Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Confira quais são os cursos EAD reconhecidos pelo MEC

A modalidade de Ensino a Distância, o EaD, vem ganhando força no Brasil e no mundo, impulsionada pelos avanços tecnológicos que estão revolucionando a comunicação entre as pessoas. É por isso que diante de tantas ofertas que vemos por aí, sempre é preciso estar atento para não cair em ciladas.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para cursos EaD

Antes de escolher um curso superior, você precisa verificar se ele está com a papelada burocrática em dia e tem autorização para funcionar. Já pensou estudar por anos e só no fim descobrir que seu diploma não vale nada para o mercado de trabalho?

Uma das formas de descobrir a reputação de uma instituição universitária e a qualidade de um curso é saber se eles são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Mas, calma! Nós vamos te ajudar nessa missão. Veja a seguir uma longa lista de cursos superiores oferecidos na modalidade EaD e conheça outros dados importantes para fazer a sua escolha com segurança!

O MEC permite o ensino EaD?

O Ministério da Educação (MEC) autorizou o formato de ensino a distância em todos os níveis de ensino por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Em 2005, o órgão publicou o Decreto nº 5.622 que regulamenta o ensino a distância e estabelece políticas de garantia de qualidade dessa modalidade.

Segundo o Ministério, qualquer instituição que tenha interesse em oferecer um curso de graduação no formato EaD precisa solicitar um credenciamento específico à União.

Quais são os critérios do MEC para avaliar um curso EaD?

Para autorizar o funcionamento de um curso superior EaD, o MEC avalia a instituição de ensino e a proposta do curso com base em alguns conceitos mínimos de qualidade dentro das seguintes áreas:

  • Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem;
  • Sistemas de Comunicação;
  • Material didático;
  • Avaliação;
  • Equipe multidisciplinar;
  • Infra-estrutura de apoio;
  • Gestão Acadêmico-Administrativa;
  • Sustentabilidade financeira.

Caso a faculdade apresente aos avaliadores credenciados um bom resultado em todos estes quesitos, o MEC dará seguimento para finalização do processo de credenciamento para autorização do funcionamento do curso EaD.

Por que é importante fazer um curso EaD reconhecido pelo MEC?

Primeiro e mais importante: porque somente um diploma de curso reconhecido pelo MEC terá validade no Brasil. 

O aval do Ministério assegura que sua formação será oficial perante a lei e, além disso, será bem recebida na hora de buscar uma colocação no mercado de trabalho. 

O seu currículo terá muito mais peso se nele constar o nome de uma instituição e de um curso bem avaliado pelo MEC. As empresas estão atentas a isso.

Somente um diploma reconhecido permite ao recém-formado fazer o registro no Conselho Regional de sua respectiva profissão e, assim, poder exercê-la legalmente. Além disso, só um diploma oficial possibilita ao candidato a participação em concursos públicos que exigem nível superior. 

Em resumo: o reconhecimento do MEC abre as portas da sua carreira.

Leia também: Veja as 10 faculdades online com menores mensalidades

O diploma do EaD vale igual ao do presencial?

Lembramos ainda que o diploma EaD reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial. 

As grades curriculares e a carga horária são semelhantes nas duas modalidades, assim como a exigência de cumprir atividades, acompanhar aulas e fazer provas.

Quais cursos EaD são reconhecidos pelo MEC?

Há dezenas de cursos superiores reconhecidos atualmente pelo MEC no país, nos graus de bacharelado, licenciatura e tecnológico. E foi justamente utilizando esse critério que dividimos nossa lista, para facilitar sua consulta.

Antes de apresentar a relação com os cursos, resumimos as principais características dos três principais graus de formação.

  • Licenciaturas: cursos que duram em média 4 anos e formam profissionais aptos a dar aulas no ensino fundamental, médio e profissionalizante. Além das matérias específicas do curso, o aluno passa por disciplinas ligadas à Pedagogia e à Educação.
  • Bacharelados: são cursos que, no EaD, podem durar de 4 a 5 anos. Transmitem ao aluno um amplo leque de conhecimentos a partir de uma extensa grade curricular. O grau de bacharelado permite atuar em diversas frentes dentro de uma mesma área do conhecimento.
  • Tecnológicos: duram entre 2 e 3 anos e preparam profissionais voltados para uma atividade específica do mercado de trabalho. Têm caráter bastante prático e objetivo.

Mais detalhes: Veja a diferença entre bacharelado, tecnólogo e licenciatura 

A lista a seguir não pretende trazer a totalidade dos cursos de EaD reconhecidos pelo MEC. 

A cada semestre, a oferta das instituições universitárias pode variar, com o surgimento de novos cursos e o fechamento de outros. Mas garantimos a você que uma grande parte das opções atuais estão aqui.

Quais cursos EaD de bacharelado são reconhecidos pelo MEC?

Quais cursos EaD de licenciatura são reconhecidos pelo MEC?

Quais cursos EaD tecnólogos são reconhecidos pelo MEC?

Apenas um lembrete: Para carreiras que exigem uma carga de conteúdo prático presencial e diretamente supervisionado, como nos cursos da área de Saúde, muitas faculdades oferecem a modalidade semipresencial ou flex, que contém uma parte do curso em EaD e outra parte obrigatória com deslocamento até a sala de aula no campus ou polo.

Como saber se um curso EaD é reconhecido pelo MEC?

Toda instituição de ensino superior deve deixar essa informação disponível ao público de forma transparente. Um dos caminhos para buscá-la é entrar diretamente no site da faculdade e procurar o dado sobre o reconhecimento. As instituições reconhecidas costumam estampar essa informação de modo bem visível em suas páginas.

Mas a melhor fonte é o site do próprio MEC, que divulga informação atualizada e detalhada sobre todas as instituições e cursos do Brasil. O MEC mantém uma plataforma chamada e-MEC, cuja consulta é pública e gratuita.

Uma vez dentro da página inicial de busca, basta preencher os campos solicitados de acordo com o que você deseja saber. Na parte de cima, no campo “Buscar por”, é possível escolher entre “Instituição de Ensino Superior”, “Curso de Graduação” ou “Curso de Especialização”. Mais abaixo, é só ir completando os demais campos com as informações solicitadas.

Note que há alguns campos que você não precisa preencher se não quiser. Mas, caso tenha escolhido “Curso de Graduação” ou “Curso de Especialização” no início da busca, é importante selecionar o formato “A Distância”, depois “Em Atividade” no campo “Situação”. 

No final, basta digitar o código solicitado e clicar em “Pesquisar”. Fique atento aos avisos, logo abaixo do nome de algumas faculdades. Eles podem mencionar, por exemplo, que determinada instituição está impedida de abrir novas turmas para aquele curso.

Onde encontrar cursos EaD reconhecidos pelo MEC?

São muitas instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC – tanto públicas como privadas – que oferecem cursos de graduação EaD no Brasil.

Selecionamos para você uma pequena lista, caso queira começar a sua pesquisa por elas:

Em nossa seleção, escolhemos faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem vantagens como ingresso direto pelo Enem ou pelo ProUni, bolsas de estudo, descontos e convênios especiais e financiamento dos estudos sem burocracia.

Veja também:

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC 

Posso usar o Fies para realizar um curso EaD? 

O que achou da lista de cursos? Tem planos de fazer uma graduação EaD? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!