Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Profissões do Marketing Digital: quais são elas?

16 de dezembro de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

As profissões do marketing digital são diversas, portanto, para quem deseja seguir por este caminho não vai faltar opções, isto é, com certeza você encontrará alguma com que tenha mais afinidade.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Em um mundo cada vez mais digital e a julgar pelas horas que passamos todos os dias conectados nas redes sociais, não tenha dúvidas de que se você é um aficionado pela área ou ela, está há muito tempo em stand-by, agora é o momento certo para ingressar em uma das profissões do marketing digital.

Em plena expansão, para 2022 é previsto no marketing digital, um crescimento de 27% em comparação com o ano passado, quando foram investidos mais de R$30 bilhões em publicidade digital. Os dados são do levantamento feito pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) em parceria com a Kantar Ibope Media.

Leia mais: Entenda de uma vez: profissional de Marketing Digital pode ser MEI?

Continue a leitura e descubra quais são as profissões do marketing digital que mais estão recrutando atualmente!

Veja também:
+ Quem não pode ser MEI? Entenda os Requisitos!

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de tarefas realizadas de maneira on-line, através do uso das mídias digitais (blog, e-mail, portais, redes sociais, monitores de busca etc.), para conseguir aproximação e negociações com clientes e consumidores em potencial. 

O trabalho das profissões do marketing digital envolve a construção e o fortalecimento de identidade das marcas, através de técnicas como o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO.

Veja também: Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa

Como ingressar e trabalhar no Marketing Digital?

No que concerne à formação acadêmica, os cursos podem ser diversos. Assim, escolha um do seu interesse que te ajudará a se desenvolver profissionalmente e criar um networking para se inserir no mercado de trabalho.

Esteja de olho nas tendências digitais, elas estão em constante transformação, e invista em cursos livres caso seja necessário.

Leia mais: Veja 5 motivos para mudar de carreira e como fazer a transição

Profissões Promissoras do Marketing Digital

Veja abaixo, quais são as profissões do marketing digital mais promissora para seguir em frente:

Social media

O social media é o responsável pela gestão das redes sociais de empresas, marcas ou personalidades em seus perfis, a fim de auxiliar no crescimento e engajamento dos mesmos. 

O profissional é quem realiza o planejamento dos posts, procurando a melhor forma de alcançar o maior número de pessoas interessadas pelo conteúdo, devendo para isso, interagir com os usuários e prezar pela imagem positiva de seu cliente.

Cabe a este profissional gerir crises de imagem e responder a questionamentos.

Cursos de interesse para essa profissão

Confira alguns cursos que podem te ajudar, caso seu desejo, seja o de se tornar um social media:

  • Jornalismo;
  • Relações públicas;
  • Design;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Marketing;
  • Administração.

Analista de métricas

O analista de métricas é quem transforma os dados brutos em informação de valor, de maneira a auxiliar os gestores de uma organização a tomarem as melhores decisões para  o negócio.

Com amplo conhecimento de métricas e KPIs, este profissional mensura o desempenho das ações de marketing digital, que indicam se o processo está funcionando. O analista de métricas faz a análise de todas as redes e plataformas da empresa, avaliando o acesso às mesmas.

Cursos de interesse para essa profissão

Descubra algumas faculdades que podem podem ser úteis para o analista de métricas:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Sistemas da Informação;
  • Marketing;
  • Tecnologia da Informação.

Designer

O designer é o responsável pela concepção de um produto, abrangendo seus conceitos artísticos e funcionais.

É o designer quem concebe e ilustra as peças de comunicação visual vistas em propagandas e softwares de um negócio, tais como seus logotipos e layouts. Este profissional tem um grande envolvimento no desenvolvimento da interface digital de uma aplicação.

Cursos de interesse para essa profissão

Abaixo, veja os cursos que tem mais a vê com quem sonha em ser designer:

  • Design Gráfico;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Artes Visuais;
  • Marketing.

Atendimento

O atendente é o responsável pela intermediação entre organização e cliente, dando atenção às suas necessidades específicas e sanando suas dúvidas. O profissional é essencial para o estreitamento da relação entre as duas partes.

Cursos de interesse para essa profissão

A seguir, veja carreiras que podem te auxiliar a seguir por este caminho:

  • Administração;
  • Marketing;
  • Secretariado.

Estrategista de marketing digital

O estrategista de marketing digital é o responsável pela parte de planejamento. Atuando com as demais equipes, ele define as melhores estratégias para fortalecer o marketing de uma organização.

O profissional é quem gerencia os funis de vendas na internet que focam na conversão de receita, definindo o público-alvo que os tráfegos serão destinados, as métricas a serem analisadas etc.

O estrategista de marketing digital é também quem decide os pontos de contato que constituirão a estratégia, como plataformas de anúncios, e-mails e WhatsApp.

Cursos de interesse para essa profissão

Se você é estrategista e consegue encontrar as melhores formas de atingir metas, alguma dessas profissões é para você:

  • Marketing;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Jornalismo;
  • Relações públicas;
  • Administração.

Criador de conteúdo

O criador de conteúdo é o responsável pela criação de conteúdos com o fim de atrair visitantes para as páginas (blogs, redes sociais, sites etc.) de uma organização, devendo observar quais conteúdos são mais pertinentes para o público-alvo e a plataforma onde eles serão criados.

Por meio da criação de conteúdos, este profissional do marketing digital, aumenta a geração de leads e o tráfego orgânico das páginas da empresa, transformando seus visitantes em clientes.

Cursos de interesse para essa profissão

A seguir, confira alguns cursos para quem deseja trilhar por este caminho:

  • Jornalismo;
  • Design;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Marketing.

Desenvolvedor

O desenvolvedor é o responsável pelo desenvolvimento de sites e aplicações de uma organização, trabalhando em conjunto com as demais equipes, como o designer. 

Ele deve desenvolver um ambiente virtual intuitivo e agradável para o público, prezando pela agilidade e eficiência do mesmo.

Cursos de interesse para essa profissão

Se a programação é o seu foco, talvez, você deva fazer algum desses cursos:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Ciência da Computação;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia de Software.

Gestor de tráfego

O gestor é responsável por gerir o tráfego dos softwares, gerenciando os anúncios da organização e garantindo que eles cheguem ao público-alvo, o que é essencial para a conquista de novos leads e aumento das vendas.

Cursos de interesse para essa profissão

Veja as carreiras mais interessantes para um gestor de tráfego:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Engenharia de Software;
  • Marketing.

Analista de SEO

O analista de SEO faz com que o site de uma organização chegue a mais pessoas. O profissional precisa conhecer a fundo os algoritmos do Google para que os sites apareçam nas primeiras páginas do buscador.

Cursos de interesse para essa profissão

Descubra algumas faculdades proveitosas para o analista de SEO:

  • Marketing;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Jornalismo;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Relações públicas.

Analista de dados

O analista de dados é o profissional que cataloga e analisa a grande quantidade de dados e informações recebidos dos ecossistema digitais para a partir daí dispô-los e interpretá-los de modo a extrair padrões, os tornando palpáveis e compreensíveis.

Cursos de interesse para essa profissão

Para quem deseja se tornar analista de dados, esses são alguns cursos possíveis:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Ciência da Computação;
  • Engenharia da Computação;
  • Tecnologia da Informação.

Todos os cursos de interesse que mencionamos por aqui, você pode fazer nas melhores faculdades do país e estamos aqui para te apresentar algumas delas. Abaixo, confira excelentes instituições reconhecidas e aprovadas pelo MEC, que figuram nessa lista:

Veja também: 10 faculdades que as pessoas menos se arrependem de fazer

Agora que você já está bem informado sobre quais são as profissões do Marketing Digital que estão em alta, se sente pronto para fazer um  mergulho nesta área? Compartilhe aqui com a gente nos comentários.

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.