Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Como fazer inscrição no Prouni 2021?

O Prouni está prestes a abrir inscrição para o segundo semestre de 2021. Você está preparado?

Confira quando, como e tudo que precisa saber para fazer sua inscrição no Prouni 2021 e realizar seu sonho de entrar na faculdade.

O que é o Prouni?

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa governamental do Ministério da Educação (MEC) que visa aumentar a inclusão de jovens de baixa renda no ensino superior. O Prouni concede bolsas de estudos, integrais ou parciais (50%), para estudantes em instituições privadas de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

O processo seletivo é feito por meio da pontuação obtida pelos candidatos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e acontece semestralmente.

Para participar do Prouni 2021, o candidato deve ter feito obrigatoriamente a edição mais recente do ENEM e ter tirado uma nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Notas de corte

Além da nota mínima de 450 pontos e de não zerar a redação, para conseguir uma bolsa na graduação pelo Prouni, o candidato precisa ter uma boa nota na prova, acima da nota de corte do curso selecionado.

Cada curso em cada instituição de ensino possui uma nota de corte, que varia conforme a concorrência, isso é, a relação entre as vagas oferecidas e a procura de estudantes por aquele curso e instituição. Quanto mais concorrido, maior será a nota de corte exigida pelo curso.

Como se inscrever no Prouni 2021?

A inscrição no Prouni é totalmente online, por meio do cadastro no site oficial. Basta acessar o site durante o período estabelecido no cronograma e clicar em “Fazer a inscrição”. Você deve informar o seu CPF, o número de inscrição e senha cadastrados no ENEM. Caso não tenha esses dados, poderá facilmente encontrá-los no site do ENEM.

Após conferir se seus dados estão corretos, o próximo passo é responder um questionário sobre sua situação social e sobre os membros de sua família.

Para finalizar, o candidato deve escolher dois cursos desejados, em ordem de prioridade, podendo filtrar as opções por curso, município ou instituição de ensino. Também deverá ser selecionado o tipo de bolsa pretendida. Há a opção de cotas, que são voltadas exclusivamente para estudantes negros, pardos, indígenas ou com deficiência.

jovem-animada-com-inscricoes-prouni-ead

Quando fazer a inscrição no Prouni 2021?

A inscrição no Prouni fica disponível apenas durante o período estabelecido no cronograma do programa.

Para o segundo semestre de 2021, esse período vai do dia 13 a 16 de julho. São apenas 4 dias nos quais os candidatos podem se inscrever. Portanto, anote em sua agenda e não perca o prazo de inscrição no Prouni 2021.

Datas importantes do Prouni 2021

Confira, a seguir, o cronograma completo da segunda edição do Prouni 2021:

  • Inscrições: 13 a 16 de julho
  • 1ª chamada: 20 de julho
  • Comprovação das informações: 20 a 28 de julho
  • 2ª chamada: 3 de agosto
  • Comprovação das informações: 3 a 11 de agosto
  • Inscrição na lista de espera: 17 e 18 de agosto
  • Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 20 de agosto
  • Comprovação das informações: 23 a 27 de agosto

Fique atento às datas para não perder nenhuma etapa do Prouni 2021.

Quando sai o resultado do ProUni?

Conforme o cronograma acima, o resultado do Prouni 2021 sai até três vezes. A primeira chamada acontece no dia 20 de julho, enquanto a segunda no dia 3 de agosto. Já o resultado da lista de espera estará disponível em 20 de agosto.

Quais faculdades vão participar do Prouni 2021?

Confira algumas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC e que participam do Prouni 2021, oferecendo bolsas de estudo parciais ou integrais:

E se eu não passar no Prouni?

Se você não passar no Prouni ou não conseguir se inscrever no programa, não é o fim do caminho. Há outros programas nos quais você pode se inscrever, como Sisu e FIES. Além disso, muitas faculdades particulares possuem seus próprios programas de bolsas de estudo. Para isso, é necessário consultar a disponibilidade na própria instituição de ensino de sua escolha ou se inscrever em plataformas como o Quero Bolsa.

E aí, está preparado para fazer sua inscrição no Prouni 2021? Conte para a gente aqui nos comentários em qual curso você deseja se inscrever para conquistar uma bolsa de estudo.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!