Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se existe estágio em curso EaD

O estágio é parte essencial para a formação de um profissional. É uma oportunidade de aprender tudo aquilo que foi ensinado na sala de aula no ambiente de trabalho, com a assistência de um profissional experiente.

Muita gente fica em dúvida se o estágio funciona de forma diferente para quem faz um curso EaD. Ele também é digital? O que é necessário fazer? As regras são as mesmas de um curso presencial?

No conteúdo de hoje, vamos nos aprofundar neste assunto para que você possa ficar com as principais dúvidas sobre estágio em curso EaD esclarecidas. Continue conosco e acompanhe cada tópico com atenção.

O que é um estágio?

O estágio é um processo de aprendizado regulamentado pela Lei Federal nº11.788/2008. O primeiro artigo da lei define o estágio comum um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

É muito importante que tanto o empresário quanto o estudante compreendam que o estágio não é uma vaga de emprego, como as regulamentadas pela CLT. Um trabalhador contratado e um estagiário possuem funções e obrigações completamente diferentes. O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e não pode ser cobrado em hipótese alguma.

O estagiário é inserido no mercado de trabalho para iniciar um período de adaptação e de conhecimento prático das funções que precisará cumprir quando se formar no curso em que está. O empregador precisa compreender a função de ensino do estágio para contribuir para a formação de bons profissionais para o mercado.

Quais são as obrigações de um estagiário?

O estagiário precisa cumprir com os horários estabelecidos em seu contrato de aprendizagem e respeitar as normas internas da empresa em geral, como de comportamento ou de uso de EPIs (equipamentos de proteção individual).

A cada seis meses é dever do estagiário elaborar um relatório de atividades, conforme indica o plano do curso que está estudando, com acompanhamento de um professor responsável.

É vedado aos estudantes que não possuam alguma deficiência física permanecer mais de dois anos no mesmo estágio.

Quais são os direitos de um estagiário?

A Lei do Estágio garante alguns direitos exclusivos ao estagiário, sendo a principal delas a referente ao tempo de carga horária máxima semanal entre 20h (estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos) a 30h (estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular).

Outras vantagens são:

  • Concessão de bolsa e vale-transporte nos estágios não-obrigatórios
  • 30 dias de férias a cada 1 ano de estágio
  • Possibilidade do estudante inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral de Previdência Social

Existe estágio em curso EaD?

Sim! Estudantes de cursos EaD também podem realizar estágios da mesma forma que os estudantes de cursos presenciais. Nos cursos onde as diretrizes curriculares exigem o estágio para obtenção de diploma, o estágio é obrigatório em qualquer formato de ensino (presencial, semipresencial e a distância).

Como funciona o estágio em um curso EaD?

As regras para estágio nos cursos EaD são exatamente as mesmas dos cursos presenciais. Os estágios devem ser feitos nos futuros locais de trabalho dos estudantes. 

Existem empresas que funcionam em formato “home office”, portanto, não é impossível realizar um estágio “digital”. Mas é importante lembrar que estes casos ainda são exceção e a maioria das empresas no Brasil trabalham de forma “presencial”.

Leia mais: Conheça as profissões do futuro e veja qual faculdade fazer

Sendo assim, tenha em mente que você precisará encaixar na sua rotina diária o deslocamento para o local do estágio que provavelmente não precisa fazer para estudar por estar em um curso EaD.

Fazer estágio na faculdade é obrigatório?

A obrigatoriedade do estágio varia de curso para curso, conforme as determinações das diretrizes curriculares publicadas pelo Ministério da Educação e discutidas amplamente com as entidades, conselhos profissionais e instituições de ensino.

Mesmo que o seu curso não possua um estágio obrigatório, é muito válido tentar conseguir um estágio não-obrigatório, para complementação da sua formação. O período no estágio conta como experiência profissional para várias empresas na hora de conseguir trabalho após a formatura.

Algumas empresas também contam com a cultura de observar seus estagiários para uma possível efetivação. É assim que muita gente já sai da faculdade com emprego garantido.

Se o seu curso tem um estágio obrigatório, você também pode realizar um estágio não-obrigatório antes, durante ou depois do obrigatório, apenas observando as normas internas do projeto pedagógico para cumprimento de jornada máxima e integralização dos créditos necessários no período correto. Sempre solicite as informações ao coordenador do seu curso.

Quais cursos têm estágio obrigatório?

A obrigatoriedade de estágio pode ser observada na grade curricular dos cursos, disponíveis previamente no site das instituições. 

Leia também: Conheça os cursos EAD que oferecem os melhores salários

Entre os cursos que normalmente possuem estágio obrigatório, podemos elencar como principais os seguintes:

  • Licenciaturas (Pedagogia, Letras, História, Ciências Biológicas, Matemática, Física, Química, etc)
  • Medicina
  • Engenharias
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Jornalismo
  • Psicologia
  • Nutrição
  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Educação Física
  • Agronomia

Onde posso encontrar vagas de estágio?

Encontrar uma vaga de estágio é um processo semelhante ao de procurar um emprego. Você precisará participar de um processo seletivo e apresentar suas qualidades para a empresa que está concorrendo.

Não é muito ético exigir experiência prévia para estagiários, afinal, o estágio é um momento para capacitação profissional e não para a empresa encontrar um funcionário com menos custos. 

Entretanto, ter cursos extracurriculares e trabalhos voluntários na sua área pode ser um diferencial muito importante para se destacar entre os candidatos. Dedicação e interesse são duas qualidades muito visadas pelos empregadores.

Em algumas empresas multinacionais ou que trabalham com conteúdo internacional talvez seja necessário que o estagiário saiba inglês ou alguma língua estrangeira ligada ao ambiente da instituição. Essas e outras exigências, como conhecimento em softwares de produtividade, normalmente são expressas no anúncio das vagas.

Confira agora: 8 dicas para conseguir o estagio ideal

Você pode encontrar um estágio diretamente no site e redes sociais de empresas da sua área de atuação. Alguns lugares, como bancos e empresas de varejo, também oferecem um programa de trainee, semelhante ao de estágio.

Outro lugar para procurar vagas de estágio é nos sites de empregos mais famosos, que são bastantes úteis em cidades maiores e nas metrópoles. Dessa forma, você cadastra seu currículo apenas uma vez e não precisa entrar no site de cada empresa para buscar as oportunidades.

Algumas faculdades também contam com setores de estágio para ajudar os estudantes nessa missão e até mesmo parcerias pré-estabelecidas para encaminhar seus alunos diretamente para as empresas. Vale a pena conferir esta informação na secretaria do seu curso ou com os professores.

Faculdades EaD com reconhecimento do MEC

Você sabia que para uma instituição de ensino poder emitir diplomas válidos e preparar os estudantes adequadamente para o mercado de trabalho é necessário que ela possua uma autorização e reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC)?

Por essa razão, é muito importante pesquisar e conhecer bem uma faculdade antes de realizar a sua matrícula. Nós podemos te ajudar nessa missão! A lista a seguir conta com faculdades com toda a documentação com o MEC em dia e com cursos em muitas áreas do conhecimento:

E aqui vai um segredo: todas elas possuem diferentes formas de ingresso. Se você fez o Enem, pode tentar bolsas integrais e parciais ou financiamento estudantil pelo Fies e Prouni. Um outro jeito menos burocrático é conhecer o ingresso direto e vantagens exclusivas. Confira cada uma delas no site das instituições!

Leia também: Qual a diferença entre semipresencial e EAD?

Entenda como funciona uma prova EaD

O que é AVA? Conheça o Ambiente de Aprendizagem Virtual

O curso que você pretende fazer tem estágio? Conte pra gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!