Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

O que é AVA? Conheça o Ambiente Virtual de Aprendizagem

Se você tem pesquisado graduações EaD, com certeza já se deparou com esse termo e se perguntou o que é AVA? Assim como as salas de aula, bibliotecas e laboratórios servem para potencializar os estudos dos alunos, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um sistema ou software que tem como objetivo reunir os exercícios, conteúdos e demais ferramentas de um curso e disponibilizá-lo virtualmente a uma turma matriculada.

Seja voltado para o ensino básico, graduação ou qualquer outro curso, o AVA pode ser utilizado por instituições como complemento das aulas presenciais ou integralmente em cursos a distância. De uma forma ou de outra, vale muito a pena saber mais sobre o assunto e descobrir como o Ambiente Virtual de Aprendizagem funciona. Ficou curioso? Continue lendo este artigo que preparamos para você e descubra todas as funcionalidades do AVA!

O que é AVA e para quê serve?

Como falamos anteriormente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA, é um sistema ou software que viabiliza o ensino a distância, reunindo todo o conteúdo necessário para o desenvolvimento das disciplinas.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem apresenta tecnologias educacionais que permitem que alunos e professores interajam virtualmente, realizem avaliações de acordo com o calendário da instituição, assistam aulas de forma síncrona ou assíncrona, acompanhem o desempenho individual no curso, dentre outras funcionalidades.

O AVA pode ser acessado de qualquer lugar e qualquer hora, através da tela de um computador, tablet ou celular. Essa característica de praticidade, não só aproxima pessoas que estão geograficamente distantes no caso de cursos EaD, como complementa o conteúdo apresentado em sala de aula, no caso da modalidade presencial.

Como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é bem intuitivo e o acesso ocorre por meio de login e senha, que serão fornecidos no momento em que o aluno realizar sua matrícula na instituição. Cada AVA  funciona de forma diferente, entretanto todos têm um ponto em comum: o sistema pode ser acessado por alunos, professores e também pela diretoria de uma instituição. Cada uma destas pessoas, no entanto, terá um nível de acesso diferenciado, visualizando, assim, o ambiente de formas diferentes.

Veja a seguir as funções que normalmente são visíveis aos alunos:

  • Aulas ao vivo ou gravadas;
  • Bibliografia da disciplina e materiais de apoio;
  • Canal direto de contato com professores, outros alunos e com a secretaria da instituição;
  • Área de entrega de provas e exercícios;
  • Emissão de boletos para pagamento do curso; 
  • Emissão de certificados e declarações;
  • Acompanhamento de notas;
  • Debates e fóruns avaliativos.

Veja a seguir as funções que normalmente são visíveis aos professores:

  • Gestão de alunos matriculados na disciplina;
  • Gestão de provas e atividades;
  • Canal de transmissão de mensagens para turmas distintas;
  • Organização dos conteúdos do curso;
  • Criação e aplicação de avaliações e exercícios.

Quais as vantagens do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Por ser um espaço coletivo com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais acessível e dinâmico, além de facilitar a comunicação entre alunos e professores, o AVA apresenta uma série de vantagens. Veja a seguir:

Potencializa a fixação das matérias

Por ser uma plataforma que reúne todos os conteúdos em um só lugar, o Ambiente Virtual de aprendizagem dá ao aluno a possibilidade de acessar o material de estudo sempre que precisar. As vídeo aulas ficam disponíveis na plataforma, assim o aluno pode revê-las quantas vezes quiser. De igual forma, as apostilas e exercícios também ficam disponíveis para revisão no ambiente, sempre à disposição.

Essa facilidade, de ter o conteúdo à mão quando necessário, é uma grande vantagem para quem tem horários corridos e precisa acessar o material de estudo de qualquer lugar. Você escolhe a hora e o lugar para assistir suas aulas e fazer revisões. Basta dar o play!

Coloca o aluno como protagonista

Por reunir todo o conteúdo em um só lugar e não estipular horários, o AVA dá ao aluno muito mais autonomia sobre seu processo de aprendizagem. Ele escolhe o melhor horário para assistir suas aulas (caso não sejam ao vivo), pode realizar as atividades quando tiver tempo, visualizar o calendário do curso por completo e controlar seus prazos, o que o ajuda a desenvolver mais responsabilidade, foco em seus objetivos e protagonismo em sua jornada rumo ao diploma.

Possui acesso em diversos dispositivos

Uma das maiores vantagens do Ambiente Virtual de Aprendizagem é que, uma vez que seu objetivo é proporcionar o acesso de qualquer lugar, ele visa ser compatível com diversos modelos de dispositivo e se adaptar a diferentes plataformas como celular, computador ou tablet.

Esta capacidade de adaptação, também conhecida como responsividade, vem se intensificando nos últimos tempos em decorrência do aumento na origem de tráfego vinda de dispositivos móveis e dá aos alunos e professores maior controle e liberdade sobre onde e quando acessar a plataforma.

Proporciona personalização das aulas

O AVA reúne informações sobre o progresso de cada aluno em seu sistema e é capaz de fornecer aos professores uma visão geral de todas as turmas, séries e disciplinas. Estes dados ajudam a instituição a avaliar se sua metodologia de ensino tem sido efetiva e quais seus pontos fortes e fracos com base no desempenho dos alunos.

Além disso, com base nestes dados, os professores juntamente com a instituição podem identificar as disciplinas que os alunos têm mais dificuldades e criar estratégias para melhorar o processo de aprendizagem de cada aluno de forma personalizada.

Apresenta mais segurança e controle

Por ser um sistema pago e monitorado, o ambiente e aprendizagem apresenta muito mais segurança e controle do conteúdo, principalmente quando comparado às redes sociais. Dessa forma, tanto alunos quanto professores estão protegidos quanto a invasões externas, e podem navegar tranquilos com a certeza de que seus dados estão seguros.

Além disso, o AVA fornece ao professor a possibilidade de controlar o tempo que os alunos têm para realizar as questões das provas.

Complementa o ensino presencial e facilita a modalidade EaD

Como falamos anteriormente, o Ambiente Virtual também pode ser utilizado para complementar o ensino convencional disponibilizando conteúdo de apoio às aulas presenciais. A ferramenta pode fazer parte da rotina da instituição, criando uma metodologia de ensino inovadora com base em um modelo híbrido, onde o conteúdo pode ser acessado online pelos alunos.

Além disso, o AVA é uma ferramenta imprescindível para a viabilização do EaD, pois é por meio dele que todas as 90% das interações entre aluno e instituição serão realizadas, uma vez que na maioria dos cursos à distância o aluno só precisa comparecer ao polo mais próximo de sua casa uma vez a cada semestre para realizar uma avaliação.

Onde estudar na modalidade EaD?

Agora que você já sabe o que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem e como é simples se adequar a ele, que tal dar o primeiro passo para começar a estudar a distância

Seja por meio do Enem, Prouni, Fies ou Ingresso Direto, escolher uma boa instituição é fundamental para dar início ao aprendizado na modalidade EaD.

Para te ajudar nesta etapa, preparamos uma lista de universidades certificadas pelo Ministério da Educação, com ótimo ensino além de excelentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Dá uma olhada!

Leia mais: Como fazer um curso EaD?

Entenda como funciona uma prova EaD

Descubra se existe estágio em curso EaD

E então, já descobriu o que é AVA e como utilizá-lo? Conte aqui nos comentários se você já teve alguma experiência com o Ambiente Virtual de Aprendizagem e como foi.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!