenvolver seus estudos de forma presencial, semipresencial, ou EaD.

Onde fazer uma faculdade?

Há diversas formas de começar uma faculdade que as pessoas menos se arrependem de fazer, para começar, decida qual a área e curso que você deseja seguir uma carreira e modalidade de ensino que quer estudar: presencial ou a distância.

Se você quiser, pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para conseguir ingressar em um curso de nível superior em instituições privadas ou públicas, através de programas do governo federal.

Além disso, existem faculdades que oferecem desconto nas mensalidades de até 80%. Confira algumas opções:

+ Leia também!
Conheça 15 opções de cursos para quem não quer fazer faculdade
Faculdade depois dos 40 anos: veja cursos EaD em destaque no mercado

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.