Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Como você se vê daqui a 5 anos: veja como responder

30 de novembro de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Atualizado em 11/04/2024

Entrevistas de emprego são cheias de perguntas estratégicas que, se o candidato não estiver preparado para respondê-las, pode perder a chance de garantir a tão sonhada vaga em uma organização.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

“Como você se vê daqui a 5 anos?” ou “Onde você se vê daqui 5 anos?”, por exemplo, são perguntas que podem causar muita dúvida durante a entrevista. Os recrutadores geralmente as utilizam para medir o grau de ambição e de perspectivas futuras de um profissional. 

Venha conferir como responder essa questão a altura e causar uma boa impressão nos entrevistadores!

Como você se vê daqui a 5 anos?

Você já parou para pensar e planejar o seu futuro daqui a 5 anos? Quais são suas perspectivas de vida, tanto pessoal quanto profissional? Essa autorreflexão é importante para formular a melhor resposta e garantir aprovação para as próximas fases do processo seletivo.

Além disso, deixa claro ao entrevistador qual é o seu perfil e o que deseja alcançar.

Entenda: se planejar é importante para desenvolver boas respostas em entrevistas e para toda e qualquer evolução na vida profissional. Reflita, pense e planeje o que você irá responder com as dicas deste artigo.

Leia mais:
+ O que são soft skills? Entenda e veja como desenvolver algumas

O que o entrevistador quer ouvir?

Ao perguntar “como você se vê daqui a 5 anos?”, o recrutador quer entender a sua visão de futuro profissional, se você realmente está interessado na vaga que a empresa oferece e se o investimento na sua carreira vai valer a pena financeiramente.

Muitos candidatos estão apenas à procura de um emprego, sem perspectivas de seguir com a carreira em questão. Nesses casos, a rotatividade tem mais chances de acontecer e a qualidade do serviço como um todo não é garantida, causando prejuízo para a empresa ou organização.

Além disso, o entrevistador também irá avaliar o quanto você está ciente de suas habilidades, se os seus objetivos estão alinhados com os objetivos da organização e quão realista e estratégico é o seu planejamento.

Como responder a essa pergunta?

Diante disso, é primordial afirmar: não existe fórmula mágica ou uma única resposta correta quando te perguntam como você se vê daqui a 5 anos.

O mais recomendado entre os profissionais de Recursos Humanos é que o candidato esteja preparado para responder à pergunta, considerando a sua própria trajetória profissional, as suas perspectivas futuras e o perfil da empresa que deseja atuar.

Leia mais:
+ O que são hard skills? Entenda o termo e veja quais são destaque no mercado

Melhores formas de responder à pergunta “Como você se vê daqui a 5 anos?”

Na resposta para a pergunta como você se vê daqui a 5 anos, construa um discurso mais genérico, como um esboço do que você imagina para os próximos anos da sua carreira.

Também é muito importante ser claro, realista e sincero na hora de responder. Demonstre interesse e disposição em contribuir para o negócio e não finja ser quem você não é. Para isso, estude a empresa e entenda como o seu trabalho e os seus objetivos profissionais conversam com o que ela tem como propósito, missão e valores.

Planejando o futuro e alcançando objetivos

Entre os aspectos essenciais para se demonstrar na resposta está o seu planejamento para o futuro. Essa habilidade é muito valorizada pelos empregadores hoje em dia.

Portanto, coloque a empresa em seu planejamento para o futuro de forma clara e transparente: de que forma a organização te ajudará a alcançar seus objetivos futuros? Onde você quer chegar dentro da empresa?

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Em uma posição de liderança

A posição de liderança pode ser o desejo de muitos profissionais, seja pelos altos salários, pelo status ou pela posição de poder. No entanto, falar sobre o desejo de ocupar cargos grandes ou atingir a posição de liderança em uma organização, especialmente na entrevista de emprego, deve ser feita de forma cautelosa e respeitosa. Ainda mais se for uma empresa pequena, com menos funcionários e colaboradores.

Leia mais:
+Quais são as profissões com registro profissional? Confira lista

Desenvolvendo projetos

Entre os seus objetivos futuros está o desenvolvimento de algum projeto? Por exemplo: criação de um aplicativo, parceria com alguma marca, desenvolvimento de uma vacina, criação de um novo modelo de negócio.

Se a resposta for sim, então é importante incluir este aspecto na conversa com o entrevistador. Diga que o desenvolvimento de projetos está em seus planos e que o seu grande desejo é levar para a empresa projetos que farão a diferença em seus resultados, performance e posicionamento de mercado.

Aprendendo mais a cada dia

Aprendizagem tem como sinônimo as palavras conhecimento, estudo, prática e experiência. A partir disso, reflita: o que, na empresa em questão, agregaria para a sua aprendizagem? De que forma a empresa pode te oferecer conhecimento? Quais habilidades deseja desenvolver na prática? Onde gostaria de acumular experiência para o seu currículo profissional?

Dizer para o recrutador que daqui a 5 anos visualiza um(a) profissional mais maduro, com uma bagagem maior de conhecimento, trabalhando com pessoas que te ajudem a desenvolver novas competências e habilidades é uma alternativa que garante bons resultados em entrevistas de emprego.

Construindo um plano de carreira

Diversas organizações oferecem plano de carreira e, se o seu desejo é construir um futuro com a empresa em questão, deixe claro em sua resposta: onde você quer chegar a curto, médio e longo prazo? Quais são as estratégias para atingir esses objetivos? Quais competências e habilidades você precisa desenvolver para chegar no lugar que deseja?

Alcançando ótimos resultados

Alcançar resultados significa sucesso profissional. E o sucesso só é alcançado porque houve muito planejamento e execução. Diante disso, explique ao entrevistador quais são os resultados que você deseja alcançar de acordo com o seu planejamento de carreira.

Demonstre interesse na posição atual

Por fim, entre aspectos essenciais para serem abordados na resposta de “como se vê daqui a 5 anos” é demonstrar o seu interesse na posição atual. Como essa vaga te ajuda a atingir o seu propósito e seus objetivos profissionais?

Seja um grande entusiasta e apaixonado pela sua carreira ao falar com o entrevistador. Não há nada mais poderoso do que o brilho nos olhos.

Veja também:
+Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa

Exemplos de resposta para a pergunta “Como você se vê daqui a 5 anos?”

A seguir, confira alguns exemplos de respostas bem-sucedidas para serem levadas em consideração na hora de formular a sua.

“Pela atuação da empresa em diferentes frentes no mercado, acredito que existam grandes oportunidades em cargos de liderança. Penso que, conforme eu demonstre e desenvolva as minhas habilidades, posso ocupar uma posição de liderança e gerir a minha própria equipe de acordo com os objetivos do negócio.”

“Eu amo a área da comunicação e do marketing e tenho muita facilidade em fechar parcerias entre marcas. Diante disso, nos próximos cinco anos eu me vejo atuando na gestão de projetos de grandes parcerias. Isso me dará possibilidade de contribuir para o meu desenvolvimento profissional e o sucesso da própria empresa.”

“Estou muito empolgado(a) com esta posição na empresa porque, em cinco anos, gostaria de aumentar meu posicionamento e autoridade no mercado de desenvolvedores. Ser visto como alguém com profunda experiência no setor é uma grande oportunidade e tenho certeza de que conseguirei fazer isto aqui.”

E como construir o meu futuro?

Para construir o seu futuro e saber o que responder direitinho como você se vê daqui a 5 anos, a educação é essencial. Se planejar para uma pós-graduação ou especialização pode ser um bom primeiro passo.

E se você busca por opções com desconto, dê uma olhada nessas bolsas disponíveis na Quero Bolsa:

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.