Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja 5 motivos para fazer um curso técnico EaD

Um curso técnico, sobretudo um curso técnico EAD, é para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho, ou atualizar algum tipo de habilidade, de forma rápida, prática e acessível. 

A formação garante um certificado de conclusão de curso técnico de nível médio. Não é um diploma de faculdade, mas já serve e muito para ser utilizado como um diferencial competitivo na busca por um emprego ou uma promoção.

> Encontre bolsas de estudo de até 80% para sua carreira.

Cursos técnicos podem ser realizados juntos com a formação do Ensino Médio ou depois de sua conclusão e oferecem conhecimentos bastantes específicos sobre uma determinada área, além de serem focados em aspectos práticos.

Não se confunda: curso técnico e tecnólogo são coisas bem diferentes. Tecnólogo é o profissional formado em uma graduação tecnológica, com diploma de Ensino Superior.

Quer saber mais sobre uma das modalidades de ensino mais rápidas, práticas e acessíveis? Confira.

Como funciona um curso técnico EAD?

Nos cursos técnicos EAD, você pode fazer o seu próprio horário de estudo e acompanhar todo o conteúdo diretamente de um ambiente de aprendizagem virtual. Nele, você encontrará os materiais de apoio para leitura, sugestões de conteúdos, exercícios e conseguirá, inclusive, tirar suas dúvidas com tutores e responsáveis pelo curso. 

Leia mais: Descubra quanto custa um curso técnico em Enfermagem EAD

Por que escolher um curso técnico EAD?

Dentre as principais características de cursos técnicos EaD, destacam-se:

  • Preço mais acessível
  • Formatos que engajam
  • O fato de poder funcionar como base para uma futura graduação ou como uma atualização de alguma valência profissional
  • Menor tempo de duração
  • Aprendizado totalmente focado no mercado de trabalho

Essa capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para os desafios do dia a dia. 

Há inúmeras opções de cursos técnicos espalhados por todo o Brasil. É possível consultar quais são eles por meio do cadastro no sistema de ensino, mantido pelo Ministério da Educação.

Não deixe de conferir: Saiba tudo sobre curso técnico em Radiologia a distância

Vantagens de fazer um curso técnico EAD

Conheça as 5 principais vantagens que o estudante dessa modalidade terá:

1. Aprendizado prático e alinhado ao mercado de trabalho

Com uma metodologia de ensino alinhada totalmente aos desafios da rotina profissional, um curso técnico te prepara para dar conta de uma determinada valência. 

Menos generalistas, como um bacharelado, e com foco em adquirir certa habilidade, é certamente um dos caminhos mais rápidos e práticos para se manter atualizado e em dia com as crescentes demandas desse volátil mercado de trabalho.

2. Menor tempo de duração

Um curso técnico pode durar de quatro meses a dois anos, o que resulta também implica em uma entrada no mercado de trabalho mais rápida. A título de comparação, a duração média de um curso tecnológico é dois anos. A de um bacharelado, quatro anos.

3. Funciona como base para uma futura graduação, como atualização de valências

Outro gancho para nossa terceira vantagem por um curso técnico EAD. Ele pode servir como curso de entrada, ou como atualização. 

É uma modalidade de ensino polivalente, que funciona tanto para aqueles que estão na busca por uma certeza para a graduação, quanto para aqueles que têm plena noção do seu momento de carreira. Tiro curto, aprendizado aplicável  e acessível através de diferentes formatos de conteúdo. O que engaja – e muito!

Veja 5 motivos para fazer um curso técnico EaD

4. Acesso a diferentes formatos de conteúdo

Existem cursos técnicos de diferentes naturezas. Você pode fazer um curso técnico em Enfermagem ou um curso técnico de Desenvolvedor Java. Para esse leque de opções, há diferentes formatos e metodologias de conteúdo. 

Com o EAD, cenário o qual potencializou ainda mais a distribuição bibliográfica e didática nos ambientes virtuais de aprendizagem, você tem a capacidade de acessar seu material de ensino de diversas formas.

Chega da fila do xerox. Agora você pode assistir a videoaulas, podcasts, videocasts, referências de qualquer natureza e materiais complementares. Abre o escopo de estudo para coisas que você nem imagina – e voltamos a dizer: engaja muito! 

5. Menor investimento em capacitação

Tudo isso, para culminar na nossa última vantagem: você passa por toda essa trilha por um menor custo de investimento. É possível encontrar cursos técnicos com mensalidades a partir de R$ 30,00, conforme a plataforma Quero Bolsa.

Os cursos técnicos, sobretudo os cursos técnicos EaD, estão entre as modalidades de ensino mais acessíveis. Você investe pouco para um retorno enorme em bagagem. Dizem que a primeira regra do mundo dos investimentos é o investimento em você mesmo. Com maior repertório, você tem mais capacidade de gerar dinheiro.

Veja quais instituições de ensino oferecem cursos técnicos EAD

A primeira informação que deve verificar é se a instituição de ensino tem a autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o seu curso. Esta é a garantia de que o certificado terá validade em todo o território nacional.

Fizemos uma seleção com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos técnicos a distância. Além de terem o selo de qualidade do órgão educacional mais importante do Brasil, todas elas contam com programas de descontos, bolsas e financiamentos facilitados. Confira:

> Não perca a oportunidade de encontrar bolsas de estudo de até 80% para turbinar sua carreira!

Olhe esse conteúdo: conheça o curso técnico de Segurança do Trabalho a distância

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!