Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Faculdade depois dos 40 anos: veja cursos EaD em destaque no mercado

28 de novembro de 2022
faculdade depois dos 40 anos
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato
Atualizado em: 18/06/2024

Ainda vale a pena fazer faculdade depois dos 40 anos? Existem oportunidades para quem é mais velho? Essas são algumas dúvidas frequentes de algumas pessoas que buscam melhores salários, novas posições no mercado de trabalho ou realizar o sonho de formação no ensino superior.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

O assunto sempre gerou bastante discussão já que ainda é comum o ingresso a faculdade, logo após a conclusão do ensino médio, no entanto, com o avanço e crescimento dos cursos a distância essa realidade mudou e gerou mais oportunidades.

Isso porque, entrar em uma faculdade depois dos 40 anos, precisa de conciliação entre as demandas da vida adulta, como custos financeiros, tempo de deslocamento e estudo, além de lidar com grupos que são, em sua maioria, mais jovens na sala de aula.

Entretanto, fazer uma graduação EaD facilita esses acessos para que a formação acadêmica possa acontecer com qualidade adequada e de um jeito ainda mais acessível para o estudante. Por isso, separamos tudo que você precisa saber sobre começar uma faculdade depois dos 40 anos!

Como está o mercado de trabalho depois dos 40 anos?

trabalhar no mercado financeiro

Caso você esteja há muito tempo sem participar de processos seletivos, a recolocação no mercado de trabalho depois dos 40 anos pode ser mais difícil. As entrevistas e exigências das empresas têm mudado ao longo dos anos, conforme novas áreas vão surgindo.

Apesar disso, os anos de experiência e se manter atualizado podem abrir portas para vagas diversas. Uma pesquisa realizada pela Gupy apontou que houve um aumento de 217% na contratação de profissionais entre 40 e 50 anos de idade em 2021, o que significa que o mercado para essa faixa etária está ganhando força.

Mensalmente, por exemplo, cerca de 60 mil vagas de emprego são publicadas na plataforma e, entre as pessoas contratadas pelas empresas, 10% estão nessa faixa etária: entre 40 e 50 anos de idade.

Ainda segundo os dados divulgados pelo site, as áreas que mais geraram emprego são:

  • Serviços: 16,68%
  • Varejo: 16,10% 
  • Saúde: 15,06%
  • Telecomunicações: 8,87%
  • Atacado: 6,77% 
  • Tecnologia da Informação: 4,74%

A pesquisa ainda aponta que há uma tendência de crescimento nas contratações nas áreas de Contabilidade ou Controladoria, Jurídico, Marketing e Comunicação e Recursos Humanos.

Para o sócio fundador da HUB 40+ e LinkedIn Top Voice em entrevista para o Estado de Minas destacou que algumas empresas já notaram a importância de dar atenção para essa faixa etária nos processos seletivos.

“Outras lançaram projetos que pretendem aproveitar o conhecimento acumulado destes profissionais por meio de consultorias. Este é um processo irreversível, até mesmo se levarmos em consideração que, até 2040, 57% da força de trabalho no Brasil será 45.”

Por que é difícil arrumar emprego depois dos 40 anos?

Apesar do avanço no número de vagas, ainda há uma certa dificuldade de conseguir emprego depois dos 40 anos, porque diferente do que parece, há poucas opções para profissionais mais experientes, como os de nível sênior. 

Um dos motivos é que você se torna mais caro para as empresas, já que tem um longo histórico na carreira. O contratante também pode acreditar que você tenha qualificação demais para a vaga, podendo ter mais habilidades que as exigidas e exigir um salário maior que o oferecido.

A pesquisa da plataforma Gupy traz dados a respeito dos cargos com o maior volume de contratações nessa faixa etária:

  • Gerente: 18,17%
  • Coordenador: 16,65%
  • Supervisor: 14,74%
  • Técnico: 14,46%
  • Especialista: 12,48%
  • Consultor: 10,31%
  • Operador: 7,45%
  • Auxiliar: 6,42%
  • Analista: 5,76%
  • Diretor: 4,95%
  • Trainee: 4,33%
  • Desenvolvedor: 3,26%
  • Estagiário: 0,42%

Outra justificativa usada para evitar contratar pessoas depois dos 40 anos é a falta de atualização para desenvolver certas habilidades que o mercado exige, sobretudo, diante das novas tecnologias. Por isso, buscar formações, entre outros passos, são importantes.

Como entrar no mercado de trabalho depois dos 40 anos?

Há algumas dicas que podem ajudar na preparação para recomeçar ou ingressar no mercado de trabalho depois dos 40 anos. Como o cenário está mudando com as novas áreas, é importante saber como atuar para começar na busca por vagas. Confira:

Faça cadastro em sites de vagas 

Os processos seletivos, atualmente, são feitos de forma online. Alguns começam na internet e terminam presencialmente, outros são completamente remotos. No entanto, para que empresas te notem ou que você veja boas vagas, coloque seu currículo em sites de emprego e, claro, o mantenha atualizado.

+ 10 melhores sites de emprego para você mandar seu currículo


Seja flexível para as vagas

Começar uma nova jornada na carreira depois dos 40 anos pode ser complicado devido às novas formas de trabalho e relação da empresa com os funcionários. Um exemplo disso é o trabalho remoto, que ganhou ainda mais força durante a pandemia.

O cenário mercadológico sempre está em mudança, conseguir se adaptar te coloca em evidência e facilita na hora da contratação, independente da faixa etária.

Encontre empresas que combinem com o seu perfil profissional

Procurar empresas que contratam pessoas com mais de 40 anos é, também, uma boa etapa para conseguir atuar em um lugar que você se sinta confortável e que possa te valorizar.

Alguns sites e premiações podem mostrar dados de diversas empresas, em categorias diferentes, como as contratações de pessoas com mais experiência.

Faça contatos

Network é indispensável para a conquista de vagas. Criar uma rede de contatos com profissionais da área em que deseja atuar, pode ajudar nas indicações para atuação em algumas empresas. Além disso, a troca com outras pessoas também facilita a compreender as novidades do setor.

Você pode fazer isso através de eventos da área ou de forma online, como o próprio LinkedIn, adicionando outros profissionais e interagindo com eles.

Na plataforma, você pode publicar seus trabalhos, como portfólio, opiniões e currículo, com mais detalhes de seus conhecimentos, habilidades e experiências. Mantenha o perfil atualizado para que esses contatos e empresas possam te notar e entrem em contato de uma forma mais fácil.

Se mantenha atualizado

Se manter atualizado é um dos pontos mais citados para conquistar uma vaga de emprego depois dos 40 anos, como aprender a manusear novas tecnologias e programas que geralmente são utilizados no trabalho. Outro destaque são as mídias sociais, marketing digital e, até mesmo, um novo idioma.

Outra maneira é fazer cursos de pós-graduação e MBA, para se especializar, caso já tenha uma formação inicial e só queira complementar, ou um curso superior, se por acaso for um sonho antigo ou quiser mudar de área.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Faculdade aos 40 anos vale a pena?

lista espera prouni

Se manter atualizado para o mercado é um dos maiores pontos para ingressar na faculdade depois dos 40 anos. Entretanto, pensar na estabilidade financeira que a idade pode trazer, sobretudo quando o assunto é família, é outro fator que faz valer fazer uma nova graduação ou realizar o sonho de concluir essa formação.

Às vezes, devido a outras responsabilidades, iniciar um curso superior ficou de lado, então, com essa idade, realizar o sonho de voltar para as salas de aula e fazer uma graduação dentro de uma área tão esperada é mais possível.

Outro destaque é que a modalidade de educação a distância facilita a conclusão da faculdade depois dos 40 anos. Poder conciliar o tempo de trabalho, casa e estudos é uma das vantagens do EaD, já que você pode estudar de qualquer lugar, de acordo com seus horários. A flexibilidade de tempo é um dos pontos mais positivos.

O acesso à faculdade também ficou mais fácil, mesmo com os custos. Isso porque os valores das mensalidades, em algumas instituições, são bem abaixo devido aos descontos e bolsas de estudo, principalmente quando o assunto é EaD.

+ Confira quais cursos EaD não precisam de TCC para formar


Qual faculdade fazer depois dos 40 anos?

A pesquisa da plataforma Gupy listou 10 setores que mais empregaram profissionais entre 40 e 50 anos. Dentro de cada área, é possível você buscar graduações EaD que possam dar oportunidades de atuação nos setores. Confira alguns:

  • Educação

Entre as opções estão os cursos de licenciatura, como Pedagogia, Letras, Química, Matemática e História, por exemplo, que permitem o trabalho dentro de escolas e instituições de ensino.

  • Saúde

Como os cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, entre outros.

  • Siderúrgica

Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho, etc.

  • Indústria em geral

Alguns exemplos são os cursos de Engenharia, Administração e Gestão Empresarial.

Tem seu próprio curso de graduação na modalidade tecnológica.

  • Tecnologia da Informação

Aqui há vários cursos superiores como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação e Engenharia da Computação.


  • Varejo

Gestão Comercial, Administração e Marketing são opções de graduação. No entanto, existem opções de técnicos também, como Técnico em Comércio e Técnico em Vendas.


Outras áreas de contratação depois dos 40 anos são:

  • Bens de consumo
  • Serviços
  • Telecomunicações


Onde fazer faculdade?

Já deu para notar que não tem idade certa para começar uma graduação, se destacar no mercado ou realizar um sonho, não é? 

Os cursos de graduação citados e outros que você tenha interesse em fazer depois dos 40 anos ou em qualquer outro momento da vida, podem ser encontrados em instituições de ensino superior reconhecidas e bem conceituadas pelo Ministério da Educação (MEC). 

Além disso, separamos uma pequena lista com opções, que oferecem desconto de até 80% nas mensalidades de qualquer curso! 

Leia mais:
+ Conheça 5 cursos gratuitos de Excel para você se destacar no mercado
+ Conheça as 7 áreas de TI que mais pagam bem no Brasil

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.