Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

O que é bacharelado? Como funciona e diferenças entre cursos

3 de março de 2023
Imagem do autor
Escrito porRedacao

Você sabe o que é bacharelado? Antes de iniciar o curso desse tipo, é normal sentir certas dúvidas.

Mas, para que serve um curso deste tipo? Por que não fazer um técnico? Qual a diferença entre esses dois cursos? Pensando nisso, preparamos esse manual te explicando o que é bacharelado e com dicas para te ajudar a decidir a formação ideal. Acompanhe abaixo!

O que é bacharelado?

Se te perguntarem o que é bacharelado, você pode responder que se trata de um tipo de curso de graduação universitária que oferece uma formação ampla em uma determinada área do conhecimento. 

Ao final do curso, você receberá o título de bacharel e estará apto a exercer atividades profissionais na área em que se especializar. Dependendo do curso e da universidade, também é possível aumentar ainda mais a sua especialização com programas de pós-graduação, como mestrado ou doutorado.

Quem pode cursar o bacharelado?

A boa notícia é que qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio ou equivalente pode se inscrever para cursar o bacharelado! Isso porque esses cursos são oferecidos por universidades públicas ou privadas que exigem que os candidatos tenham concluído o ensino médio, seja por meio de uma escola regular ou por meio de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vale ressaltar que, embora qualquer pessoa possa se inscrever para um curso de bacharelado, é importante considerar se a área de estudo escolhida é adequada aos seus interesses e habilidades. Cursar um bacharelado exige muita dedicação, disciplina e esforço, portanto é importante escolher uma área de estudo que seja de fato do seu interesse e que possa contribuir para sua realização pessoal e profissional.

o-que-e-bacharelado

Por que fazer bacharelado?

Há várias razões pelas quais alguém pode optar por fazer um bacharelado. Algumas das mais comuns incluem: desenvolvimento pessoal e intelectual, preparação para o mercado de trabalho, possibilidade de continuar os estudos e realização pessoal.

Em resumo, fazer um bacharelado pode trazer muitos benefícios pessoais e profissionais. É importante escolher um curso que esteja alinhado aos seus interesses e habilidades, para que você possa tirar o máximo proveito dessa experiência educacional.

Como funciona o bacharelado?

Se você decidiu por fazer um curso de bacharelado é natural que algumas dúvidas surjam nesse processo. Abaixo destacamos algumas delas.

Estrutura dos cursos de bacharelado

Pode variar de acordo com a universidade e a área de estudo, mas geralmente possuem:

  • disciplinas obrigatórias (aquelas que todos os estudantes do curso de bacharelado devem cursar);
  • optativas (permitem aprofundar sua formação em áreas específicas de interesse);
  • estágio ou trabalho de conclusão de curso;
  • e atividades extracurriculares (como grupos de estudos, projetos de pesquisa ou extensão universitária).

Além de todas essas atividades, os cursos de bacharelado também podem incluir atividades como palestras, seminários, apresentações e trabalhos em grupo. 

Tempo de duração

Em geral, os cursos de bacharelado tem uma duração média de 4 anos. Mas existem algumas exceções em que o curso pode durar mais ou menos tempo. Cursos como medicina, engenharia e arquitetura, têm uma duração média de 5 a 6 anos, devido à grande quantidade de disciplinas obrigatórias e de atividades práticas que os estudantes precisam realizar para se formar.

Independente da duração do curso, escolha aquele em que você tem mais interesse. Lembre-se que a formação envolve dedicação e por mais de um ano de formação.

Diploma e certificações

Ao concluir o curso de bacharelado, você recebe um diploma que atesta a conclusão da graduação na área de estudo escolhida. O diploma é emitido pela instituição de ensino superior na qual o curso foi realizado e é reconhecido pelo Ministério da Educação.

Além disso, dependendo da área de estudo, você pode obter certificações adicionais que atestam sua competência em áreas específicas.

Por exemplo, em algumas áreas da engenharia, você pode obter certificações profissionais após a conclusão do curso, como o certificado de Engenheiro Civil ou o certificado de Engenheiro Eletricista. Da mesma forma, em áreas como a administração, pode obter certificações em áreas específicas, como gestão financeira, marketing ou recursos humanos.

Essas certificações adicionais podem ser úteis para você se destacar no mercado de trabalho e demonstrar sua competência em áreas específicas.

Áreas de Atuação

Variam de acordo com a área de estudo escolhida. Existem diversas opções de cursos em diferentes áreas do conhecimento, como ciências exatas, ciências humanas, saúde, engenharia, tecnologia, comunicação, artes e muitas outras.

O importante é escolher uma área de estudo que seja do seu interesse e que ofereça boas oportunidades de trabalho no mercado.

Quais são os formatos de aula no bacharelado?

Presencial

É aquele modelo tradicional e mais conhecido em que o estudante e o professor estão fisicamente presentes no mesmo local, como uma sala de aula ou laboratório, para realizar as atividades de ensino e aprendizagem. 

EaD

A Educação a Distância é um formato de ensino que acontece totalmente online, sem a necessidade de aulas presenciais. Nesse modelo, as aulas são disponibilizadas por meio de plataformas virtuais onde você pode estudar de qualquer lugar e em qualquer horário que seja conveniente. As interações com o professor e os colegas também são realizadas virtualmente, por meio de fóruns de discussão, chats ou videoconferências.

Semipresencial

É também conhecida como ensino híbrido, um modelo que combina aulas presenciais com aulas online. Nesse formato, parte do conteúdo é disponibilizado online e a outra parte é realizada em encontros presenciais em sala de aula ou em atividades práticas em laboratórios, por exemplo.

Cada um desses formatos de aula apresentados possuem vantagens e desafios diferentes, e a escolha do formato depende da instituição de ensino, do curso e das preferências e necessidades do estudante. Alguns cursos podem utilizar uma combinação de dois ou mais desses formatos, de acordo com o conteúdo que está sendo ministrado e os objetivos de aprendizagem.

Como é o mercado de trabalho para quem cursou bacharelado?

O mercado é bastante diverso e pode variar de acordo com a área de estudo escolhida. Em geral, as oportunidades de trabalho para quem tem um bacharelado são amplas e variadas, com opções em empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais, além de outras possibilidades.

Vale também se informar se a área de atuação escolhida pede algum nível de especialização profissional, como pós-graduação, mestrado ou doutorado. Cada especialização aumenta a quantidade de anos de estudo, mas a dedicação também é recompensada, pois geralmente os salários também aumentam!

Como ingressar em um curso de bacharelado?

As universidades geralmente exigem que os candidatos passem por um processo seletivo, que pode incluir provas de conhecimento geral, específicas da área de estudo ou até de análise de desempenho acadêmico anterior. Tudo vai depender do curso e da universidade de sua escolha.

Onde estudar?

Tão importante quanto a escolha da profissão é decidir a instituição de ensino que irá prover a sua educação.

Pensando nisso, selecionamos algumas universidades com excelentes cursos, boa avaliação pelo Ministério da Educação e com oportunidades para bolsas. Muitas você pode estudar sem sair de casa. Excelente oportunidade para quem tem que conciliar trabalho e estudo. Confira abaixo:

Quais são as principais diferenças entre o bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Para saber qual tipo de curso escolher destacamos as principais diferenças dessas três modalidades. 

O bacharelado tem como objetivo fornecer uma formação ampla e abrangente em uma determinada área do conhecimento, como direito, engenharia, ciências sociais, ciências humanas, entre outros. 

A licenciatura é um curso de graduação que prepara os alunos para serem professores em escolas de ensino fundamental e médio.

Já o tecnólogo tem como objetivo fornecer uma formação específica em uma determinada área do conhecimento, como tecnologia da informação, gestão empresarial, design gráfico, entre outros.

Duração do curso

O bacharelado é um curso de graduação de duração mais longa, geralmente de 4 a 6 anos, enquanto a licenciatura varia de 4 a 5 anos. Já o tecnólogo é o mais curto entre os três modelos, com duração de  2 a 3 anos.

Tipo de diploma

Quem se forma em um curso de bacharelado recebe o diploma de bacharel, em licenciatura o de licenciado e como tecnólogo, diploma de tecnólogo. Todos são de nível superior, a diferença é que o de licenciatura habilita o formado a atuar como professor em escolas de ensino fundamental e médio e o de tecnólogo como profissional em uma área específica do mercado de trabalho.

Independente do curso escolhido certifique-se que a instituições de ensino superior seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Foco da formação

Como o bacharelado geralmente é uma preparação para uma carreira específica, inclui disciplinas obrigatórias e eletivas. Já a licenciatura como o foco é formar professores, além de disciplinas, inclui também estágios obrigatórios em escolas. Por fim, o tecnólogo é mais voltado para a formação de profissionais para o mercado de trabalho e, por isso, possui uma formação mais técnica em uma área específica.

Áreas de Atuação

Tudo vai depender do curso escolhido e os interesses de cada pessoa. Por exemplo, os profissionais formados em cursos de bacharelado podem atuar em direito, engenharia, áreas de ciências sociais e humanas.

Já os profissionais em licenciatura são habilitados a lecionar em escolas de ensino fundamental e médio, em disciplinas como matemática, português, história, geografia, biologia, física, química, entre outras.

E os tecnólogo têm formação específica, como tecnologia da informação, gestão empresarial e design gráfico.

Mercado de trabalho

As oportunidades de emprego para bacharéis variam bastante, mas geralmente há uma grande demanda por profissionais com formação superior em áreas como tecnologia, ciências, saúde e negócios.

Em licenciatura, como é um curso voltado para a formação de professores e educadores em diferentes áreas, desde a educação infantil até o ensino médio e superior, o mercado de trabalho pode ser influenciado por fatores como a disponibilidade de vagas em escolas e universidades, a demanda por professores em determinadas áreas e o nível de formação e experiência do candidato.

E o tecnólogo, por ser voltado para uma determinada área específica, o mercado de trabalho pode ser altamente especializado, com oportunidades de emprego concentradas em setores específicos da indústria. No entanto, esses profissionais costumam ser muito valorizados por suas habilidades técnicas e práticas.

Independente de qual das três formações escolher, profissionais com formação superior tendem a ter mais oportunidades de emprego e salários mais altos do que aqueles sem formação superior.

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.