Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Conheça 15 opções de cursos para quem não quer fazer faculdade

16 de novembro de 2022
cursos para quem não quer fazer faculdade
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Muitas vezes, iniciar uma graduação não é a primeira escolha de quem terminou o ensino médio e os motivos podem ser vários, como indecisão, valor e tempo. Por isso, existem outras opções de cursos para quem não quer fazer faculdade.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Afinal, a decisão de escolher a graduação que quer fazer nem sempre é fácil. E caso você ainda não saiba o que estudar, experimentar alguma área que seja do seu interesse, é um bom caminho a seguir.

Isso porque ao encontrar a carreira ideal ajuda para que, no futuro, você possa se especializar ainda mais, com uma graduação e pós-graduações.

Não sabe o quê ou como começar a estudar a sua área de interesse? Confira a lista a seguir com alguns cursos para quem não quer fazer faculdade e que já podem te colocar em evidência no mercado de trabalho!

Cursos para quem não quer fazer faculdade

Entre as opções de cursos para quem não quer fazer faculdade, uma modalidade se destaca: os técnicos. Essa formação capacita os alunos para atividades práticas do setor escolhido, ou seja, o conteúdo reúne conhecimento teórico e prático.

Além disso, entre os cursos para quem não quer fazer faculdade, essa é uma boa opção, porque é possível se formar nesta categoria durante o ensino médio ou após a conclusão. A carga horária, dependendo das aulas, pode fazer a formação durar de 1 a 3 anos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), existem mais de 180 cursos técnicos, divididos nos 12 eixos seguintes:

  • Ambiente, Saúde e Segurança
  • Apoio Educacional
  • Controle e Processos Industriais
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Hospitalidade e Lazer

Conheça alguns cursos técnicos que são opções para quem não quer fazer faculdade:

Administração

Uma área que oferece muita empregabilidade, já que é um curso abrangente e um dos mais procurados pelos estudantes. Muitos não querem ou não conseguem fazer a graduação, então, buscam a formação de cerca de 2 anos, que oferece ao futuro profissional a chance de trabalhar em diversas funções administrativas.

+ Entenda o que faz um técnico em Administração


Agronegócio

Um setor em crescimento pede mais profissionais capacitados para o mercado de trabalho. Esse é um dos cursos para quem não quer fazer faculdade, mas quer atuar de forma rápida. A duração média é de 2 anos e possibilita a atuação na produção, armazenamento, processamentos, entre outras etapas.

Enfermagem

A formação em Enfermagem prepara o futuro profissional para cuidar da saúde dos pacientes. O curso aborda disciplinas teóricas e práticas da área, com aulas como anatomia, fisiologia, saúde da mulher, saúde mental e parasitologia. No trabalho, o técnico precisará ser supervisionado por um enfermeiro.

+ Descubra quanto ganha um técnico de Enfermagem


Estética

Em crescimento até em tempos de crise no Brasil, esse é um dos cursos para quem não quer fazer faculdade, mas quer trabalhar com beleza no país. A formação te prepara para realizar procedimentos estéticos faciais e corporais, a partir de algumas técnicas manuais, produtos e equipamentos. 

Informática

Para quem gosta de tecnologia, essa é uma das formações mais tradicionais na área, para início no mercado de trabalho. O aluno termina a formação preparado para lidar com equipamentos diversos, além de programas e aplicativos. A duração é de até 2 anos.

Logística

Fazer planejamento, controle de matérias-primas, distribuição e entrega, por exemplo, é papel do profissional que se forma neste curso técnico. A atuação dessa área acontece dentro da indústria, com integração a vários setores da empresa.

Marketing

Um dos cursos para quem não quer fazer faculdade é este. Atualmente, o setor conta com muitas plataformas e possibilidades para trabalhar, através de estratégias de comunicação. Essa formação técnica faz com que o profissional trabalhe com demandas como análise de vendas, relacionamento com clientes e apresentação de produtos. Além de formatos digitais, que estão ganhando ainda mais força.

Mecânica

Um técnico em mecânica trabalha diretamente com máquinas e equipamentos, seja na fabricação, montagem ou instalação. Há muitas oportunidades na indústria, o que pode facilitar a entrada no mercado de trabalho, já que as empresas precisam das máquinas funcionando.

Meio Ambiente

Se você tem afinidade com essa área, fazer um curso técnico para experimentar a área é uma forma de se aproximar do mercado e saber como é a atuação na prática. A formação faz com que o profissional consiga coletar dados e documentações ambientais, além de relatórios e estudos, para propor medidas que possam minimizar os impactos.

Radiologia

Mais um dos cursos para quem não quer fazer faculdade é o de radiologia. A formação prepara o profissional para atuar nos exames radiográficos tradicionais, com domínio de soluções químicas, além de preparar o paciente. A grade leva o aluno a compreender as vertentes da radiação e regras ambientais também.

cursos para quem não quer fazer faculdade (2)

Recursos Humanos

Para trabalhar com pessoas, esse curso técnico capacita o aluno para criar soluções inovadoras na área de gestão de pessoas, através de qualificação por pesquisa, avaliação e demais informações. A formação ajuda a desenvolver conhecimentos como comunicação e desenvolvimento de estratégias para recrutamento e seleção, sem precisar necessariamente de uma faculdade.

Segurança do Trabalho

Um dos cursos para quem não quer fazer faculdade tem bastante procura. O profissional é responsável por inspeções, de modo a evitar situações de risco no ambiente de trabalho, evitando acidentes. As oportunidades para essa formação existem em diversos segmentos.

Serviços Jurídicos

Tem interesse em estudar Direito, mas não quer fazer faculdade? Fazer um curso de serviços jurídicos pode trazer uma ideia da área e te introduzir no mercado, de uma forma mais rápida. A formação capacita para atuar em segmentos públicos e privados, para acompanhamento de processos, arquivamento dos documentos e atendimento.

+ Existe direito EAD? Entenda mais sobre este assunto


Turismo

Essa formação dá chances para que o aluno trabalhe com operações de planejamento, execução e avaliação de viagens. Esse curso capacita, também, para dar suporte aos viajantes, através de habilidades técnicas para condução, orientação e assistência de pessoas durante os passeios.

Vendas

E por último, um dos cursos para quem não quer fazer faculdade é este! Técnico em vendas desenvolve habilidades para saber vender como ninguém. As disciplinas passam por áreas como tecnologia, empreendedorismo, marketing, entre outras.

Conheça, também, os tipos de cursos técnicos:

+ Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa

Curso Técnico Integrado

Esse formato é combinado com o ensino médio. Isso significa que pode ser feito ao longo desse período do ensino básico, fazendo com o que o aluno receba dois certificados ao final: o de conclusão do ensino médio e o diploma de formação técnica.

Curso Técnico Externo ou Concomitante

Para esse curso, o aluno faz separado do ensino médio, mas ao mesmo tempo que ele, em instituição diferente. 

Curso Técnico Profissionalizante ou Subsequente

Neste formato, o curso é destinado a quem já concluiu o ensino médio e busca ingressar no mercado de trabalho, de uma forma mais rápida e sem precisar, necessariamente, de uma graduação.

Onde estudar?

O avanço tecnológico possibilita diferentes modalidades de curso técnico, como o ensino à distância, o semipresencial e o presencial. Então, há diversas possibilidades de começar os estudos.

Para começar esse processo, é importante conhecer e escolher uma área que chame muito a sua atenção e interesse. Após saber exatamente o que você gosta, encontre o curso e uma boa instituição de ensino.

Para isso, busque alguma bem avaliada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), como as opções abaixo:

+ Leia também
Quem fez curso técnico pode fazer pós-graduação? Entenda

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.