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Como ser um social media: guia completo para iniciantes

As mídias sociais são uma ferramenta crucial para a construção de relacionamentos com o público e, ao mesmo tempo, para o engajamento dos clientes e potenciais clientes em um diálogo interativo e autêntico.

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Além disso, elas permitem que as marcas promovam seus produtos e serviços de forma mais eficiente e com um alcance maior do que os métodos tradicionais de marketing. Mas, como ser um social media? Por que essa profissão ficou tão importante nos últimos anos?

Um social media é um profissional responsável por gerenciar a presença online de uma marca ou empresa nas mídias sociais. A importância desse papel vem do fato de que as mídias sociais são um dos principais canais de comunicação com os clientes e um meio essencial para aumentar a visibilidade e o alcance de uma empresa.

Quanto à remuneração, os profissionais de social media geralmente ganham salários competitivos e podem trabalhar de forma remota, o que torna a profissão ainda mais atraente para aqueles que procuram flexibilidade e liberdade para trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Além disso, a maioria das empresas e organizações atualmente possui uma presença online significativa, o que aumenta a demanda por especialistas em mídias sociais.

Em resumo, ser um social media é uma carreira desafiadora e gratificante, com muitas oportunidades de crescimento e de trabalho remoto. Com o aumento contínuo do uso de mídias sociais, a demanda por especialistas em social media provavelmente continuará a crescer. Para descobrir como ser um social media e conhecer mais da profissão, siga com a gente!

O que é um social media?

Social media é a tradução em inglês das palavras mídia social. Só por elas, já é possível entender que esta profissão está atrelada a uma pessoa que trabalhe com as mídias sociais, que no caso são as plataformas de redes sociais online.

Chamamos de plataformas de redes sociais online os aplicativos que usamos para interagir com terceiros de forma virtual, independente se for ao mesmo tempo ou não. Exemplos mais famosos deles são Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e Linkedin.

Para uma empresa ou uma figura pública estar nestes espaços é necessário estratégias e um trabalho contínuo. É nisto que o social media atua. Sempre pensando em como se posicionar e no que fazer dentro destes espaços.

É por isso que esta profissão também exige muita multiplicidade do profissional, uma vez que as pessoas e as plataformas mudam muito.

Definição de social media

O social media nada mais é que um profissional que irá trabalhar no setor de marketing e comunicação de uma empresa. É ele quem vai criar as estratégias de conteúdo para as redes sociais ou operacionalizá-las, sempre visando a promoção da empresa que atua.

Este profissional também pode atuar na parte de análise das redes sociais, se preocupando com as métricas atingidas pelo conteúdo publicado e a repercussão por eles atingidos. 

A importância das mídias sociais para as empresas

As grandes marcas e empresas sempre quiseram estar dentro da casa e cotidiano das pessoas. Tanto que durante anos elas investiram pesado em propagandas de televisão, rádio e outdoors. Agora, com o avanço da tecnologia, elas conseguem fazer isso a todo tempo por meio das plataformas de redes sociais.

Porém, essa ação não pode ser feita por qualquer pessoa, como alguns adotam, colocando qualquer pessoa que goste de redes sociais. É necessário estratégia e muita qualidade na operação. Por isso é importante a presença de um social media nesses lugares ou até contratar uma empresa de social media para fazer este trabalho.

O papel do social media na construção da imagem da marca

As plataformas de redes sociais, além de serem uma ótima ferramenta de divulgação e propagação de conteúdo, são instrumentos de interação social. Ou seja, são uma ótima opção para que as marcas e empresas se aproximem do seu público.

Com isso, é necessária a presença de um social media nestes espaços para se pensar e colocar em prática ações que valorizem e preservem a marca de uma empresa. É através das redes sociais que elas irão se conectar com o seu público e passar a essência de suas marcas.

Com um público engajado, o administrador da conta aproveita alguns momentos para divulgar listas de filmes ou lançamentos, de forma que seu público veja e se interesse por consumir aquele produto. Logo, a empresa converte aquele número de seguidores em possíveis consumidores e consegue vender o seu serviço.

Quais são as responsabilidades do social media?

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Nós já comentamos aqui que um social media não pode ser pura e simplesmente alguma pessoa que tenha facilidade ou goste de redes sociais. Também comentamos como uma rede social de alguma empresa tem o poder de se conectar ao seu público e vender seus produtos, serviços, além de expor para a sociedade sua essência.

Para conseguir desempenhar bem esta profissão, ser um social media requer múltiplas habilidades, e algumas até complexas, como análises de público e estratégias, além de outras aptidões mais técnicas, como fotografar, criar designs, filmar e editar produções.

Entenda mais um pouco sobre estas habilidades:

Criar e executar estratégias de mídia social

Um social media não irá publicar um conteúdo só porque acha que é legal ou que está bonito. A publicação deve ter objetividade e se enquadrar dentro dos desejos da marca ou empresa para qual está trabalhando.

Para isso, ele busca conversar com seu cliente para entender quais são os objetivos dele e como ele deseja ser visto pelo mercado. Com as informações coletadas, o social media irá traçar estratégias de como expor as ideias do cliente de forma que alcance as metas desejadas.

Como? Definindo os dias de publicação, os tipos de conteúdo que serão postados, a proporcionalidade desses assuntos, a linguagem a ser adotada, cores, elementos de design e até as pessoas que ali aparecem e como aparecem são definidas de forma estratégica.

Produzir conteúdo de alta qualidade

Como as redes sociais agora viraram um mercado, além de estratégias bem definidas e efetivas, o social media também precisa se preocupar com a alta qualidade dos conteúdos ali presentes. Isso vale desde o próprio conteúdo em si, quanto a escrita, imagem e áudio.

Um conteúdo com baixa qualidade não irá atrair o olhar e atenção do público, que provavelmente migrará para outro perfil que apresente estas qualidades.

Analisar e relatar dados de mídia social

Não há como definir e manter estratégias sem a análise de conteúdos e repercussão deles nas mídias sociais. O social media também terá que desempenhar esta função para entender qual o tipo de conteúdo que seu público gosta de consumir e o que ele está produzindo que está dando certo, transformando seus seguidores em consumidores.

Monitorar e gerenciar a reputação da marca

Além de se preocupar em atrair pessoas, o social media também precisa se preocupar com o que estão falando sobre o seu cliente, que é aquela questão de defender e divulgar a essência da empresa.

Para isso, é necessário que este profissional monitore e gerencie a reputação da marca com que trabalha. Esta ação também depende das redes sociais online, uma vez que elas são um espaço onde as pessoas comentam sobre suas experiências com as empresas de modo público.

Engajar com a comunidade online

Por fim, uma última responsabilidade do social media, e uma das mais importantes: manter o engajamento do público. 

Não basta só captar pessoas e ter um grande número de seguidores. É necessário engajá-los, fazer com que eles sintam a necessidade de estar ali, de consumir seu conteúdo e levá-los a uma ação.

Entenda que engajamento é mais sobre consumir conteúdo e o produto do que manter números. Um público parado não traz retorno financeiro para a marca, mas um público engajado sim.

Como ser um social media?

Se você achou a profissão de social media interessante e acha que ela se encaixa no teu perfil, aqui vão algumas dicas de como se tornar um social media.

Educação e formação necessárias

Não há uma graduação específica para ser social media, mas algumas delas te ajudam a seguir esta carreira, como: jornalismo, publicidade e propaganda e/ou design. Depois disso, há algumas especializações mais encaminhadas para a área de mídias sociais.

Marketing, marketing digital, cursos específicos de estratégias e social media são outras opções, e de duração mais curta, além de horários mais flexíveis, para quem deseja seguir nesta carreira.

Desenvolvimento de habilidades essenciais

O social media trabalha com todo tipo de conteúdo possível das redes sociais, além de gerenciamento de dados. Ou seja, habilidade como redação, criação de artes, fotografia, filmagem, edição de vídeo e análise de métricas são habilidades essenciais a serem desenvolvidas por este profissional.

Por essa multiplicidade de dons necessários, é bem difícil encontrar tudo em um único curso. Por isso, é sempre importante estar se atualizando nos estudos e buscando especializações.

Construção de portfólio

Na área de comunicação, ter um portfólio é a coisa mais comum e importante. Quando você for se candidatar para uma vaga ou alguém vier procurar o seu trabalho, mostrar algumas produções é um ótimo convite para a pessoa ou empresa fechar negócios com você. Quem vai te contratar precisa ver se o seu trabalho tem relação com o que ele busca.

Mas como montar um portfólio? Guarde sempre as produções feitas durante os cursos ou aquelas que você faz para treinar, além também de arquivar trabalhos antigos feitos para outros clientes.

Procurar por vagas de trabalho e estágios

Ter experiência com a área que deseja atuar é outro diferencial que as empresas e marcas procuram nos seus candidatos. Então, esteja sempre de olho em potenciais vagas de emprego e estágios mesmo que não seja o cargo dos seus sonhos, mas ele pode ser o caminho para chegar até ele.

Uma das vantagens das vagas de emprego e estágios de um social media é que o trabalho pode ser feito de modo remoto e às vezes com flexibilidade de horário, o que facilita para os seus estudos e rotina.

Network com outros profissionais de mídia social

Network significa, no português literal, rede de trabalho, algo muito importante para qualquer profissão, principalmente para aquelas da área de comunicação. O social media precisa de uma boa rede de relacionamentos para dar conta da sua produção de forma que entregue com muita qualidade.

O network com outros social medias fará com que você entenda como funciona o público deles, te fará conhecer outras estratégias e ter referências. Além disso, é interessante também que tenha contato com bons redatores, videomakers, designers para que você possa terceirizar algumas funções e focar na parte estratégica do trabalho.

Como ter sucesso como social media?

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Mantenha-se atualizado com as tendências e atualizações de plataformas

Os costumes nas redes sociais mudam muito e sempre estão surgindo novas tendências. Por isso que um social media precisa estar em constante estudo e analisando os conteúdos que o seu público alvo gosta de consumir para alinhar com as estratégias adotadas e atingir os objetivos estabelecidos.

Além disso, estar sempre em dia com as tendências das redes sociais é um ótimo caminho para alavancar seu conteúdo e engajar o público.

Aprenda com outras marcas e profissionais de mídia social

Referências. Nada é criado do zero. Ter outras marcas e profissionais de social media como referências são um ótimo recurso para que você crie estratégias e conteúdos para o seu cliente.

Outras marcas e profissionais não precisam ser seus inimigos no mercado, ainda mais se forem do mesmo nicho. Através do conteúdo publicado por eles, você pode analisar o que dá certo ou não dentro dos seus objetivos.

Seja autêntico e crie conteúdo original

Como acabamos de falar acima, você pode se referenciar, mas não copiar. Ser autêntico no conteúdo é extremamente importante, uma vez que você cria uma identidade para a sua empresa. 

Copiar algo poderá causar efeito inverso, uma vez que seu público pode descobrir a sua fonte e passar a consumir diretamente do outro canal, onde o conteúdo é original.

Além disso, um conteúdo que deu certo para alguém não é a garantia que dará certo para você. Lembre-se de toda a questão de análise de público, engajamento e reputação da empresa, que se diferenciam de uma para outra.

Esteja preparado para trabalhar em equipe e adaptar-se a mudanças

Como o trabalho com as mídias sociais demanda produções volumosas e de multi habilidades, é possível que você trabalhe com equipes de multiprofissionais. Então, esteja preparado para trabalhar em equipe e saber delegar funções.

Além disso, como as redes sociais vivem em constantes atualizações e mudanças de tendências, logicamente sua profissão também passará por mudanças. Por isso, seja uma pessoa que tenha facilidade em mudar rotas.

Comunique-se efetivamente com a equipe e os stakeholders

Não há estratégia sem objetivos, ação e feedbacks. É por isso que a comunicação precisa estar sempre alinhada com os dois lados da produção. Tanto a equipe que produz de fato, quanto com os stakeholders, que são a parte interessada nos resultados conquistados pelos conteúdos produzidos.

Só tendo a comunicação alinhada com ambos os lados será possível aplicar uma boa estratégia nas redes sociais que atenda a demanda da empresa.

Dúvidas mais frequentes:

Qual é o trabalho de um social media?

Gerenciar e produzir conteúdo para as redes sociais de forma estratégica que atenda os desejos do demandante e que engaje o público.

Qual é o salário médio de um social media?

O salário pode variar de acordo com a sua localização e o volume de conteúdo a ser produzido, mas, em média, no Brasil, um social media pode ganhar R$ 2000,00 por mês, de acordo com o site Glassdoor.

Como lidar com comentários negativos nas mídias sociais?

Sempre mantendo a transparência e empatia com o outro. Responder da melhor maneira possível, de forma rápida e efetiva, além de monitorar a situação da marca.

E aí, ficou interessado em ser um social media? Que tal buscar alguma graduação na área de comunicação ou algum curso especializado em mídias sociais? 

A lista abaixo contém faculdades com ótimos cursos e descontos especiais. E, além disso, todas elas são bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Você vai estudar numa top de linha e no precinho.

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