Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


EAD

5 tipos de apps para te ajudar no ensino à distância

13 de abril de 2023
5 tipos de apps para te ajudar no ensino à distância
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Sabe aquela ajudinha extra para conseguir assimilar um conteúdo? Ou até para se concentrar em uma disciplina? Você pode garantir esse auxílio através da tecnologia. E o melhor: na maior parte das vezes, de graça!

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Hoje, trouxemos algumas dicas para você ter os melhores aplicativos em mãos para a sua rotina de estudo à distância. E como sabemos que cada aluno pode precisar de um estilo diferente de ajuda para estudar no EaD, separamos 5 tipos diferentes de apps para você melhorar sua relação com os estudos exatamente no ponto que deseja.

1- Apps de anotações

Os aplicativos de anotações são grandes aliados do estudante de EaD. Eles permitem que os alunos armazenem suas anotações de maneira mais eficiente e acessem essas informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Como sugestão, separamos:

Evernote

O Evernote é ótimo para quem quer marcar todas as suas anotações, salvar arquivos de apresentações, criar pastas para cada matéria. E o melhor: tudo em um único lugar. O app funciona para celulares – tanto Android como iOS – e computadores, de forma sincronizada, e ainda pode ser integrado com outros aplicativos.

Além disso, ele tem diversos recursos. Dá para salvar fotos e vídeos em uma nota, gravar áudios com informações que precisa se recordar, manter links e páginas de sites, e acessar tudo offline.

Assim, tudo que você precisa recordar fica a poucos cliques do seu acesso.

Pocket

O Pocket é um app com uma extensão para Google Chrome perfeito para você que já viu um site incrível ou um artigo perfeito para inserir em um trabalho, mas não sabia onde armazená-lo com segurança (sem deixar em um canto do seu bloco de notas ou em uma conversa aleatória do whatsapp).

Basta instalar a extensão e baixar o aplicativo em seu celular, para então começar a salvar os conteúdos que achar relevantes no seu dispositivo. Tudo de fácil acesso, como se estivessem mesmo armazenados no seu “bolso”.

2 – Apps de organização

Como somente anotar muitas vezes não é o que os alunos mais atrapalhados precisam, juntamos alguns aplicativos que vão te ajudar na organização das ideias. Afinal, notas soltas não fazem milagre nesse caso, né?

Veja algumas opções interessantes para você organizar bem seu dia a dia com o EaD:

My Study Life

Focado para estudantes, o aplicativo é excelente para organizar sua agenda de estudos, inserir lembretes sobre seus afazeres e reuniões, e ainda fazer listas para checar tudo que foi ou precisa ser feito. Todo seu calendário acadêmico em uma única plataforma, otimizada e prática.

O app também funciona em todos os aparelhos de celular e para computadores (Mac ou Windows) de forma integrada. 

Trello

O Trello é uma ferramenta comum para diversos grupos: trabalhadores autônomos, times de uma área corporativa e, claro, para estudantes. Isso porque ele permite uma organização bem visível de tarefas em um estilo comum do Kanban (um método de organização) que usa a divisão “Para Fazer – Fazendo – Feito”.

Por meio de cartões dispostos em colunas, você pode gerenciar seus estudos e separá-los entre disciplinas já estudadas, trabalhos que precisa fazer, e até mesmo as anotações para provas. 

Como o app tem muitos recursos, como a adição de imagens, arquivos e notas, é simples de utilizá-lo tanto nos celulares quanto no computador.

Além disso, o Trello também funciona como um app colaborativo. Nele é possível que você e seus colegas trabalhem em projetos em equipe, fazendo anotações e atividades em conjunto e em tempo real. Assim, compartilhar arquivos e gerenciar tarefas fica bem mais fácil.


3 – Apps de informação

5 tipos de apps para te ajudar no ensino à distância

O dia a dia de um estudante, em especial para os vestibulandos, é repleto de avisos para se manter atualizado. E não é para menos, o próprio Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) te cobra de estar por dentro das atualidades, tanto para questões diretas de alternativa como para a redação, por exemplo.

Por isso, separamos alguns aplicativos interessantes e essenciais para se manter por dentro das notícias. Vale dar aquela olhadinha diária, beleza?

Flipboard

O Flipboard é uma ótima opção para se atualizar diariamente com uma sequência de matérias de diferentes editorias. Você pode buscar por matérias de capa, as principais notícias do dia e  saber quais são as novidades e destaques.

Os usuários podem criar suas próprias revistas personalizadas com base em seus interesses, adicionar artigos relevantes à revista e compartilhar suas revistas com outras pessoas. 

O aplicativo está disponível em vários dispositivos, incluindo smartphones, tablets e computadores. É uma ferramenta super útil para quem deseja acompanhar as notícias de uma maneira personalizada e atraente, reunindo notícias de diversas fontes em um só lugar.

Google Notícias

O Google Notícias é outra maneira rápida e simples de se atualizar no que está acontecendo no Brasil e no mundo. O aplicativo pode ser baixado via celular ou você pode acessar a aba do Google News  diretamente pelo navegador.

Você pode seguir seus veículos de mídia favoritos e ainda conferir quais são os destaques jornalísticos, selecionadas diretamente por profissionais da área. Dá para filtrar pela sua localização, ler offline e até receber alertas sobre seus tópicos de interesse.

4 – Apps de concentração

Entendemos que às vezes você procrastina suas tarefas do EaD. Acontece – com a gente também. O que não pode é deixar virar lei e se perder nos afazeres do dia a dia. Ninguém quer tarefas acumuladas no fim do semestre, certo? 

Então, pensando nos mais dispersos e que precisam de alguns incentivos para parar e focar no que estão fazendo, trouxe alguns apps amigos que vão te ajudar a dedicar toda sua atenção aos seus estudos.

Freedom

Você está estudando e deu vontade de abrir aquele app de vídeos e sair navegando. Ou acessar uma conversa com um amigo em um aplicativo de mensagens. Não seria bom ter uma mãozinha te impedindo de fazer isso, mesmo que só por um tempinho – o suficiente para finalizar suas tarefas.

Pois esse é exatamente o papel do Freedom. Ele funciona como um “bloqueador de distrações”, impedindo que você abra certas páginas e aplicativos durante seu período de estudos. Uma boa pra quem não resiste a uma visita na sua rede social favorita, né?

Atmosphere

Esse aplicativo é especialmente para você que se sente perdido em ambientes barulhentos ou até ouvindo os barulhos normais do cotidiano na sua casa ou no local que você estuda. O Atmosphere é responsável por liberar sons calmos e relaxantes para ambientar seu período de aprendizado.

Ele trabalha com ondas sonoras específicas para a concentração e que diminuem a ansiedade. Você pode escolher entre o som de ondas, do vento, chuva e outros mais

Flat Tomato

Já ouviu falar no “Método Pomodoro”? Ele é bem famoso e consiste no aprendizado com intervalos. O mais comum é o ciclo de 30 minutos onde, por 25 minutos você dedica sua atenção exclusivamente aos estudos, sem mexer no celular, ler outras coisas, apenas foca no conteúdo, e nos outros cinco, faz uma pausa, para beber água, andar, ir ao banheiro, etc

Essa é a proposta do Flat Tomato, ser uma espécie de “timer” dentro da técnica Pomodoro e assim te auxiliar a dedicar seu tempo enquanto estuda, e também o lembrar de fazer intervalos e espairecer.

Por ele, você pode editar o tempo de intervalos e períodos de foco conforme sua necessidade, mas utilizando a ideia básica do método.

5 – Apps de treinamento

Depois de conseguir estudar, se concentrar, fazer anotações… é preciso praticar! Revisar e compreender o conteúdo é estudado, é parte essencial do aprendizado. Por isso, deixamos para o final alguns aplicativos amigos que vão te ajudar a treinar os temas e matérias vistos, e a se preparar para provas e testes.

Khan Academy

O app é excelente para você treinar seus conhecimentos e colocar em prática o que aprendeu. Inclusive, pode te auxiliar a aprender ainda mais.

A Khan Academy oferece mais de 10.000 aulas em uma variedade de disciplinas, incluindo matemática, ciências, história, economia, informática e muito mais. As aulas são apresentadas em formato de vídeo, com exercícios interativos para ajudar os alunos a praticar e dominar os conceitos apresentados.

Além das aulas, a Khan Academy oferece recursos adicionais, como um programa de prática personalizado para ajudar os alunos a fortalecer suas habilidades em áreas específicas, bem como ferramentas para professores e pais monitorarem o progresso de seus alunos e ajudá-los a atingir suas metas educacionais.

RevisApp 

O RevisApp é direcionado para alunos que precisam treinar e se preparar para provas e vestibulares enquanto estudam à distância. Ele é ótimo para fazer simulados de provas como o ENEM, comparar resultados e ver pontos de melhoria.

Por ele, os alunos podem selecionar mais de 500 assuntos das principais disciplinas e focar no que desejam estudar, além de receber recomendações personalizadas de estudo.

Eles também podem acompanhar seu desempenho e identificar seus pontos fortes e fracos.

EasyStudy

O EasyStudy – você vai encontrá-lo como “Easy Study – Cronogramas ENEM – está disponível somente como aplicativo para smartphones, mas atende usuários de Android e iOS. 

Ele é excelente para que você crie seu planejamento diário de estudos, seja para passar no vestibular, em um concurso, ou mesmo para melhorar seu desempenho acadêmico.

O app ainda faz sua análise de desempenho conforme você faça simulados e trabalhe seus conhecimentos. Toda sugestão de apostilas, vídeos e materiais estão dentro do aplicativo, e você acessa conforme sua grade de aulas escolhida para o dia.

Onde começar minha graduação EaD?

Para já garantir seu espaço na faculdade, começar a colocar esse métodos em prática e utilizar os apps sugeridos, trouxemos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC nas quais você pode conseguir um desconto de até 80% nas mensalidades. Veja:

Os mais lidos
Faculdades EaD com Menores Mensalidades: Veja quais são!

Faculdades EaD com Menores Mensalidades: Veja quais são!

Por admin em 12/07/2024
Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

Por admin em 11/07/2024
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é

Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é

Por Amanda Nonato em 10/08/2022
5 cursos de saúde EaD para você conhecer

5 cursos de saúde EaD para você conhecer

Por Amanda Nonato em 08/08/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.