Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Qual é o melhor tecnólogo EaD?

Já se sabe que fazer um curso superior pode agregar e muito na vida acadêmica e profissional de uma pessoa. Mas, o que muitas pessoas ainda não sabem, é que, os tecnólogos já são igualmente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) como cursos superiores, tanto na modalidade presencial quanto à distância (EaD).

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Dessa forma, fazer um tecnólogo pode ser uma boa maneira de obter um diploma de ensino superior, já que muitas vezes o curso é mais rápido do que as graduações tradicionais e alguns até apresentam mensalidades mais baratas. 

Além disso, atualmente há várias opções de tecnólogos na modalidade EaD, ou seja, que realizam todo o curso à distância. Isso pode facilitar o acesso principalmente àquelas pessoas que buscam horários e dias versáteis para cursar o ensino superior. 

Para entrar em um curso tecnólogo, é necessário ter concluído o ensino médio, podendo assim participar do processo seletivo da instituição. Em algumas instituições esse processo pode ser substituído pela apresentação da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Confira quais as principais perguntas relacionadas a esse tipo de graduação e conheça abaixo qual é o melhor curso tecnólogo à distância disponível no mercado, segundo os critérios avaliados pelo MEC. 

Veja mais:

+ Cursos tecnólogos EaD para fazer em um ano

+ O que é um Webinar?

O que é um curso tecnólogo?

Os tecnólogos também são cursos de graduação de nível superior reconhecidos pelo MEC. As principais diferenças em relação aos cursos de bacharelados e licenciaturas são a duração do curso e o foco profissional. 

Um curso tecnólogo tem uma duração de dois a três anos na maioria das instituições, enquanto cursos de bacharelados e licenciaturas duram de quatro a cinco anos em média. Além disso, os tecnólogos são mais voltados para o mercado de trabalho e visam capacitar o aluno para exercer funções nas mais diversas empresas e indústrias e, justamente por isso, possuem uma alta taxa de empregabilidade.

Assim como nos cursos de graduação, como bacharelado e licenciatura, os estudantes que concluem uma graduação tecnológica também recebem um diploma de faculdade, formando-se Tecnólogos.

As opções de cursos tecnólogos são muitas, abrangendo diferentes áreas: apoio escolar; gestão e negócios; hospitalidade e lazer; informação e comunicação; produção cultural e design; produção alimentícia; controle e processos industriais; produção industrial; infraestrutura; ambiente e saúde; informática e sistemas tecnológicos; recursos naturais; militar e segurança, dentre outras.

Leia mais:

+ Qual curso EaD fazer em 2022?

+ Descubra qual é o perfil de um aluno EaD

Existem cursos tecnólogos EaD?

Com o aumento dos estudos online, principalmente após a pandemia de covid-19, atualmente existem muitos cursos tecnólogos sendo ofertados na modalidade à distância (EaD). Dessa forma, não é preciso nem sair de casa para acompanhar as aulas, que podem ser assistidas online, ao vivo ou com horários definidos pela instituição.

Fazer um tecnólogo online é uma boa opção principalmente para aqueles que não dispõe de muito tempo livre na rotina e precisam de horários e dias flexíveis para fazer um curso de graduação. Além disso, os tecnólogos EaD costumam ter um valor mais barato em relação aos cursos presenciais, já que o aluno não necessita da estrutura física da instituição. 

Algumas pessoas têm dúvidas sobre a validade de diplomas em cursos tecnológicos, assim, vale destacar que, desde que o curso escolhido seja reconhecido pelo MEC, um diploma de curso tecnólogo EaD é um diploma válido e tem o mesmo peso que os diplomas de cursos presenciais. 

Veja abaixo alguns dos cursos tecnólogos disponíveis no EaD e reconhecidos pelo MEC:

  • Agronegócio
  • Alimentos
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Big Data e Inteligência Artificial
  • Comércio Exterior 
  • Comunicação Digital
  • Design
  • Design de games
  • Design de moda
  • Estética e Cosmética
  • Fotografia
  • Gastronomia
  • Gestão de Produção Industrial
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Hotelaria
  • Internet das Coisas
  • Logística
  • Marketing
  • Mecatrônica Automotiva
  • Ministério Pastoral
  • Podologia
  • Publicidade
  • Radiologia
  • Saúde Coletiva
  • Segurança Pública
  • Serviços Penais
  • Streaming Profissional
  • Tecnologia da Informação
  • Tecnologias Educacionais
  • Transporte Aéreo
  • Viticultura e Enologia

Confira a lista completa com todos os tecnólogos EaD reconhecidos pelo MEC aqui.

Saiba mais:

+ Sisu: saiba quais são as menores notas de corte para cursos EaD

+ Faculdades EaD com nota 5 no MEC: veja a lista das melhores instituições do Brasil

Vantagens de um tecnólogo à distância

O curso de tecnólogo à distância é uma ótima opção para quem precisa de um diploma de nível superior para entrar rapidamente no mercado de trabalho, mas não tem como se deslocar todos os dias até a faculdade ou precisa de horários flexíveis para assistir aula.

Além disso, a modalidade é ideal para quem busca conciliar trabalho e estudo, já que contam com a versatilidade de horários e preços mais baixos. Muitos profissionais que já trabalham, mas precisam de uma graduação com nível superior para conseguir um salário melhor ou mudar de área de atuação também podem se beneficiar dos tecnólogos à distância. 

Nos cursos à distância, a maior parte das aulas acontece online, em plataformas virtuais de aprendizagem, assim o conteúdo fica disponível para o aluno acessar a qualquer hora. As aulas podem ser por meio de apostilas eletrônicas, vídeos e videoaulas dentro dessas plataformas. Dessa forma, os exercícios, atividades e avaliações são realizados pela internet e a interação professor-aluno acontece via chats e fóruns de discussão.

Importante ressaltar que, em alguns tecnólogos, mesmo o curso sendo EaD, é preciso que o aluno vá presencialmente em alguns encontros esporádicos ao longo do semestre, nos polos de apoio presencial das instituições. A frequência desses encontros vai depender da própria faculdade, do curso e das disciplinas da grade curricular, que podem exigir uma realização prática.

Veja também:

+ Tecnólogo pode fazer uma segunda graduação?

+ Quem faz tecnólogo pode prestar concurso público para nível superior?

Qual o melhor curso tecnólogo EaD?

Para avaliar o melhor curso, o MEC leva em consideração o conceito preliminar de curso, (CPC). Esse conceito é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade (exame nacional que avalia o desempenho de estudantes universitários), em cada área. 

Além do desempenho dos estudantes, o conceito também considera o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos em suas avaliações.

Assim, de acordo com os resultados de CPC mais recentes divulgados pelo MEC, o melhor curso tecnólogo EaD foi o de Tecnologia em Gestão Ambiental, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), que obteve a nota mais alta no ranking. 

Além desse, outros dois cursos EaD também receberam nota 5 pelo MEC: 

  • Tecnologia em Segurança no Trabalho – Centro Universitário de Maringá (Unicesumar);
  • Tecnologia em Gestão Hospitalar – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

O curso de Tecnologia em Agronegócios, na Universidade Cidade São Paulo (Unicid) também foi um dos que mais se destacou, obtendo a nota mais alta entre aqueles que tiraram 4.  

Leia mais:

+ Faculdade EaD tem formatura?

+ Entenda a diferença entre ensino remoto e EaD

Onde encontrar cursos tecnólogos EaD?

Definir onde estudar nem sempre é uma tarefa fácil. Mas algumas dicas podem te ajudar nesse processo, como escolher instituições de ensino superior que tenham uma boa estrutura, principalmente no fornecimento de ambientes virtuais para o aluno, possuam profissionais qualificados e preparados para ministrar aulas à distância, e, principalmente, que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação. 

Separamos uma lista de algumas dessas instituições, todas autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de tecnólogo à distância, confira abaixo:

Confira também:

+ Quais as vantagens de fazer cursos livres EaD?

+ Veja 5 motivos para fazer um curso técnico EaD

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!