Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Cursos Online

Cursos de programação gratuitos para mulheres: confira 5 opções!

3 de agosto de 2023
USP divulga curso de programação gratuito para mulheres
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Nos últimos anos, temos testemunhado um crescente reconhecimento da importância de promover a diversidade de gênero no campo da tecnologia. A presença de mulheres nessa área é fundamental para impulsionar a inovação, criar produtos mais inclusivos e fortalecer a representação feminina em posições de liderança.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

No entanto, ainda existem desafios a serem superados para garantir uma maior participação feminina no setor. Neste contexto, uma das estratégias essenciais é oferecer oportunidades de aprendizado e capacitação para mulheres interessadas em ingressar no mundo tech.

Felizmente, existem diversas opções de cursos gratuitos disponíveis, que podem abrir portas para carreiras promissoras no universo da tecnologia.

Neste artigo, apresentaremos algumas dessas opções de cursos, para incentivar e capacitar mais mulheres a trilharem caminhos de sucesso nessa área em constante evolução. Confira e conheça também a possibilidade de seguir nessa área de tecnologia e informação.

Confira também:
+ 5 tipos de apps para te ajudar no ensino à distância
+ 22 atalhos de teclado muito úteis e que você não usa muito!


Veja opções de cursos de programação e tecnologias gratuitos voltados para mulheres

USP divulga curso de programação gratuito para mulheres

Progra(M)aria

O “Programaria” é uma iniciativa brasileira que visa incentivar e capacitar mulheres na área da tecnologia e programação. O projeto busca reduzir a desigualdade de gênero no setor de TI, que historicamente tem sido dominado por homens.

O Programaria oferece cursos, workshops, eventos, materiais de estudo e outras atividades com o objetivo de estimular o interesse e a participação de mulheres no universo da programação, além de proporcionar uma comunidade de apoio onde as alunas podem trocar conhecimentos e experiências.

As principais características do curso incluem:

  1. Inclusão e Diversidade: O Programaria foca na inclusão de mulheres de todas as idades, níveis de conhecimento e origens sociais, buscando promover uma maior diversidade na área de tecnologia.

  2. Metodologia prática: Os cursos do Programaria geralmente têm uma abordagem prática, permitindo que as alunas coloquem em prática os conceitos aprendidos e desenvolvam habilidades de programação ao longo do curso.

  3. Empoderamento: A iniciativa visa não apenas ensinar habilidades técnicas, mas também promover o empoderamento das mulheres no ambiente tecnológico, incentivando a confiança e autoestima na área.

  4. Networking: O Programaria oferece oportunidades para que as alunas possam conhecer outras mulheres interessadas em tecnologia e criar redes de apoio e colaboração.

  5. Apoio contínuo: Além dos cursos, o Programaria pode fornecer suporte adicional para as alunas interessadas em seguir carreira na área de TI, como orientações sobre cursos superiores, estágios e oportunidades de trabalho.

O curso é originalmente pago, mas a plataforma oferece bolsas de estudos para quem não consegue arcar com os custos do curso e quer aprender programação, dando preferência para pessoas vítimas de opressões por condições de gênero, raça, sexualidade, deficiência, idade, classe socioeconômica.

Confira o regulamento de bolsas do programa e acesse o site para


WoMakersCode

“WoMakersCode” é outra iniciativa brasileira com foco em promover a diversidade de gênero na área de tecnologia, especialmente no campo da programação.

A organização busca proporcionar oportunidades de aprendizado, networking e empoderamento para mulheres interessadas em ingressar ou avançar em suas carreiras na indústria de TI.

Algumas características do WoMakersCode incluem:

  1. Comunidade Ativa: O WoMakersCode é uma comunidade vibrante, com mulheres de diferentes origens e níveis de experiência compartilhando conhecimentos, experiências e oferecendo suporte mútuo.

  2. Eventos e Workshops: A organização realiza diversos eventos, workshops e palestras em diferentes cidades, abordando temas relacionados à tecnologia, programação, desenvolvimento de carreira e outros tópicos relevantes.

  3. Cursos e Capacitação: O WoMakersCode oferece cursos e treinamentos com o intuito de capacitar as participantes em diversas tecnologias e linguagens de programação, preparando-as para oportunidades no mercado de trabalho.

  4. Hackathons e Projetos Colaborativos: A organização promove hackathons e projetos colaborativos, estimulando o trabalho em equipe e permitindo que as mulheres pratiquem suas habilidades técnicas na resolução de problemas.

  5. Mentorias e Orientação: O WoMakersCode oferece programas de mentoria para conectar mulheres com profissionais experientes no setor de tecnologia, fornecendo orientações e insights valiosos para o desenvolvimento de suas carreiras.

  6. Advocacia pela Diversidade: Além de oferecer oportunidades para mulheres na área de tecnologia, o WoMakersCode também defende a importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, destacando os benefícios da representatividade para toda a indústria.


    O site conta com cursos gratuitos nas áreas de Desenvolvimento de Soft Skills, Publicação de sites com GitHub, Liderança Feminina, Inteligência Artificial, Programação Web para Iniciantes, e muitos mais! Entre no site clicando aqui e conheça mais sobre os cursos!


    Aproveite e confira abaixo dois dos principais programas de mentoria oferecidos pela WoMakersCode:

IT For Girls

Segundo o próprio site da WoMakers, “O IT For Girls é uma mentoria com o objetivo de estimular a presença feminina na área de tecnologia, atendendo mulheres (cis ou trans), maiores de 18 anos, que buscam oportunidades de formação em cloud, segurança cibernética e desenvolvimento de software. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio na área.

A mentoria conta com 2 semanas de conteúdos e oferta de certificados e bolsas oferecidas pelos parceiros do site.

A 2ª edição de mentoria IT for Girls da NTT Ltd acontece entre os dias 7 e 17 de agosto de 2023. São 6 aulas gratuitas com aprendizados sobre as carreiras em Cloud, Segurança e Programação.

Programação do evento:

  • 07/08, 18h: Liderança Feminina na Tecnologia
  • 08/08, 18h: Cloud Computing
  • 10/08, 18h: Segurança Cibernética
  • 14/08, 18h: Desenvolvimento de Software
  • 15/08, 18h: Dicas para Processos Seletivos
  • 17/08, 18h: Oportunidades de Formação



E mais:

Todas as participantes do IT For Girl poderão acessar o curso de Lógica de Programação da WoMakersCode. Uma ótima oportunidade para entender melhor sobre as bases da lógica de programação e computadores.

Confira mais sobre a mentoria na página principal clicando aqui!



Pacto das Pretas: Programação Web para Iniciantes

O programa da WoMakersCode em parceria com o Pacto da Equidade Racial e Potência Tech oferece bolsas de estudo para mulheres negras que querem iniciar no mercado da tecnologia.

São 350 bolsas para um curso completo para iniciantes aprenderem as principais tecnologias e linguagens de programação do mercado como HTML5, CSS3, JavaScript, GitHub e outros.

Segundo a plataforma, podem participar mulheres negras (cisgênero ou transgênero), a partir de 15 anos, residentes de qualquer cidade do Brasil. O programa dá prioridade para mulheres residentes de zonas periféricas ou em situação de desemprego.

Para as interessadas em se candidatar, basta acessar este link e realizar a inscrição
até 18 de Agosto, às 18h. Em seguida basta realizar as atividades do processo seletivo. A divulgação da lista de aprovadas será no dia 22 de Agosto.

Confira a aba do programa para saber mais sobre!

Cisco networking AcademyWomen Rock IT

A Cisco Networking Academy é uma iniciativa educacional global da empresa de tecnologia Cisco Systems. A academia online tem o objetivo de fornecer educação e treinamento em tecnologias de redes e comunicação para estudantes, profissionais e membros da comunidade interessados em ingressar na área de redes de computadores.

A Cisco Networking Academy oferece uma ampla gama de cursos e currículos que abrangem diversos tópicos relacionados a redes, segurança cibernética e tecnologias da informação. Alguns dos principais cursos e certificações oferecidos incluem:

  1. CCNA (Cisco Certified Network Associate): Um dos cursos mais populares, o CCNA fornece conhecimentos fundamentais sobre redes de computadores e prepara os alunos para configurar, instalar e solucionar problemas em redes pequenas e médias.

  2. CCNP (Cisco Certified Network Professional): O CCNP é um nível avançado de certificação que se concentra em projetar, implementar e gerenciar redes de médio e grande porte.

  3. Segurança Cibernética: A Cisco Networking Academy também oferece cursos de segurança cibernética, abordando tópicos como proteção de redes, prevenção de ataques, segurança de dados e muito mais.

  4. Internet das Coisas (IoT): O curso de IoT capacita os alunos para entenderem os conceitos e aplicações da Internet das Coisas, preparando-os para trabalhar com dispositivos conectados e ambientes inteligentes.

A Cisco Networking Academy utiliza uma combinação de aulas online, laboratórios práticos, simuladores e materiais de estudo para oferecer uma experiência de aprendizado abrangente e interativa.

Além disso, a iniciativa também promove uma comunidade de alunos e instrutores, permitindo que os estudantes compartilhem conhecimentos, obtenham suporte e se conectem com profissionais da área.

Uma das vantagens de participar da Cisco Networking Academy é a possibilidade de obter certificações reconhecidas internacionalmente, o que pode aumentar as oportunidades de emprego e avanço na carreira na área de redes e TI. Todos os cursos citados e demais opções estão disponíveis neste link.

Além de todos esses programas e cursos, a Cisco Networking ainda oferece o Women Rock-IT. O programa declara: TI não é somente para meninos!

O programa é em estilo broadcast e conta com diversas palestrantes relatando como diversificaram e foram além das estatísticas, e transformaram suas carreiras em cases de sucessos dentro do mundo da tecnologia.

Os programas apresentam diferentes opções e descrevem como o mundo da TI tem um mar de possibilidades para o desenvolvimento das meninas e mulheres. Você pode acessar os programas gravados aqui.



{Reprograma}

O Reprograma é uma organização brasileira que tem como objetivo capacitar e promover a inclusão de mulheres no mercado de tecnologia, especialmente nas áreas de programação, desenvolvimento web e design de produtos digitais.

Fundada em 2016, a iniciativa surgiu para enfrentar a desigualdade de gênero no setor de TI, que historicamente tem sido dominado por homens.

O programa do Reprograma oferece cursos intensivos, workshops e treinamentos voltados para mulheres que desejam ingressar ou avançar em suas carreiras na área de tecnologia. Algumas características distintas do Reprograma incluem:

  1. Foco em Diversidade e Inclusão: O Reprograma destaca a importância da diversidade e inclusão no setor de tecnologia e procura criar um ambiente acolhedor e inclusivo para as alunas.

  2. Cursos Práticos e Atualizados: Os cursos oferecidos pelo Reprograma são práticos e alinhados com as demandas do mercado de trabalho, abordando tecnologias e habilidades relevantes.

  3. Apoio e Orientação: As alunas recebem apoio durante todo o programa, com a possibilidade de contar com mentorias, orientações sobre carreira e suporte na busca por oportunidades de emprego.

  4. Networking e Comunidade: O Reprograma incentiva a formação de uma rede de contatos entre as alunas, permitindo a troca de experiências e conhecimentos dentro da comunidade.

  5. Acesso a Oportunidades: A organização busca conectar as alunas com empresas e empregadores que valorizam a diversidade e estão em busca de profissionais qualificados.

Os processos seletivos do Reprograma geralmente envolvem a participação em oficinas para que depois o programa anuncie as candidatas que conquistaram as vagas para os cursos. O site conta cm opções como Imersão em JavaScript, Frton e Back-End, entre outros. Confira as opções disponíveis neste link.


<Descodificadas>

O programa do Descodificadas tem a duração de 2 anos e é composto por 4 trilhas de aprendizagem, cada uma delas com duração de 6 meses.

As trilhas de aprendizagem são compostas por dois componentes que envolvem a formação específica na área desenvolvimento web – um de conteúdo e um de prática – e um componente de competências socioemocionais que visa o autodesenvolvimento.

Sobre o funcionamento do programa, a plataforma descreve que:

• O curso é destinado para mulheres cis e pessoas trans maiores de 16 anos que queiram aprender sobre autodesenvolvimento, aprendizagem ao longo da vida e ingressar nas carreiras de desenvolvimento web.

 • Para participar, é necessário possuir um computador com acesso à internet que tenha condições de executar o Visual Studio Code.

• É preciso ao menos 10h por semana para participar das mentorias ao vivo e para se dedicar ao estudo individual.

Confira mais sobre o programa neste link, e fique de olho para a abertura de novas turmas!

A importância de contar com mulheres no mercado de Tech

USP divulga curso de programação gratuito para mulheres

A importância de contar com mais mulheres no campo da tecnologia é imensa e multifacetada. A diversidade de gênero é fundamental para impulsionar a inovação, promover a igualdade de oportunidades e criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e produtivo. Aqui estão alguns pontos-chave para entender a relevância dessa diversidade:

Inovação e criatividade: Mulheres trazem perspectivas únicas e diferentes experiências de vida para o campo da tecnologia, o que pode levar a ideias mais criativas e inovadoras. A diversidade de pensamento resultante contribui para a solução de problemas de maneiras mais abrangentes e eficazes.

Melhoria da tomada de decisões: Estudos têm mostrado que equipes diversificadas tendem a tomar decisões mais acertadas e assertivas. A presença de mulheres em posições de liderança e desenvolvimento tecnológico pode resultar em escolhas mais equilibradas, considerando uma variedade de perspectivas e necessidades.

Produtos mais inclusivos: Quando há uma maior representação de mulheres no campo da tecnologia, é provável que produtos e serviços desenvolvidos atendam às necessidades de todas as pessoas, independentemente do gênero. Isso é essencial para evitar vieses de gênero e promover a inclusão digital.

Estímulo à próxima geração: A visibilidade de mulheres bem-sucedidas na tecnologia inspira e encoraja meninas e jovens a considerar carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Ao verem modelos a seguir, elas se sentem mais encorajadas a seguir carreiras em áreas tradicionalmente dominadas por homens.

Igualdade de oportunidades: A presença feminina no campo da tecnologia pode ajudar a reduzir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Ao fornecer oportunidades iguais, as empresas e a sociedade como um todo se beneficiam de um talento diversificado e capacitado.

Criação de ambientes mais inclusivos: A presença de mulheres em ambientes tecnológicos cria uma cultura mais inclusiva e colaborativa. Isso pode ajudar a eliminar preconceitos e discriminações, tornando os espaços de trabalho mais seguros e respeitosos para todos.

Melhoria na resolução de problemas sociais: Muitas tecnologias têm o poder de impactar significativamente a sociedade. Ao envolver mais mulheres no desenvolvimento tecnológico, há maior probabilidade de abordar questões importantes que afetam as mulheres e suas comunidades, como saúde, segurança e educação.

Melhor representação nas decisões tecnológicas: A tecnologia molda cada vez mais como vivemos, trabalhamos e interagimos. É essencial que as mulheres também tenham voz e participação na formulação de políticas, regulamentos e padrões relacionados à tecnologia.

Para alcançar esses benefícios, é necessário abordar os desafios que ainda existem, como estereótipos de gênero, discriminação no local de trabalho e barreiras para o avanço das mulheres em carreiras tecnológicas.

Isso requer esforços de empresas, governos, instituições educacionais e toda a sociedade para criar um ambiente mais inclusivo e igualitário. O futuro da tecnologia é mais brilhante quando as mentes e talentos de mulheres são valorizados e incentivados.

E onde estudar para seguir na área de tecnologia?

Além destes cursos básicos e profissionalizantes, é importante para quem deseja seguir na carreira de TI se especializar e buscar pela graduação. Ainda que cursos complementarem sejam excelentes, ter o diploma do ensino superior lhe trará prestígios, reconhecimento, e ainda a oportunidade de fazer conexões em sua área.

Se deseja contar com um ensino de excelência, abaixo separamos para você algumas instituições que além de serem reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), oferecem boas oportunidades de ingresso, como bolsas e descontos nas mensalidades.

Escolha a opção que melhor se aplica a você, e bora construir um mercado de tecnologia da informação mais feminino e empoderador de outras mulheres!

Veja também:
+ 5 cursos EaD gratuitos para profissionais de Marketing
+ A importância do ensino EaD para idosos

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022
Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Por admin em 25/10/2017

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.