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Entenda de uma vez: profissional de Marketing Digital pode ser MEI? 

24 de novembro de 2022
Marketing Digital pode ser mei
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Escrito porAmanda Nonato

Uma das dúvidas de quem começa a empreender na internet é a respeito da formalização do trabalho, como Microempreendedor Individual. Você sabe, por exemplo, se um profissional de Marketing Digital pode ser MEI?

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Ter o próprio negócio é o desejo de muitas pessoas, ainda mais com a possibilidades que o avanço tecnológico oferece. Uma das áreas que está se destacando é dentro da publicidade, com novas formas de fazer marketing, mas a formalização é importante.

Ao decidir empreender online, você precisa entender se o MEI é a melhor opção para que o seu negócio esteja em formalidade, caso a resposta seja positiva, busque compreender como funciona e, principalmente, se a atividade que você realiza se enquadra em alguma das categorias disponibilizadas.

Para te ajudar nesse processo de formalização no empreendedorismo online, no artigo você vai entender se quem trabalha com Marketing Digital pode ser MEI.

Veja também:
+ Quem não pode ser MEI? Entenda os Requisitos!


O que é MEI?

Desde 2009, o modelo de empresa Microempreendedor Individual (MEI) é uma das maneiras de formalizar o trabalho de pessoas autônomas, como cabeleireiros, vendedores e, cada vez mais, profissionais da comunicação, entre outros.

A modalidade trouxe a oportunidade para regularização das atividades econômicas dos empreendedores individuais, assegurando os direitos previdenciários, como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte. Outros benefícios como legalização para o estabelecimento também é possível.

Um profissional de Marketing Digital pode ser MEI se ele corresponder os critérios para o cadastro, como ter o faturamento anual de até R$ 81.000,00, além de não poder ter outra empresa. Não é obrigatório a emissão de notas fiscais para pessoas físicas, mas pessoas jurídicas, sim.

O que é Marketing Digital?

Agora que você já sabe o que é Microempreendedor Individual, vamos dar mais um passo e entender como é esse tipo de trabalho na internet, para saber se um profissional de Marketing Digital pode ser MEI.

Esse trabalho é, como o próprio nome diz, o marketing e a publicidade de uma marca, empresa ou produto dentro do ambiente digital, ou seja, de forma online. O maior exemplo disso são as redes sociais que dominaram e mudaram o formato de venda, utilizando outros tipos de estratégias e ferramentas

Além deste canal, outros também ganharam força, como os e-mails marketing, e-commerce e otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), que facilita o negócio ser encontrado em ferramentas de busca.

Ter o conhecimento e domínio sobre essas etapas engaja a estratégia planejada, para a venda ou fortalecimento de marca, ao sucesso. Entretanto, a combinação de métodos precisa, primeiramente, passar por um filtro, já nem todos os negócios tem o perfil para utilizar algumas ferramentas.

Trabalhar de forma autônoma nessa área acontece quando o profissional começa a prestar consultorias ou captar clientes para desenvolver algumas das etapas que foram citadas anteriormente, como o gerenciamento de mídias sociais.

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Quem trabalha com Marketing Digital pode ser MEI?

Depende! Na verdade, a resposta é “sim”, mas é preciso entender algumas condições dentro desse cenário. Para a criação do MEI em Marketing Digital ou qualquer outra atividade, o profissional precisa selecionar uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) em que os seus serviços se enquadram.

A numeração referente ao Marketing Digital foi desenquadrado do regime do MEI, ou seja, não existe mais. Desde 2019 o setor foi retirado da lista de atividades permitidas pela modalidade de formalização profissional.

Então, como profissional de Marketing Digital pode ser MEI? O que fazer? A Receita Federal sugere que seja feita a solicitação para a Microempresa (ME). Outra forma para os prestadores de serviços que atuam nessa área é buscar atividades que possam ser similares ao que eles exercem para se adequar.

Entenda quais categorias podem ser úteis para os profissionais de Marketing Digital que querem ser MEI.

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Qual a categoria do MEI para Marketing Digital?

Levando em consideração que a própria atividade não existe dentro das opções disponíveis no CNAE, quais são as permitidas para quem quer ser MEI na área de Marketing Digital? Confira uma lista com algumas opções:

Editor de jornais diários e não diários: CNAE 5812-3/01 e CNAE 5812-3/02, respectivamente. A atuação aqui é direcionada em sites ou publicações impressas, com conteúdos publicitários.

Editor de vídeo independente: CNAE 5912-0/99 autoriza atividades de pós-produção audiovisual de qualquer local.

Fotógrafo:  CNAE 7420-0/01 atua com fotografia das áreas comerciais, de publicidade, entre outros.

Promotor de vendas: CNAE 7319-0/02 permite trabalhar com promoção de vendas e material publicitário, na parte de distribuição.

Editor de revista: CNAE 5813-1/00 possibilita atuação em revistas periódicas impressas ou digitais, com conteúdos diversos, principalmente, publicitários.

Quem trabalha com Marketing Digital pode ser MEI, também, nessa outras categorias que permitem essa atuação:

  • Editor de lista de dados e outras informações
  • Digitador
  • Promotor de vendas
  • Instrutor de cursos gerenciais
  • Editor de livro


Como fazer um MEI para trabalhar com Marketing Digital?

Agora que você já sabe como um profissional de Marketing Digital pode ser MEI, chegou a hora de entender como fazer o cadastro. Após a decisão das categorias (CNAEs) que você vai trabalhar, siga o passo a passo adiante:

  • Acesse o site Portal do Empreendedor
  • Clique em “Quero ser MEI”
  • Selecione a área “Formalize-se!”
  • Realize o login no gov.br
  • Digite os dados solicitados
  • E pronto! Peguei o seu CNPJ

Um detalhe importante no preenchimento é no endereço. Como a categoria não exige, exatamente, um ponto de estabelecimento, você pode colocar o endereço da sua casa, já que será o local que você irá exercer a atividade.

Depois disso, busque formalizar o MEI junto a prefeitura. Esse passo é importante porque a atividade é prestação de serviços, dessa forma, você consegue emitir notas fiscais e conquistar bons clientes.

O que estudar para trabalhar em Marketing Digital?

Um profissional de Marketing Digital pode ser MEI, mas como se tornar um? O que é necessário? O curso nessa área é disponibilizado de diversas formas: nível técnico e curso superior, como graduação tecnológica e pós-graduação. Neste último caso, profissionais de Administração e Publicidade e Propaganda, por exemplo, podem se especializar.

Quem quiser estudar e entrar nessa área, pode escolher entre estudar presencialmente ou a distância (EaD). Dependendo da instituição de ensino, a formação exige estágio obrigatório, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

E sim! O profissional de Marketing Digital pode ser MEI e também pode se especializar com cursos livres e profissionalizantes aos que quiserem conhecer mais a área e ingressar no mercado. Já dá para perceber que há muitas possibilidades.

Então, o tipo de formação depende do que você busca e do tempo que você pretende se dedicar. O curso tecnológico pode durar até 2 anos, assim como a pós-graduação.

Alguns conteúdos abordados no curso são:

  • Endomarketing
  • Inbound Marketing
  • SEO
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing de Relacionamento
  • Gestão de Projetos
  • Comunicação em Mídias Sociais

Caso decida por formação de nível superior, algumas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) oferecem o curso com desconto de até 80% nas mensalidades, sobretudo, nos cursos a distância. Confira algumas opções:

Leia também:
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