Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Veja os melhores cursos de Gastronomia a distância

17 de agosto de 2018
Imagem do autor
Escrito poradmin

Estudar Gastronomia a distância pode até parecer coisa de ficção científica. Afinal, como seria possível aprender a cozinhar sem mexer em panelas, fogões, máquinas e ingredientes ao lado do professor?

É por essa razão que a parte da “mão na massa” das aulas continua sendo essencial no curso de Gastronomia. Na verdade, funcionando em um modelo “flex”, que mistura presencial e EaD.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Não é à toa que o formato EaD está se tornando muito popular por quem procura esse curso.

Gastronomia é uma área muito concorrida e que vem exigindo cada vez mais uma formação de alto nível de seus profissionais.

Para quem está querendo enveredar por essa área, essa é uma dica importante: uma instituição de qualidade, aliada ao seu talento, é o que você precisa para uma entrada triunfante no mercado de trabalho.

Quer brilhar nas cozinhas mais estreladas do país? A seguir, você vai descobrir quais são os melhores cursos de Gastronomia a distância.

Como funciona um tecnólogo EaD?

O curso tecnólogo é uma modalidade de ensino de nível superior, voltado à formação de profissionais para o mercado de trabalho de forma mais rápida. Eles existem no formato a distância e presencial.

Cursos EaD são aqueles oferecidos na modelagem do ensino a distância, onde o aluno não precisa necessariamente estar presencialmente com o professor e turma. As aulas podem ser oferecidas em polos ou vistas de casa. Dependendo do curso, o EaD pode ter carga obrigatória presencial, para a realização de provas ou atividades práticas.

O tecnólogo EaD em Gastronomia une essas duas categorias para oferecer um curso de rápida duração, em torno de quatro semestres (dois anos) e com boa parte da carga horária teórica oferecida digitalmente.

Qual o melhor curso de Gastronomia EaD?

Comparados com cursos clássicos, como Direito e Medicina, podemos dizer que os cursos de Gastronomia, e em especial os a distância, são bem recentes no Brasil e estão disponíveis em poucas faculdades pelo país.

Até a data de pesquisa para este texto (março de 2023), são 55 as instituições de ensino superior que contam com essa opção. E todas elas são da rede particular de ensino.

Por ser novidade, o curso de Gastronomia de muitas das faculdades EaD ainda não foi avaliado. Em parte, porque, na maioria dos casos, as primeiras turmas ainda não concluíram os estudos.

De todas as faculdades de Gastronomia a distância, apenas nove já passaram pelo crivo de avaliação completo do MEC, que conta com o CPC (avaliação da estrutura) e ENADE (avaliação do aprendizado dos alunos formados). Confira quais foram:

  • Universidade Cruzeiro do Sul: CPC 3 / ENADE 3
  • Universidade Paulista (UNIP): CPC 3 / ENADE 3
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID): CPC 3 / ENADE 2
  • Universidade Anhembi Morumbi: CPC 5 / ENADE 5
  • Universidade de Franca (UNIFRAN): CPC 3  / ENADE 2
  • Universidade Potiguar (UNP): CPC 3 / ENADE 2
  • Universidade Positivo (UP): CPC 3 / ENADE 4
  • Universidade Cesumar (UNICESUMAR): CPC 4 / ENADE 3
  • Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU): CPC 5 /ENADE 5

É possível dizer, portanto, que a Uninassau e Anhembi Morumbi têm hoje o melhor curso de Gastronomia a distância.

As instituições receberam conceito 5 (o máximo possível é 5) no item que leva em conta fatores como qualidade da infraestrutura das salas de aula, dos laboratórios e das cozinhas, nível de formação dos professores, plano de desenvolvimento pedagógico e qualidade do material didático disponível.

Quais outras faculdades têm o curso de Gastronomia à distância?

Como os cursos tecnólogos de gastronomia no formato EaD ainda são recentes, muitos deles não tiveram a avaliação do MEC finalizada, visto que este processo leva alguns anos. A pandemia chegou a atrasar algumas destas avaliações, que estão sendo normalizadas pelo MEC.

Estas são algumas das faculdades com cursos tecnólogos EaD sem avaliação disponível.

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Claretiano Centro Universitário
  • Universidade São Judas Tadeu
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Universidade Santo Amaro (UNISA)

Você consegue conferir toda a lista e a qualidade de um curso de acordo com os indicadores do Governo no site “e-mec”.

Leia também: Descubra quanto sai uma faculdade de Gastronomia

Como fazer o curso de Gastronomia a distância?

Em boa parte das faculdades que oferecem o curso de Gastronomia a distância, o formato de estudos adotado é chamado de “semipresencial” ou “flex”.

Ou seja, por mais que o curso seja “a distância”, o aluno terá de comparecer à faculdade com certa frequência para acompanhar as aulas práticas em laboratórios ou cozinhas industriais no polo ou campus da faculdade escolhida. Essa frequência varia de faculdade para faculdade.

A parte online, reservada aos conteúdos mais teóricos, acontece em um ambiente virtual de aprendizagem. Nesses espaços, que são acessados de qualquer lugar do mundo pela internet, o estudante encontra todo o material necessário para um bom aprendizado: apostilas, livros digitais, aulas em vídeo, animações, apresentações, lista de tarefas, links, referências e muito mais. Aqui é possível estudar no seu próprio ritmo, encaixando as aulas nos seus horários.

O ambiente conta ainda com ferramentas de comunicação e interação, o que permite ao aluno interagir com colegas de curso, conversar com tutores e tirar dúvidas com professores.

Fazer Gastronomia EaD vale a pena?

Para atuar na área de Gastronomia não é obrigatório ter diploma de nível superior, mas vale lembrar que a grande concorrência na área tem exigido profissionais com formação de alto nível, por isso vale a pena investir num estudo de qualidade.

Uma faculdade EaD, seja de Gastronomia ou qualquer outro curso, exige um tipo diferente de dedicação do estudante. Apesar de não precisar ir para a faculdade todos os dias, você precisa manter uma rotina de estudos se quiser estudar de uma forma séria.

A resposta se vale a pena ou não é: depende. As pessoas se adaptam de formas diferentes aos meios de estudo. Então, essa sempre será uma resposta pessoal.

Se você está preocupado quanto ao conteúdo teórico oferecido no EaD, saiba que o MEC exige das faculdades um conteúdo programático mínimo, que forme bons estudantes.

Lembre-se apenas que uma parte do conteúdo prático será oferecido presencialmente, pois é essencial para a prática do aluno. Então, mesmo escolhendo a EaD, verifique se você terá condições de frequentar as atividades presenciais quando exigidas.

Fique por dentro: Saiba mais sobre o curso de Gastronomia a distância

Qual o salário de um gastrônomo?

O curso de Gastronomia abre possibilidades em diferentes caminhos para seus formandos. Muitos de seus egressos escolhem o caminho do empreendedorismo, abrindo seus próprios restaurantes ou similares. Neste caso, é difícil mostrar uma média de ganhos, pois não há uma centralização pública dos registros de ganhos dessas pessoas.

Já para quem pretende começar trabalhando para outra pessoa e quer ter uma ideia de quanto ganha um gastrônomo, os dados da média salarial de pessoas contratadas com carteira assinada estão disponíveis.

Separamos a remuneração média dos chefes de cozinha e dos tecnólogos em gastronomia, que não são necessariamente a mesma profissão, mas são uma das mais almejadas no setor. Os valores são bem parecidos. Confira:

  • Chefe de cozinha: R$ 2.320,75
  • Tecnólogo em Gastronomia: R$2.602,68

E, aí? Se animou para fazer Gastronomia? Ou você pretende estudar outro curso? Seja qual for sua escolha, ela precisa ser em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Temos uma lista com algumas instituições de ensino com presença em todo o Brasil e que possuem bolsas de estudo exclusivas de até 80% no valor das mensalidades. Que tal conferir agora mesmo?

O que achou do curso de Gastronomia a distância? Vai tentar esse modelo ou vai ficar no presencial mesmo? Compartilhe essa matéria nas suas redes sociais dizendo o que pensa!

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.