Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Entrevista de emprego online: como se preparar

18 de abril de 2023
Entrevista de emprego online: como se preparar
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Ao buscar uma oportunidade no mercado de trabalho, seja para um estágio, um trainee ou um cargo efetivo, você deve se deparar com a famosa entrevista de emprego. Uma etapa essencial dentro de um processo seletivo para uma vaga.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A entrevista é responsável por conectar você mais diretamente com o local no qual está buscando a vaga, te deixando frente a frente com um recrutador, de forma que a empresa possa sentir se faz sentido integrá-lo na equipe, e você também possa analisar se a missão e os valores da empresa combinam com você.

E hoje, vamos falar sobre uma modalidade de entrevista de emprego que tem se tornado cada dia mais comum: a entrevista online. A distância entre o empregado e o empregador, as vagas 100% home office e a própria pandemia, auxiliaram no aprimoramento desse modelo de processo.

E você sabe como se preparar para uma entrevista de emprego online e como impactar os entrevistadores? Sabe como interagir nas diferentes etapas? Vamos te dar algumas dicas de como lidar com mais facilidade com o momento da sua conferência.

Como começar? 

Vamos partir de um cuidado essencial para que sua entrevista aconteça, antes de mais nada: mantenha seus meios de contato atualizados e ofereça mais de uma forma para ser convidado para a entrevista.

Isso porque uma entrevista totalmente online, certamente também será marcada dessa forma. Portanto, seu endereço de e-mail, seu telefone, contato por apps de mensagens e até mesmo seu perfil em redes sociais, como o LinkedIn, precisam estar atualizados ao preencher formulários e enviar seu currículo para vagas.

Aliás, falando dele, não esqueça de preparar também a versão digital do seu currículo para enviar ao recrutador. Isso vai facilitar a leitura e o acompanhamento do entrevistador durante a chamada. Caso tenha um portfólio, forneça a versão digital dele também.

Veja também:
+
Currículo digital: veja como e onde fazer
+ Como fazer um portfólio digital criativo e gratuito

Testes online

Outro ponto para se atentar antes do grande dia da entrevista. É comum que processos feitos de forma online contem com os famosos testes para iniciar a seleção dos candidatos. Podem ser testes de perfil, comportamentais, de conhecimentos específicos ou gerais, até mesmo mini desafios e quizzes.

O importante é se atentar, responder com calma e de forma verdadeira. Mesmo que você não passe por essa fase é importante entender se é preciso treinar mais algum assunto, ou até mesmo observar se seus resultados iam de encontro com o que a empresa espera e o estilo dela.

Dar match é essencial tanto para a empresa, quanto para o futuro colaborador. Afinal, você precisa de um lugar que atende seu propósito também!

Previna-se: possíveis fases e perguntas em uma entrevista online

Passou para a fase de entrevista? Ótimo! O preparatório alguns dias antes do encontro é muito importante. Pare e pense: você sabe como se apresentar? Como falar sobre seus feitos e conquistas em três minutos ou até menos?

Ter esse autoconhecimento, gerenciar bem o tempo em dinâmicas, lidar bem com entrevistas em grupo, entre outros fatores, são aspectos importantes a serem trabalhados para sua entrevista online. Vamos ver mais a fundo cada um deles:

Apresentação do pitch pessoal

O “pitch pessoal” é basicamente uma apresentação direcionada para falar sobre você e “se vender”. Dizer quem é e ir além: comentar do que gosta, o que sabe fazer, como faz, e deixar por fim um impacto positivo e uma sensação de surpresa para os ouvintes.

Esse tipo de apresentação tem sido muito solicitado no mundo dos negócios e também para alguns tipos de processos de seleção, incluindo para adquirir um emprego. Isso porque o pitch trabalha os pontos fortes e busca valorizar aquilo que você já fez.

Ele é uma forma de prender a atenção do público, por isso deve ser breve, prático, objetivo, e demonstrar como você pode resolver problemas e integrar uma equipe com seus valores e características.

Lembre de praticar muito a forma como você apresenta seu pitch e de seguir alguns passos que podem ajudar a formulá-lo:

  1. Comece com uma introdução forte: Comece seu pitch com uma introdução forte que capte a atenção do ouvinte. Você pode começar com uma pergunta, uma estatística interessante ou uma breve história pessoal.
  2. Explique quem você é e o que faz: Em seguida, explique quem você é e o que faz em termos simples e concisos. Certifique-se de destacar suas principais habilidades e realizações relevantes.
  3. Demonstre seu valor: Destaque seus pontos fortes e a forma como você pode agregar valor à empresa ou organização em que está interessado. Mostre como suas habilidades e experiências podem ser aplicadas no ambiente de trabalho.
  4. Seja autêntico: Não tente parecer alguém que você não é. Seja autêntico e fale com confiança sobre suas realizações e habilidades.
  5. Tenha um final forte: Termine seu pitch com uma declaração forte e confiante que deixe uma impressão duradoura. Certifique-se de agradecer ao seu público pela oportunidade de falar e deixe as portas abertas para futuras conversas.

Leia mais:
+ Me fale sobre você: como responder a essa pergunta?

Dinâmica em grupo

Entrevista de emprego online: como se preparar

Durante sua entrevista, é provável que você passe por este tipo de encontro online que é muito comum para algumas vagas. Geralmente, em um único dia são feitas várias fases do processo, onde costuma ocorrer a famosa dinâmica em grupo.

Após as apresentações dos candidatos, da empresa e das vagas a que cada um está concorrendo, é comum que o grupo se divida em subgrupos para que aconteça a dinâmica.

Nessa hora, é preciso pensar bem em como se destacar, como se posicionar, mas sem perder posturas importantes, como a humildade e a educação, ao lidar com um grupo de pessoas.

Por isso, use seus atributos para contribuir com o grupo. Se for oferecida uma atividade onde vocês terão de apresentar um projeto para a empresa idealizado totalmente por vocês, pense que papel você pode cumprir.

É bom em liderar? Faça sugestões práticas, divida o grupo, questione o que cada um prefere, de forma leve, sem soar arrogante, mas cooperativo. É mais tímido? Que tal se comprometer em anotar todo o brainstorming de ideias do grupo para melhor visualização? Curte falar? Se disponha a apresentar o projeto para os entrevistadores.

Conversa com liderança

Geralmente esse momento acontece já nas etapas finais, quando você já é considerado um candidato dentro da cultura da empresa e um potencial futuro colaborador. Mas claro, é preciso que os líderes diretos te conheçam e entendam se você pode fazer parte do time.

Essa fase pode acontecer com mais de uma pessoa presente, mas independentemente, é interessante se atentar a alguns pontos importantes quando se trata de falar com a liderança de um time de uma empresa. Vamos analisar alguns: 

Antecipar possíveis perguntas: existem algumas perguntas muito comuns em entrevistas de emprego. Parte delas são questões básicas, essenciais para conhecer o candidato. Outras, podem te colocar para pensar e analisar, por isso, é importante estar preparado para responder. A Revista Quero separou algumas das perguntas mais comuns em entrevistas.

Saiba mais:
Como você se vê daqui a 5 anos: veja como responder

Pesquisar sobre a liderança: se souber qual o time ou área que pode integrar, tente descobrir mais sobre a chefia ali presente. Pesquise sobre essa pessoa, sua formação, no que se especializou, onde já atuou, quanto tempo possui de empresa, e tente identificar características de sua personalidade, para adaptar sua abordagem.

Demonstre interesse genuíno: claro que para esse passo, é interessante que você esteja buscando uma vaga dos sonhos. Sabemos que isso nem sempre pode se concretizar, mas a partir do momento em que a oportunidade que surge é do seu interesse, aponte para a liderança quais aspectos mais te atraíram para querer ingressar na empresa e o porquê você pode auxiliar.

10 passos para você se preparar para sua entrevista online

Entrevista de emprego online: como se preparar

Até aqui, já vimos algumas fases, possíveis momentos da entrevista online, e até perguntas frequentes feitas pelos entrevistadores.

Mas agora, vamos comentar sobre alguns cuidados que você deve ter no seu ambiente físico – o espaço onde você pretende estar com seu computador para entrar na entrevista- além de alguns pontos importantes que são bons de já se ter em mente, antes da chamada começar.

Confira sua conexão com a internet

Antes da entrevista, teste sua conexão de internet. Verifique se há alguma instabilidade e tente ter um plano B, como utilizar seus dados móveis, para garantir que conseguirá entrar no link da videochamada.

Separe fones de ouvido e um equipamento testado

Além de sua conexão, verifique se separou seus fones – é melhor para você acompanhar a call – e teste a câmera, o microfone e seu computador. Lembre também de conferir a bateria dos aparelhos. Veja inclusive se é necessário fazer alguma atualização, para evitar travamentos e outras questões. Isso ajudará a evitar problemas técnicos durante a entrevista

Busque um lugar tranquilo e com boa iluminação

Escolha um local tranquilo em sua casa ou em um ambiente externo, onde você não será interrompido durante a entrevista. Certifique-se de que o local seja silencioso e livre de distrações e ofereça uma boa luz para que você apareça adequadamente na câmera.

Separe água

É importante se hidratar a todo momento, e até para manter sua garganta limpa antes dos momentos de fala, é essencial que você tenha uma garrafa de água próxima.

Pegue um bloco de notas

Algumas informações devem surgir no meio da entrevista, seja na apresentação da empresa, dos líderes, da área onde vai trabalhar.  É interessante ter algum objeto para anotar esses pontos importantes e até ideias que surjam para complementar sua apresentação.

Tenha seus pontos fortes em mente – e também anotado

Alguns aspectos comportamentais são muito importantes para recrutadores e líderes. Saiba comentar aquilo que você faz de melhor e que já é parte de seus valores, da sua personalidade. Aponte os aspectos mais importantes de seu caráter, e suas expectativas como profissional conforme o seu propósito pessoal.

Prepare um resumo sobre suas experiências e realizações

Esteja preparado para falar sobre suas realizações e experiências profissionais relevantes para a posição que você está se candidatando. Explique de forma a esclarecer suas capacidades e o que você pode entregar.

Pesquise sobre a empresa

Faça sua pesquisa sobre a empresa como um todo, além da sua área almejada. Leia sobre sua história, missão, valores e cultura. Isso pode ajudá-lo a entender melhor a empresa e preparar perguntas relevantes.

Prepare-se para ser pontual

Seja pontual para a entrevista online.  Além de causar boa impressão, é um sinal de interesse e cuidado com os recrutadores. Entre na sala de videoconferência alguns minutos antes do horário marcado.

Dúvida bônus: como devo me vestir para uma entrevista de emprego online?

Algo que costuma causar muitas dúvidas é pensar na vestimenta para uma entrevista online. Afinal, devo me arrumar só da cintura pra cima? Usar roupas formais? Não há uma regra, mas é importante que você esteja confortável, já que você pode passar algumas horas em frente ao computador.

A recomendação é que você se vista adequadamente para a ocasião, com roupas que não roubem a atenção mais para elas do que para o que você tem a dizer. Busque entregar uma visão profissional e claro, esteja com peças limpas.

E após a entrevista?

Por fim, depois de uma entrevista de emprego, há algumas coisas importantes que você pode fazer para maximizar suas chances de conseguir a vaga:

  1. Avalie seu desempenho: Avalie como foi sua performance durante a entrevista. Analise suas respostas, comportamento e comunicação. Identifique o que fez bem e o que pode melhorar para futuras entrevistas. É essencial se aprimorar!
  1. Espere o feedback: Aguarde o feedback do entrevistador e respeite o tempo que ele precisa para tomar uma decisão. Fique de olho nos canais de contato disponibilizados e se atente aos prazos dados pela empresa para dar um retorno
  1. Continue sua busca por emprego: Não coloque todas as suas esperanças em uma única oportunidade. Continue buscando outras vagas e enviando currículos para outras empresas.
  1. Mantenha contato: Mantenha contato com o entrevistador e a empresa, mas sem exagerar. Se você não conseguir a vaga, mantenha um bom relacionamento e continue conectado com a empresa. Pode haver outras oportunidades no futuro!

Leia também:
+ Conheça os sinais de aprovação em entrevistas de emprego

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.