Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Enem

Nota do Enem: Veja pontuação necessária para estudar EaD

21 de novembro de 2022
nota do Enem para estudar EaD
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Após se dedicar para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), chega uma etapa muito importante para os candidatos: descobrir qual foi sua nota do Enem. O resultado abre portas para universidades com cursos presenciais ou para quem quer estudar EaD.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

No entanto, para isso, é preciso esperar a divulgação oficial do Ministério da Educação. Enquanto a data não chega, muita gente busca avaliar o desempenho com o gabarito e, claro, pesquisando as notas de corte de programas do Governo Federal ou de faculdades que usam a nota como vestibular direto.

Neste artigo, você vai conferir quais são as formas de ingresso para estudar EaD e, ainda, qual nota do Enem é necessária para começar a graduação!

Veja também:
+ Faculdades que aceitam a Nota do Enem: Veja quais são!


Como usar a nota do Enem para estudar EaD

Um caminho para começar a estudar em uma instituição de ensino superior é aplicar a nota do Enem em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que desde 2020 teve autorização do MEC para cursos a distância.

Entretanto, algumas dúvidas surgem a respeito dessa aplicação para estudar EaD, como por exemplo, se as notas do Enem são mais baixas para essas graduações e quais são elas. 

+ Esquenta Enem 2023: veja lives gratuitas para se preparar para a prova

Para isso, veja as formas de ingresso:

Sisu

Esse é um programa criado pelo Governo Federal e MEC, que busca oferecer oportunidade de ingresso ao ensino superior em instituições públicas, sendo elas federais ou estaduais, ou seja, de forma gratuita. 

O Sisu utiliza a nota do Enem para classificar os candidatos, de acordo com o desempenho e notas de corte referente ao curso desejado. Para participar, a pessoa precisa fazer o exame e ter uma nota igual ou superior a 450 pontos, sem zerar a redação.

No momento da aplicação, o candidato precisa escolher duas opções de cursos e definir uma ordem de preferência, seja a graduação presencial ou a distância. Além disso, há outros campos de preenchimento que são importantes, como as cotas.

Uma dica nesse momento é ver qual foi a nota de corte do curso no ano anterior, isso porque as notas variam a cada graduação.

Nota do Enem para estudar EaD pelo Sisu

Ainda é recente a oferta de cursos a distância no programa e por isso mesmo que as opções ainda são bem abaixo quando comparados com a modalidade presencial. Ainda há quem suspeite da qualidade do ensino ao optar por estudar EaD, mas vale reforçar que todas as instituições participantes são credenciadas e avaliadas pelo MEC.

Para ajudar nesse processo, confira a lista de notas de corte de 2021 do Sisu para estudar EaD:

InstituiçãoCampusCursoCategoriaNota de corte
IFSCTubarãoMatemáticaLicenciatura611,04
IFPBJoão PessoaLetras – Língua PortuguesaLicenciatura611,64
IFPBSousaLetras – Língua PortuguesaLicenciatura576,01
IFPBCampina GrandeLetras – Língua PortuguesaLicenciatura594,54
IFPBPicuíLetras – Língua PortuguesaLicenciatura577,11
UNCISALMaceió – Trapiche da BarraGestão HospitalarTecnológico653,3
UNIPAMPASantana do LivramentoLetras – PortuguêsLicenciatura617,66
UNIPAMPAAlegreteLetras – PortuguêsLicenciatura604,06
UNIPAMPACaçapava do SulLetras – PortuguêsLicenciatura621,44
UNIPAMPAJaguarãoLetras – PortuguêsLicenciatura601,88
UNIPAMPADom PedritoLetras – PortuguêsLicenciatura596,04


Prouni

Esse é o Programa Universidade Para Todos, também do Governo Federal, para ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil. O Prouni oferece bolsas de estudo de 100% ou 50% aos seus candidatos.

Para participar, alguns requisitos socioeconômicos são levados em consideração. Os candidatos precisam se enquadrar nos critérios para participar do programa, como renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Outros requisitos também precisam ser preenchidos: ser brasileiro e não possuir diploma de ensino superior, além de atender ao menos a uma das seguintes condições:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio com bolsa integral em escola particular;
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública, e outra parte em escola particular na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor em escola pública, sendo parte do quadro de pessoal permanente da instituição e estando em efetivo exercício. Para estes candidatos, não há limite de renda familiar.

Para saber se você tem chances de conseguir uma bolsa com o Prouni para estudar EaD, utilizando a nota do Enem, você pode conferir resultados de seleções anteriores, como um indicador de comparação. Infelizmente, não há dados do último Prouni, com recorte das graduações à distância, mas você pode conferir aqui, uma média da seleção de 2020.

Fies

Já o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, é um programa que financia as mensalidades de um curso superior em uma instituição de ensino privada. Caso você não tenha condições financeiras para as mensalidades da graduação, essa é uma alternativa.

O programa não oferece o curso de forma gratuita, na verdade, o aluno deixa de pagar durante o curso, para fazer isso depois, de forma parcelada. O acesso a ele pode ser feito por meio do Enem.

Da mesma forma que o Prouni, você pode ter uma noção da nota, a partir das edições anteriores. No entanto, ainda não há dados que façam o recorte para a nota de corte dos cursos à distância. Então, para estudar EaD através da nota do Enem, você pode ter uma média aqui.

E se eu não conseguir nota do Enem para estudar EaD?

Não se preocupe! Além dos programas do governo federal que já foram citados e listados na matéria, algumas instituições de ensino superior utilizam a nota do Enem como forma de acesso direto ou vestibular próprio.

Entretanto, independente do exame para estudar EaD, há universidades particulares que oferecem bolsas de estudo e descontos, sem precisar comprovar renda ou outras burocracias. Mas é importante, claro, verificar se a instituição é bem avaliada e reconhecida pelo MEC.

Confira algumas faculdades que oferecem descontos nas mensalidades de até 80% e, ainda, com cursos a distância. Através da nota do Enem ou direto, você consegue estudar EaD:

Leia mais:
+
Ensino à distância cresce 474% em uma década, segundo o Censo de Educação Superior 2021
+ Confira quais cursos EaD não precisam de TCC para formar

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.