Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Quais as vantagens de fazer cursos livres EaD?

Em um mundo que está em constante transformação em todas as áreas profissionais, manter-se atualizado é o único caminho para conseguir melhores oportunidades e ascender profissionalmente.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e cheio de novidades, por isso a melhor alternativa para potencializar as habilidades, conquistar conhecimento técnico e criar um currículo diferenciado é fazer cursos livres.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Os cursos livres são uma ótima oportunidade para te ajudar a se destacar em uma entrevista pois, além de agregar conhecimento, mostram ao entrevistador que você está sempre em busca de se especializar em sua profissão. Além disso, existem muitos cursos livres EaD que são ideais para quem já estuda ou trabalha e precisa de mais flexibilidade como a possibilidade de fazer os próprios horários e estudar de onde quiser.

E então, se interessou pelos cursos livres e quer saber se a modalidade EaD vale a pena? Continue lendo este artigo que vamos te contar todos os detalhes, vantagens e quais os cursos EaD livres mais buscados. Confira!

O que são os cursos livres?

No Brasil, os cursos livres fazem parte da etapa de formação conhecida como Educação Profissional. Apesar do nome, os mesmos não são reconhecidos pelo Ministério da Educação, entretanto são amparados pelo Decreto Nº 5.154/04 e pela Portaria Nº 008/02, que os considera como atividades legais.

O não reconhecimento desta modalidade pelo MEC ocorre apenas porque o órgão só reconhece os cursos que têm a duração mínima de 360 horas, e os cursos livres são conhecidos por suas cargas horárias curtas e oferta de um conhecimento específico.

O tempo de duração deste tipo de curso é variável, podendo durar um dia, semanas e até mesmo alguns meses. Apesar da praticidade e do amparo na lei, os cursos livres não substituem o ensino técnico e o superior.

Dá pra fazer cursos livres na modalidade EaD?

De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a busca por cursos EaD cresceu cerca de 59% entre 2020 e 2021. Dentre as buscas estão os cursos de graduação, pós-graduação e também os cursos EaD livres. 

Os cursos livres têm como objetivo a oferta de conhecimentos de forma rápida, focada,  eficiente e flexível. Assim como as graduações, a maioria dos cursos livres podem ser oferecidos por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), com o auxílio de tutores e professores e material didático digital. Os encontros podem ser ao vivo ou por meio de aulas gravadas, permitindo ao aluno acessar suas aulas onde e quando puder.

Quais as diferenças entre os cursos livres os os cursos profissionalizantes?

Apesar de fazerem parte da etapa de Educação Profissional, os cursos livres são bem diferentes dos cursos profissionalizantes, também conhecidos como cursos técnicos. Enquanto os cursos livres podem ser realizados a qualquer momento, com uma carga horária menor e certificado sem o reconhecimento do Ministério da Educação, os cursos técnicos ou profissionalizantes duram cerca de 800 a 1.200 horas e emitem certificado de nível médio com reconhecimento do MEC.

De modo geral, os cursos livres funcionam como um complemento profissional à sua formação e podem ajudar bastante a se destacar no mercado de trabalho. Entretanto, academicamente falando, não garantem a empregabilidade nos casos de cargos que requerem determinado grau de instrução.

Quais as vantagens de fazer cursos livres EaD?

Quais as vantagens de fazer cursos livres EaD?

Os cursos EaD livres são uma ótima alternativa para que qualquer pessoa adquira conhecimento de forma rápida e sem sair de casa. Mas além da praticidade, os cursos livres oferecem diversas vantagens para quem escolhe este tipo de qualificação. veja algumas delas a seguir:

1. Não há restrições e pré-requisitos acadêmicos

A grande maioria dos cursos EaD livres não exige diploma de graduação e nem conhecimento prévio específico. Portanto são uma ótima fonte de conhecimento para quem se interessa por assuntos específicos de sua formação original, para quem deseja aprender algo novo e desenvolver um projeto pessoal e também para quem ainda não é formado no ensino superior, mas está em busca de oportunidades melhores.

2. Qualificação em um curto período

Uma das principais vantagens de um curso livre é não ficar preso ao mesmo por muito tempo. Os cursos livres dão ao aluno a garantia de aquisição do conhecimento desejado em um curto espaço de tempo.

3. Horários flexíveis

Por ficarem disponíveis em um Ambiente Virtual de Aprendizado, os conteúdos ficam disponíveis para o consumo dos alunos de acordo com a sua disponibilidade. Ideal para quem tem uma rotina intensa e precisa fazer os próprios horários de estudo.

4. Conhecimento mais aprofundado

Por oferecerem um conhecimento específico, os cursos livres te ajudam a aprofundar seu conhecimento em certos tópicos indispensáveis para a sua profissão.

5. Currículo enriquecido

Quem busca se destacar no mercado de trabalho, pode apostar nos cursos EaD livres para ter um currículo mais interessante e enriquecido.

6. Conta como horas complementares

Para quem está na faculdade ou curso técnico, os cursos livres contam ainda como créditos para atividades complementares. Ou seja, os cursos livres ainda te ajudam a conseguir o seu diploma.

7. Possibilidade de assistir o conteúdo mais de uma vez

Além da flexibilidade de horários, o aluno dos cursos livres EaD pode rever a aula que desejar quantas vezes quiser, facilitando assim a fixação do conteúdo.

8. Oferece certificado

Apesar de não possuir o reconhecimento do Ministério da Educação, os cursos livres EaD oferecem certificados. Com o certificado, o aluno não pode ser considerado um especialista técnico, mas possui um comprovante que atesta a qualificação profissional.

9. Menor investimento financeiro

Por ter uma duração menor que uma graduação ou curso técnico, os cursos livres são bem mais acessíveis financeiramente. Eles custam muito menos e são perfeitos para as pessoas que estão entrando agora no mercado de trabalho. São uma boa opção também para quem está em busca de aperfeiçoamento em sua profissão.

Quais os cursos EaD livres mais procurados?

Com tantas vantagens, os programas de aprendizagem livre passaram a ser muito procurados nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, e ao que tudo indica, esta procura não vai desacelerar.

Voltados, em sua maioria, para o ambiente corporativo, os cursos livres mais procurados por pessoas interessadas em se desenvolver profissionalmente foram os seguintes:

  • Inteligência Emocional
  • Excel
  • Gestão de Projetos
  • Gestão RH
  • Inglês
  • Empreendedorismo
  • Marketing e vendas
  • Vendas de Alta Performance
  • Comunicação Interpessoal
  • Estratégias de Negociação
  • Gestão Estratégica
  • Liderança e Gestão de Equipes

Onde fazer cursos livres EaD?

Até aqui já deu para perceber que os cursos livres acrescentam muito valor ao currículo, não é mesmo? Além de práticos, eles são uma ótima forma de conquistar oportunidades melhores e aumentar suas competências em qualquer momento da vida profissional.

Nas faculdades listadas a seguir, você encontra bolsas de estudo para todos os níveis de ensino, inclusive para cursos livres na modalidade EaD, presencial e semipresencial.

Mas caso você queira dar um próximo passo na sua carreira, vale lembrar que nada substitui a formação superior. Então que tal dar o primeiro passo para começar uma graduação?

Para te ajudar nesta etapa, listamos algumas das melhores instituições, certificadas pelo MEC que oferecem cursos de nível superior tecnólogo, licenciatura e bacharelados.

Leia mais:
Conheça os diversos tipos de cursos a distância
Conheça 9 cursos online da USP

Agora que você já sabe tudo sobre os cursos livres EaD, conte para nós o que achou das vantagens para o desenvolvimento da sua carreira!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!