Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Como se destacar no mercado de trabalho? Veja 5 dicas

10 de outubro de 2022
como se destacar no mercado de trabalho
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

No meio de tanta competitividade, quando o assunto é ocupar uma boa vaga de emprego, é comum que você queira correr para se sair melhor que seus concorrentes, por isso saber como se destacar no mercado de trabalho é fundamental!

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Nessa crescente de competição, as empresas buscam, cada vez mais, profissionais que sejam extremamente qualificados para suas áreas. Claro que conquistar a vaga é só o primeiro passo para toda uma trajetória profissional.

 

Existe um caminho com muita dedicação e esforço para que o sucesso profissional aconteça. Afinal, quanto mais conhecimento e experiência, mais degraus você sobe para o objetivo final: sucesso na carreira!

 

Ainda é comum encontrar pessoas com dificuldades de saber quais são as etapas necessárias para que consiga se estabelecer na profissão escolhida. Quer saber como se destacar no mercado de trabalho e crescer profissionalmente? Separamos 5 dicas!

Como se destacar no mercado de trabalho?

Para não ser mais um na hora de ocupar uma vaga, muitos pontos são considerados desde a escolha do seu currículo, até o momento da entrevista de emprego. Além das técnicas para se sair bem nessas etapas, algumas outras podem te ajudar.

 

Nessa lista de 5 dicas de como se destacar no mercado de trabalho, separamos os principais passos para você seguir construindo no seu dia a dia e ser visto como uma opção melhor que outros profissionais. Confira!

Faça network

Você já deve ter ouvido falar que ter bons contatos faz toda a diferença e realmente faz. Ter uma rede de relacionamentos profissionais é uma porta para mapear oportunidades. Afinal, pode surgir aquela vaga na empresa em que trabalha que pode ser uma chance para você.

 

As indicações podem aumentar as suas chances, já que muitos lugares valorizam a indicação dos funcionários para uma vaga. Além disso, o network te coloca em evidência com pessoas da sua área, colocando você no radar delas e vice-versa.

 

Por isso, tenha boas e verdadeiras relações com outros profissionais do mercado de trabalho, troque experiências, preste ajuda quando precisarem, construa a sua base de relacionamentos.

Não tenha medo de desafios

Como se destacar no mercado de trabalho sem sair da zona de conforto? Não é possível. O movimento é necessário para que você consiga dar passos maiores na carreira, por isso é importante encarar novas oportunidades.

 

Apesar do medo de enfrentar algo novo, encarar novos desafios na carreira ajuda no amadurecimento profissional. Uma nova oportunidade, dá chances para novos aprendizados e, também, novos erros que vão fortalecer sua trajetória.

 

Ser completo na sua área é não se deixar acomodar no que você já conhece. Busque o desconhecido, pratique novas habilidades e se desafie. É assim que você começa a ganhar evidência.

Seja visto no LinkedIn

Quer saber como se destacar no mercado de trabalho usando a plataforma? Seja visto!

 

Não tem como negar: o LinkedIn é a rede social que possibilita muitas oportunidades de empregabilidade. Atualmente, é visto como um dos principais canais para ser visto por outros profissionais e recrutadores de empresas.

 

É exatamente por estar no radar de muitas pessoas, com foco profissional, que você precisa manter seu perfil na rede social atualizado. Apresente todas as suas experiências no mercado de trabalho, com foco na área que você deseja, suas formações, conhecimentos e competências.

 

Outra forma de se manter visto no LinkedIn é publicar suas conquistas, ideias e realizações profissionais, promovendo interação na rede, fortalecendo seu marketing profissional. 

Invista em soft skills

Obviamente, as habilidades técnicas são fundamentais para se destacar no mercado de trabalho e conquistar boas vagas de emprego. Mas é indiscutível que hoje em dia ter soft skills desenvolvidas é tão importante quanto.

 

Ter inteligência emocional, saber fazer uma boa gestão de tempo, saber se organizar, ter empatia com o time que trabalha junto de você, entre tantas outras habilidades são também buscadas pelas empresas na hora de escolher um candidato.

 

Não adianta ter apenas competências técnicas, se a forma de se relacionar ou lidar com desafios comprometer seu desenvolvimento na carreira. Para isso, hoje em dia, existem cursos que facilitam, mas as práticas partem no dia a dia, já que são pontos de personalidade e característica pessoal de cada um.

Continue se especializando

E, claro, mantenha sempre seus conhecimentos atualizados. Independente da sua área de formação e carreira, continuar se especializando te dá mais preparo para encarar as novidades do mercado de trabalho.

 

Existem diversos tipos de cursos e treinamentos possíveis para que você enriqueça, ainda mais, seu currículo e suas habilidades técnicas na hora de fazer o seu trabalho. Uma das formações que ganham destaque é a pós-graduação.

 

Ter uma especialização pode abrir ainda mais portas, já que seus conhecimentos são mais profundos dentro da sua atuação profissional. O que pode resultar em cargos com níveis mais elevados na empresa.

Como se dar bem no trabalho do futuro?

Como já citado no artigo, as softs skills são um caminho para se destacar no trabalho do futuro. O relatório Future of Jobs, do Fórum Mundial The World Economic Forum (WEF) do ano de 2020, divulgou as principais habilidades que os profissionais precisam desenvolver acompanhando as mudanças do mundo.

 

Entre elas estão resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, inteligência emocional, resolução de problemas, criatividade, persuasão e negociação, pensamento analítico e inovação e liderança.

 

Outro ponto de atenção para o futuro e como se destacar no mercado de trabalho é o  avanço tecnológico. À medida que novas formas de trabalhar surgem, se faz mais necessário a preparação do profissional nesses campos.

 

É preciso saber lidar com máquinas, sistemas e tudo que é fornecido pela tecnologia. Cada vez mais as atividades do dia a dia estão sendo automatizadas por essa crescente e já começa a ser necessário acompanhar.

 

Estudar e se especializar nessas áreas já é uma das urgências do mercado. Cada vez mais as empresas estão interessadas em manter os colaboradores atualizados e interessados nas novas tendências tecnológicas.

Quais cursos para crescer na empresa?

Entre todas as competências citadas nos tópicos anteriores e habilidades que podem fazer você se destacar entre os concorrentes, algumas são possíveis através de cursos de graduação e pós-graduação.

 

Existem cursos em potencial que podem te ajudar desde saber fazer um planejamento estratégico, liderar e lidar com pessoas do time, até fazer uma boa gestão de projetos e leitura de dados. Separamos alguns para você conhecer:

 

Onde se preparar para o mercado de trabalho

Agora que você já sabe como se destacar no mercado de trabalho, já pode escolher um tipo de formação para aprimorar suas habilidades. Para isso, escolha uma boa instituição de ensino, bem avaliada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Há diversas faculdades a distância que oferecem bons cursos, possibilitando flexibilidade de horário, além de um desconto de até 80% nas mensalidades para começar agora! Olha essa listinha:

 

+ Leia também

 O que são soft skills? Entenda e veja como desenvolver algumas

7 cursos de pós-graduação em sustentabilidade para trabalhar com meio ambiente

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.