Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


EAD

5 cursos EaD para quem quer ser autônomo

15 de março de 2023
5 cursos EaD para quem quer ser autônomo
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

A autonomia é um bem precioso. Ainda mais nos últimos anos, onde a possibilidade de autogestão, cuidado pessoal e administração dos bens se mostrou tão essencial. E no mundo profissional não é diferente, sabia?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Existem aqueles profissionais que preferem trabalhar sem vínculos empregatícios, seja através da prestação de serviços, trabalhos freelancers, ou mesmo criando um comércio próprio. Esse profissional, é o chamado autônomo

Recentemente, inclusive, muitas pessoas têm optado por sair dos vínculos de trabalho com carteira assinada, para garantir essa autonomia. Fazer seus próprios horários, trabalhar de casa, entre outros fatores. 

Só do ano de 2021 para o de 2022, houve um crescimento considerável na média anual de trabalhadores sem carteira assinada: o número passou de 11,2 milhões para 12,9 milhões de pessoas. 

Esse número é o maior da série histórica, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados apontam que muita gente vem procurando seu espaço no mercado de trabalho, mesmo que precisem criá-lo.

E você? Já pensou em se tornar um profissional autônomo? Sabe quais cursos podem te habilitar para trabalhar por conta própria com mais facilidade? Sabia que essas graduações podem ser feitas à distância? Vamos te mostrar algumas opções!

O que é um profissional autônomo?

Primeiramente, vamos entender o que é um autônomo. Segundo a definição que o IBGE utiliza para suas pesquisas, o profissional autônomo é aquele que trabalha sem vínculo empregatício, ou seja, sem carteira assinada e, em alguns casos, sem CNPJ. Também entram nessa lista os empregadores e os profissionais fora do setor privado, como os trabalhadores domésticos.

Dessa forma, esse profissional trabalha por conta própria. E apesar de não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa ou pessoa, ele pode sim, prestar serviços eventuais para pessoas físicas ou jurídicas, sem ser um trabalhador efetivo. 

Assim, é de responsabilidade do autônomo acompanhar sua situação financeira e arcar com os resultados do seu trabalho. Organização é a palavra-chave para esse profissional.

Perfil de um profissional autônomo

É importante lembrar que o trabalho autônomo tem benefícios, mas conta com muitos cuidados que devem ser tomados pelo profissional. Afinal, por não estar diretamente ligado a uma empresa, a quantidade de serviço pode variar mês a mês, o que influencia também nos ganhos.

Por isso, existem alguns pontos aos quais o trabalhador autônomo deve se atentar para conseguir manter o controle de tudo que envolve seu serviço ou produto.

Confira algumas dicas importantes para quem deseja trabalhar por conta própria:

  1. Ter boa gestão de tempo

As tarefas precisam ser executadas do jeito certo, conforme pedido pelo contratante, e dentro do prazo. Como no dia a dia você pode ter outros afazeres além do trabalho, como estudo, tarefas de casa e compromissos pessoais, é preciso se planejar para que a entrega ao seu cliente seja feita de forma adequada.

  1. Saber se comunicar

Você não precisa ser o mestre da comunicação, mas tem que saber vender seu peixe. Para criar uma boa reputação como autônomo, explique bem suas experiências, entregue contatos para referências, tenha um portfólio do seu trabalho e não tenha vergonha de oferecer aquilo que você sabe fazer.

  1. Controlar as demandas e formalizar o serviço

Ainda que o autônomo não seja um empregado fixo, ele precisa ter cuidado ao lidar com seus clientes. Para não sofrer nenhum calote, por exemplo, ou ser cobrado de tarefas que não foram acordadas, é muito importante fazer um contrato de prestação de serviços. Existem muitos modelos disponíveis para cada autônomo se basear, e o SEBRAE oferece uma versão editável gratuita.

Profissões para trabalhadores autônomos

Cursos EaD para quem quer ser autônomo

Desenvolvedor de software

Cursos na área de tecnologia vêm fortes como opções de trabalho autônomo. No caso de um  desenvolvedor, por exemplo, as possibilidades de se fazer seu próprio negócio são boas. 

Ele pode prestar serviços para diversas empresas, desenvolvendo softwares, aplicativos, programas, e geralmente, fazendo tudo de casa. É preciso, claro, ter um bom setup: as ferramentas que ele irá utilizar no dia a dia para trabalhar.

Algo a se considerar para quem pensa em ingressar na área, é que as pesquisas mais recentes da Brasscom indicam que faltam profissionais de tecnologia, mas a demanda é bem alta. A associação estima que até 2025 haverá uma busca por cerca de 797 mil profissionais de tech.  Interessante para se investir, né? 

Social Media

A área de mídias sociais está em constante expansão e é muito necessária no mercado atualmente. Especialmente, quando falamos da presença digital das marcas. Desde pequenos negócios, até influenciadores e grandes empresas estão investindo na boa gestão de suas redes sociais e na estratégia de conteúdo ideal para estabelecer seu espaço nas redes sociais.

E é aí que entra o social media com seus cronogramas de postagens, ideias de publicação e tantos outros detalhes importantes para estabelecer o tom de voz de um negócio. 

Por ser uma área ainda considerada nova, ainda há uma procura por profissionais capacitados, e essa é uma possibilidade boa para quem deseja atuar de maneira autônoma. Podendo até, por exemplo, escolher em qual nicho quer trabalhar. Já pensou ser social media na área de nutrição?  

Profissional de Marketing Digital

O marketing digital é considerado o futuro do marketing que conhecemos. Afinal, o marketing já é tudo aquilo que está acontecendo ao nosso redor. Nos comerciais de TV, banners no ônibus, outdoors, propagandas de rádio, e mesmo nos anúncios no meio dos vídeos que você gosta. 

O profissional de marketing, é a pessoa por detrás das estratégias e criações que movimentam o mercado e atendem os desejos e necessidades dos consumidores através desses.

No caso do marketing digital, ele é considerado o futuro, porque foca em utilizar todos os canais digitais disponíveis para promover um produto, uma marca ou mesmo uma pessoa. E um profissional da área, pode garantir até mesmo mais de um cliente para atuar e ainda manter sua autonomia. Que tal prestar serviços no mundo do marketing? 

Professor de língua estrangeira

A importância de se aprender um novo idioma, segue fazendo parte da vida de muitas pessoas. Para garantir novas oportunidades de trabalho, viajar, ou mesmo aprimorar o currículo, o que garante espaço para quem leciona na área. 

Um professor de língua estrangeira autônomo, pode oferecer aulas de diversas formas, sejam elas particulares, para cursinhos, e mesmo para escolas de línguas sem gerar um vínculo empregatício. 

Editor de vídeos

Com tanto conteúdo sendo gerado, mesmo vídeos curtos como um reels, precisam de um bom trabalho de edição para conquistar o público e fidelizar os telespectadores. Mas existe um mar de opções para que um editor de vídeos autônomo possa atuar, e muitos anúncios pedindo pelo serviço, por sinal. 

Seja para canais do Youtube, cursos online, infoprodutos ou mesmo materiais para redes sociais, é possível garantir uma clientela e até conquistar algum contratante fixo para prestar seus serviços. Dá pra usar toda a criatividade nessa profissão!

Cursos EaD para ser um profissional autônomo

Além de escolher a profissão autônoma que mais se encaixa no seu perfil, é preciso se habilitar e se preparar para atuar na área. Principalmente porque o mercado de serviços pode ser bem concorrido, e os autônomos precisam se destacar para serem escolhidos. 

Para apresentar profissionalismo e capacidade para atuar na área escolhida, possuir um diploma já ajuda muito, além de possibilitar que você trabalhe os conhecimentos adquiridos em aula, na prática. Cada aprimoramento conta para que um bom autônomo seja reconhecido.

No caso da lista de profissões citadas acima, são áreas que possuem graduações reconhecidas e que vão prepará-lo adequadamente para o dia a dia profissional.

Separamos aqui os cursos EaD que podem alavancar sua carreira como autônomo nas profissões que vimos antes: 

+ Confira quais são os cursos EAD reconhecidos pelo MEC

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Para quem curtiu a ideia de trabalhar com tecnologia e se tornar um desenvolvedor, esse é o curso perfeito. O tecnólogo permite que o aluno conheça diferentes linguagens de programação e seja capaz de escrever linhas de código que se tornarão um programa ou software que atende as necessidades descritas pelo contratante.

Publicidade e propaganda

O curso é uma das opções que formam comunicadores e os habilita para atuar como um Social Media. Além de conhecer de forma aprofundada sobre o mundo publicitário, algumas disciplinas aproximam o profissional das redes sociais e os permite atuar no meio digital. Outro exemplo de curso que conta com universidades que tem na grade curricular o conhecimento de novas mídias, é o jornalismo.

Marketing Digital

Não tem como ser mais direto, para o profissional que deseja atuar com Marketing Digital, o curso, que leva o mesmo nome, já foi elaborado pensando em reunir os ideias do marketing tradicional com a forte presença da internet e das mídias digitais no cotidiano das pessoas. 

Por isso, além de ser a modalidade de marketing que mais vem chamando atenção, é um curso muito completo para quem deseja atuar na área e se tornar um profissional autônomo expert em criar estratégias para seus clientes.

Licenciatura em línguas


Para se tornar um professor proficiente no ensino de línguas, é importante apresentar o diploma de sua licenciatura no idioma escolhido para lecionar. Afinal, mesmo quem já estudou e já tem fluência em uma língua estrangeira, precisa aprender o método de ensino ideal para trabalhar com seus alunos e conseguir passar seu conhecimento. 

Rádio e TV

O bacharelado em Rádio e TV é ideal para quem deseja se tornar um editor de vídeos. Todo o “por trás das cenas” do mundo da televisão e do rádio está presente na grade do curso, mas existem aulas voltadas somente para o aprendizado de edição, em diferentes tipos de programas. 

A ideia é que o aluno de Rádio e TV aprenda desde o básico, como cortar e renderizar um vídeo, até inserir efeitos visuais e sonoros que prendem a atenção do público.

Bolsas para cursos EaD

Se você busca opções de faculdade para fazer sua graduação à distância e se capacitar para ser um profissional autônomo, aqui estão algumas universidades que oferecem até 80% de desconto e são certificadas pelo MEC:

+ Leia Mais!
10 melhores sites de emprego para você mandar seu currículo

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Os mais lidos
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é

Licenciatura plena em Pedagogia: entenda de uma vez o que é

Por Amanda Nonato em 10/08/2022
5 cursos de saúde EaD para você conhecer

5 cursos de saúde EaD para você conhecer

Por Amanda Nonato em 08/08/2022
Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

Faculdade EaD: descubra quais são as 10 melhores do Brasil

Por admin em 22/02/2022
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.