Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Cursos Técnicos a Distância

Quem fez curso técnico pode fazer pós-graduação? Entenda

31 de outubro de 2022
curso técnico
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Um tipo de formação que atrai muitas pessoas, que estão interessadas em se profissionalizar, é o curso técnico. Diversos conteúdos e habilidades são desenvolvidos e garantem a inserção no mercado de trabalho. Mas é possível seguir nos estudos e fazer uma pós-graduação?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

O curso técnico possibilita um contato com a área de atuação antes de fazer qualquer faculdade, caso esse também seja um de seus objetivos acadêmicos. Esse processo facilita a decisão do curso superior, além de já iniciar uma graduação dentro do mercado de trabalho.

Esse é um dos principais pontos de destaque para o curso técnico: a prática. Os estudantes se preparam, em um tempo menor, para os desafios do dia a dia do trabalho, dentro da área escolhida.

Esses são só alguns pontos que demonstram que os cursos técnicos não oferecem uma formação inferior. Mas se o estudante tem interesse de seguir com alguma especialização, como uma pós-graduação, talvez esse tipo de formação não seja ideal.

Veja também:
+
Técnico em Contabilidade pode tirar CRC? Entenda!
+ Veja 5 motivos para fazer um curso técnico EaD


Quem fez curso técnico pode fazer pós-graduação?

Não pode. O Ministério da Educação (MEC) define o curso técnico como uma formação profissionalizante, já que o foco é o desenvolvimento da prática de uma profissão. 

Ou seja, esse tipo não faz parte da categoria de cursos superiores, como bacharelado, licenciatura e tecnólogo. É por isso que muitas pessoas fazem o curso técnico durante o ensino médio, para conseguir aprender toda a parte técnica da profissão escolhida e ir para o mercado.

Por não ser considerado um curso superior, não há chance do estudante de curso técnico fazer uma pós-graduação, a não ser que ele faça uma faculdade dentro das categorias citadas no parágrafo anterior.

Muitas pessoas, inclusive, confundem o técnico com o tecnólogo, mas a diferença é que a segunda opção é uma formação de nível superior. No entanto, para esse tipo de curso é preciso já ter concluído o ensino médio. 

O diploma do curso tecnólogo permite participação em concurso público que exija uma graduação e, claro, a realização de uma pós-graduação, para se especializar.

Mas há uma opção para quem quer dar seguimento nos estudos depois de um curso técnico: as especializações pós-técnicas!

O que é um curso pós-técnico?

Existe uma forma de se especializar mesmo com um curso técnico. Não é uma pós-graduação, mas é um pós-técnico. O MEC regulamentou essa formação continuada a partir de uma resolução em 1999, que eleva o currículo acadêmico.

Essa é a principal semelhança entre um pós-técnico e uma pós-graduação, preparar ainda mais o profissional com conhecimentos específicos da área de formação, o transformando em um especialista.

No entanto, há uma diferença importante entre elas. Para uma pós-graduação, o profissional só precisa de um diploma de faculdade, em qualquer curso. Já no caso do pós-técnico, é necessário ser formado na mesma área.

Ou seja, se você fez um curso técnico em radiologia, por exemplo, sua especialização precisa ser em radiologia e não em outra área.

Conheça alguns cursos de pós-técnico!

Quais são os cursos pós-técnico?

Essa formação não é muito conhecida, mas existem diversas opções em áreas diferentes de conhecimento, que podem ir de acordo com o curso técnico feiro, como:

  • Artes
  • Comunicação
  • Engenharias
  • Gastronomia
  • Gestão
  • Indústria
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Tecnologia

Algumas formações em destaque desse tipo de especialização técnica são:

O que fazer depois de terminar um curso técnico?

Além de poder fazer um desses cursos de pós-técnico para se especializar na área de formação, outra forma de seguir na área acadêmica escolhida é optar por um curso superior como bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Se você fez um curso técnico em Segurança do Trabalho, você pode seguir a área para fazer uma graduação em Engenharia de Produção, Mecânica, Elétrica ou de outra área que seja do seu interesse.

Tanto os cursos superiores, quanto os técnicos podem ser realizados a distância, já que a modalidade oferece mais flexibilidade e, muitas vezes, economia nas mensalidades e na jornada acadêmica.

Para escolher um curso e uma instituição de ensino superior para estudar, você precisa avaliar se o local é reconhecido e, também, bem avaliado pelo MEC. Para te ajudar, separamos algumas opções de faculdades EaD que oferecem cursos técnicos e superiores:

+ Leia mais
Quais são as diferenças de um curso técnico e tecnólogo EaD

Os mais lidos
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.