Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Faculdades que aceitam a Nota do Enem: Veja quais são!

23 de dezembro de 2020
faculdades EaD que aceitam a nota do Enem
Imagem do autor
Escrito porFernanda Zacchi

Se o Ensino à Distância é a modalidade que mais cresce no Brasil, a tendência é que as instituições de ensino superior passem a oferecer uma gama cada vez maior de graduação remotas. Por isso há diversas faculdades EaD que aceitam a nota do Enem.

+  Encontre bolsas de estudo de até 80%

Com essa alta demanda de cursos a distância, um dos maiores e mais concorridos programas do governo que utiliza a nota do Enem passou recentemente a oferecer vagas na modalidade EaD.

Essa é uma ótima opção para quem quer cursar uma faculdade de maneira mais flexível e pagando menos.

A seguir, veja as faculdades EaD que aceitam a nota do Enem!

Veja também:
+
Como saber se fui bem no Enem? Entenda agora mesmo!
+ Saiba quantos pontos do Enem precisa para cada curso EaD

Como entrar numa faculdade EaD com o Enem?

Uma das maneiras de conseguir uma vaga em curso à distância e que com certeza provocar aquele friozinho no estômago: o Sisu, programa do governo que seleciona estudantes para universidades públicas, também passou a ofertar vagas em cursos EaD!

Pois é, desde a segunda edição do Sisu de 2020 é possível encontrar vagas em cursos EaD. A oferta ainda é bem pequena e limitada, mas a tendência é de crescimento nos próximos anos. Atualmente, as universidades públicas oferecem cursos EaD como Pedagogia, Filosofia, Matemática, Letras, Física e Administração.

A grande diversidade de graduação a distância está mesmo na rede privada de ensino. Nelas dá para encontrar de Enfermagem a Engenharia, de Artes a Computação, de Gastronomia a Arquitetura no sistema totalmente remoto ou semipresencial (que equilibra momentos presenciais e a distância).

Há também outras duas maneiras de entrar em uma faculdade privada com a nota do Enem:

  • Pelo ingresso direto: É ideal para quem quer garantir vaga sem perder tempo com processos seletivos longos e cheios de requisitos. Nesta modalidade, basta informar as notas obtidas em qualquer Enem a partir de 2010 no site do processo seletivo da faculdade desejada para garantir seu lugar ao sol, sem ter de encarar qualquer tipo de vestibular.
    Algumas faculdades, inclusive, oferecem bolsas e descontos para quem entrar na seleção com notas elevadas no Enem mais recente. As inscrições ficam abertas boa parte do ano e qualquer pessoa pode participar, sem restrição de renda.

  • ProUni: Esse é o programa do governo federal que distribui bolsas de estudos em cursos presenciais e a distância de faculdades privadas conceituadas. É bastante procurado e aceita apenas as notas do Enem mais recente.
    Há uma oferta considerável de cursos EaD, inclusive os mais caros, como os de Engenharia ou os da área da Saúde boa parte deles com bolsa integral. Para concorrer a uma delas, o participante precisa ter pelo menos 450 pontos na média das provas, com nota superior a zero na redação, além de se encaixar nos requisitos socioeconômicos. As inscrições acontecem duas vezes por ano.

Veja também:
+
Faculdade Online: Veja as 20 melhores faculdades EaD do país!
+ Faculdades de 2 anos: Veja lista dos Melhores Cursos!

Vantagens de cursar uma graduação EaD

Estudar a distância pode ser uma ótima opção para quem deseja cursar uma graduação com mais flexibilidade e mais comodidade. Uma boa notícia é que o Ministério da Educação (MEC) reconhece essa modalidade de ensino, portanto um diploma de uma graduação a distância tem o mesmo peso de um curso presencial.

Nesse formato, o estudante pode assistir às aulas de qualquer lugar que desejar, desde que tenha acesso à internet, além de economizar gastos e tempo com transporte e alimentação fora de casa, por exemplo.

Mesmo que o curso seja ofertado a distância, é possível interagir com os professores, tutores e outros colegas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No AVA ficam disponíveis as aulas, o material didático e todas as informações necessárias para a formação do estudante.

Os alunos podem acompanhar as aulas de forma síncrona, ao vivo, ou assíncrona, por meio de gravações dos professores. Esse formato quem escolhe é a faculdade, por isso não há um padrão.

Também é importante lembrar que todas as instituições de ensino a distância possuem um polo de apoio. Esses polos são as unidades em que os graduandos precisam se dirigir em momentos específicos, como provas, atividades práticas ou algum outro tipo de demanda exigida pelo curso e pela universidade.

Mas apesar de toda essa facilidade e essa série de vantagens, o estudante precisa ter o mesmo comprometimento e dedicação que teria em um curso presencial. Afinal, é a sua carreira que está em jogo, então quanto melhor for sua experiência na graduação, maiores são as chances de obter sucesso profissional.

Veja também:
+
Diploma EAD é reconhecido pelo MEC? Entenda!
+ Conheça as tecnologias usadas no ensino a distância!
+ Confira 8 benefícios do ensino a distância para sua formação!



Faculdades EAD que aceitam a nota do Enem

A oferta de cursos a distância nas universidades públicas que usam a nota do Enem ainda é pequena. Na edição do Sisu do segundo semestre de 2020, por exemplo, tivemos alguns poucos cursos EaD em instituições como:

Se você quer diversidade, não tem jeito: tem de recorrer às particulares. Nelas, a oferta é muito maior que nas públicas, com mais de 360 opções de cursos.

Só para que você possa ter uma ideia mais clara do que estamos falando, preparamos uma pequena lista de cursos EaD que podem ser acessados com a nota do Enem.

Veja:

Para quem quer estudar a distância, o desafio é encontrar faculdades confiáveis, de alta qualidade, que tenham cursos EaD tão conceituados como os presenciais. Isso é importante para quem quer construir uma carreira consistente mais adiante.

Por isso vale sempre dar aquela pesquisada antes de escolher onde estudar.

Faça uma busca por faculdades que tenham polo de apoio perto de você, que sejam reconhecidas pelo governo, tenham autorização para oferecer cursos a distância (isso é vital para ter um diploma válido no mercado de trabalho) e, principalmente, que tenham cursos bem avaliados, tanto pelo MEC quanto pelas empresas.

A gente tem algumas para sugerir. Nelas dá para entrar pelo Enem 2023, pelo ingresso direto e pelo ProUni. Então não perca essa oportunidade.

Clique para conhecer:

Veja também:
+ Entenda como conseguir bolsas de estudo para graduação EaD

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.