Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Me fale sobre você: como responder a essa pergunta?

18 de novembro de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Pedido unânime entre os recrutadores nas entrevistas de emprego, “me fale sobre você” faz parte do processo de avaliação de um candidato e carrega grande peso para uma primeira impressão, já que, na maioria das vezes, é feito no início da entrevista.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Me fale sobre você

Como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica. Então, para garantir aprovação na entrevista de emprego, é muito importante se dedicar à resposta. O problema é que a maioria das pessoas apresenta dificuldades na hora de falar sobre si mesmas.

O que o entrevistador quer ouvir quando pergunta “me fale sobre você”?

Perguntas abertas, como “me fale sobre você”, funcionam como uma espécie de carta de apresentação do candidato na hora da entrevista. Elas são utilizadas pelo recrutador para avaliar, principalmente, se o profissional atende aos requisitos da vaga e verificar sua capacidade de articulação, comunicação e síntese.

Antes de tudo, é importante esclarecer: não existe uma única fórmula a ser aplicada. Cada entrevista, empresa, entrevistador, candidato e vaga é única(o) e exige uma resposta diferente. No entanto, existem dicas e conselhos que podem ser seguidos e ajudam a formular uma resposta de acordo com o que as circunstâncias exigem. Confira a seguir. 

O que responder?

Preparação e prática são essenciais para falar sobre si mesmo. Então, antes da entrevista, procure reunir pontos da sua trajetória profissional, personalidade e habilidades que se conectam com a vaga aplicada e que possam interessar ao entrevistador e à empresa.

Organize a resposta de forma clara, sucinta e objetiva. E para que ela seja apresentada de forma natural, é importante praticar. Ensaie com algum amigo, faça rascunhos, fale de frente para o espelho e assista gravações de si mesmo. Repetição é a chave para o treino e, consequentemente, para um bom resultado.

Leia mais: 8 coisas que você precisa saber para trabalhar como freelancer

Fale das suas Motivações

Um profissional motivado é essencial para a produtividade de uma empresa. Diante disso, a motivação é uma das características mais importantes e mais procuradas pelos recrutadores. Questione-se: o que realmente te move? O que te faz acordar todos os dias e realizar o seu trabalho da melhor maneira possível? Ao invés de simplesmente listar, apresente exemplos concretos de situações que você vivenciou e as quais te motivaram. 

Destaque suas Habilidades

Hoje em dia, no mercado de trabalho, as habilidades são classificadas em hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades socioemocionais). Faça uma reflexão e pontue as principais habilidades técnicas que você tem ou desenvolveu ao longo de sua carreira de acordo com o que a empresa está exigindo para a vaga. Por exemplo: cursos de graduação, cursos de idioma, mestrado, conhecimento em ferramentas específicas. Da mesma forma, pontue as suas principais habilidades socioemocionais: senso de liderança, proatividade, capacidade analítica, resolução de conflitos etc. E assim como as suas motivações, demonstre suas habilidades e competências por meio de exemplos claros, explicando como elas te ajudaram a enfrentar desafios anteriores e como elas poderão te ajudar no futuro trabalho.

Explique seu processo de Aprendizagem

Cada vez mais são exigidos profissionais atualizados, antenados com o que há de mais novo na área de atuação e que buscam constantemente aperfeiçoamento e capacitação. Para isso, é preciso deixar claro e explicar para o seu processo de aprendizagem ao recrutador e de que forma você tem buscado qualificação.

Fale sobre os seus valores

Dentro da pergunta aberta “me fale sobre você”, também é possível falar sobre os seus valores. Afinal, recrutadores buscam profissionais que apresentam fit cultural com a empresa. Para falar sobre os seus valores, pense no que você preza em um trabalho, o que é essencial, inegociável e deve fazer parte da cultura de qualquer empresa que você trabalhar. Aqui vão alguns exemplos: transparência, feedback, reconhecimento, aprendizado etc.

Comente sobre suas habilidades sociais

Habilidades sociais, como trabalho em equipe, reação aos feedbacks e capacidade de comunicação, são soft skills cada vez mais exigidas pelas empresas. De acordo com a vaga que você estiver se candidatando, demonstre a sua personalidade, comente sobre as suas habilidades sociais e destaque os seus pontos fortes e fracos.

Leia mais: O que são hard skills? Entenda o termo e veja quais são destaque no mercado

Demonstre seus objetivos profissionais

Quais são suas ambições profissionais e o que você está fazendo para alcançá-las? Na hora de falar sobre você, também é muito importante demonstrar seus principais objetivos de carreira, para onde deseja chegar, o que você precisa desenvolver e quais são seus planos para o futuro. Dessa forma, o recrutador pode verificar se as suas expectativas estão alinhadas com o que a empresa em questão pode te oferecer. 

Mostre o porquê você é adequado para vaga

Por fim, ao listar suas motivações, habilidades, processo de aprendizagem, valores, habilidades e objetivos, lembre-se sempre de conectá-los à descrição da vaga pretendida. Mostre o porquê você é adequado(a) para a vaga e porque deve ser contratado, deixando claro que todos esses pontos se alinham com os interesses e os objetivos da empresa.

Outras dicas importantes para serem aplicadas:

  • Responda à pergunta em, no máximo, 2 minutos;
  • Fale o mínimo possível sobre os detalhes da sua vida pessoal, evitando assuntos desnecessários e sem relevância para a entrevista;
  • Evite palavras muito complexas, gírias e/ou palavras chulas. Quanto mais claro e profissional, melhor;
  • Esclareça a importância da vaga para sua carreira e para o seu futuro.

Competências e Habilidades para demonstrar na resposta

As habilidades socioemocionais são de extrema importância na hora da avaliação em uma entrevista de emprego. O ideal, portanto, é que o candidato saiba fazer a conexão entre as suas habilidades e os resultados profissionais que teve ao longo de sua carreira para exemplificar de forma clara e convincente ao recrutador. Descubra, a seguir, algumas competências e habilidades para serem utilizadas na resposta quando for pedido “me fale sobre você”. 

Liderança

Liderança é uma das soft skills (habilidade socioemocional) mais desejadas pelo mercado de trabalho hoje em dia. Para exercer uma boa liderança, é preciso dar exemplo e saber engajar as pessoas do seu time, levando todos para um mesmo objetivo. Bons líderes são profissionais capazes de melhorar o ambiente de trabalho, aumentar a satisfação dos colaboradores e potencializar o desempenho da equipe. Você se considera um(a) líder?

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para aumentar a eficiência e a qualidade de qualquer trabalho. Se o profissional consegue ser um bom planejador e traçar metas de acordo com a estratégia estabelecida pela empresa, isso com certeza trará bons frutos para todos. Saber planejar é essencial para alcançar um objetivo de forma inteligente, sem desperdiçar tempo e/ou recursos. 

Empatia

No trabalho, a empatia é uma soft skill essencial para o desenvolvimento da comunicação, da liderança e da colaboração, entre outras habilidades. Se você se caracteriza como um profissional empático, é porque você entende o outro e cria um ambiente de trabalho com mais respeito e generosidade.

Leia mais: Como se destacar no mercado de trabalho? Veja 5 dicas

Comunicação Assertiva

Comunicação assertiva é a capacidade de se fazer entender de maneira clara e eficaz, saber ouvir atentamente e contextualizar o que é transmitido. Ou seja, é quando as duas partes do discurso se entendem sem ruídos ou trocas de informações. Saber se comunicar é essencial para qualquer pessoa que deseja trabalhar em um ambiente coletivo e evita que projetos precisem ser refeitos.

Colaboração

A colaboração também pode ser considerada uma das soft skills mais requisitadas atualmente. O trabalho colaborativo contribui para resultados mais inovadores e cria um clima organizacional mais saudável, produtivo e de sucesso, já que todos se sentem integrados e colaboram para os mesmos objetivos.

Exemplos de Resposta

Ainda não ficou claro como deve ser a sua resposta referente à pergunta “me fale sobre você”? Então veja alguns exemplos na prática para te ajudar:

  1. “Estou completando sete anos de carreira na área de vendas. Ao longo desse tempo, percebi que me sinto mais realizado quando consigo criar conexões verdadeiras com os potenciais clientes”
  2. “Assim como a empresa, eu também prezo muito pela ética e transparência”
  3. “Fui o vendedor com o melhor desempenho na minha última empresa. Aumentei em 200% o número de conversão em vendas e liderei uma equipe que me ajudou a alcançar esse resultado”
  4. “O meu objetivo atual é colocar em prática o que aprendi sobre inteligência artificial na área de vendas e implementar a tecnologia na empresa. Em virtude do meu curso de especialização e da minha experiência, acredito ter muito potencial para realizar esse desejo”

Quanto mais você praticar, melhor vai se sair nas respostas. Não desista e boa sorte!

Como turbinar o currículo?

Cursos livres, tecnólogos e de graduação podem ser o que faltava para o seu currículo alcançar novos patamares. Para ser convocado em novos processos seletivos e realizar entrevistas de emprego, a dica é turbinar o currículo com cursos e instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Na plataforma da Quero Bolsa, você tem a chance de estudar com até 80% de desconto na mensalidade e transformar a sua vida profissional. Conheça as melhores instituições para você:

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.