Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Enem

Faculdade EaD com Nota do Enem: Entenda se é possível!

21 de outubro de 2022
Um grupo de amigos está em frente ao computador sorrindo e parecendo se entreter com aquilo que estão vendo. A imagem representa justamente as comunidades de estudantes existentes na internet em diferentes redes sociais, o que pode ajudar alunos a se envolverem com seus estudos e até formarem uma comunidade de apoio.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

A cada ano, diversos estudantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio em busca de conquistar uma boa nota no Enem e realizar o sonho de começar um curso de nível superior em uma boa instituição de ensino.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas a realidade de muitos é que a rotina muitas vezes envolve trabalho e afazeres de casa, o que pode dificultar a frequência desses alunos em cursos de graduação com horários fixos e presenciais durante a semana. Por isso, o ensino a distância chega como uma opção!

Crescendo cada vez, o EaD conta com uma rotina mais flexível e acessível, já que as aulas podem ser acessadas de qualquer lugar, desde que tenha internet. Por isso, muitas faculdades já aderem a modalidade e oferecem vagas em cursos, através da nota do Enem.

A aplicação pode ser feita por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de estudo, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com vagas em universidades públicas, além de vestibular comum, já que muitas instituições aceitam a nota como ingresso.

Mas você sabe se existe diferença nas notas na hora de escolher um curso EaD ou um curso presencial em um dos programas citados? Continue no artigo para entender como funciona a nota do Enem.

Veja também:
+
Como saber se fui bem no Enem? Entenda a nota do exame!

Como funciona a nota do Enem?

Para o cálculo da nota do Enem é usado a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera não só o número de acertos, mas também o padrão de respostas do participante, de acordo com o valor atribuído às questões.

Isso significa que se duas pessoas acertam a mesma quantidade de perguntas, os resultados certamente serão diferentes, por conta da forma de avaliação do TRI. O candidato que tiver mais respostas coerentes dentro de blocos de questão de mesmo valor, vai ter um nota maior, que o que acertar de forma aleatória.

Resumindo, cada questão tem um nível de proficiência que tem um valor específico e o resultado varia pela coerência de acertos entre as “fáceis”, “médias” e “difíceis”, o que interfere na nota do Enem.

Veja também:
+ Faculdades que aceitam a Nota do Enem: Veja quais são!
+ Quanto preciso tirar no Enem para ganhar bolsa Prouni?

Existe diferença entre as notas para cursos EaD e presencial?

estudante de faculdade online vestindo uma jardineira jeans, camiseta vermelha e expressão de pensativa, com o dedo indicador na boca e olhos arregalados.

Depende. No caso do Sisu, por exemplo, a concorrência de vagas depende do curso que pretende ingressar, além das notas mínimas que muitas instituições estabelecem. Alguns cursos menos concorridos têm nota de corte de 450 pontos, em média, enquanto outros chegam em torno de 800, como no curso de Direito.

De acordo com as últimas edições do programa, tanto para a graduação a distância, quanto presencial, a variação é mínima. A modalidade não interfere. Entretanto, é importante se atentar às notas mínimas das instituições e notas de corte dos últimos anos.

Desde o segundo semestre de 2020, o Ministério da Educação (MEC) liberou a oferta de cursos a distância para o Sisu. Anteriormente, o programa só abria vagas para graduação na modalidade presencial.

Já no Prouni, que oferece bolsas de estudo integral ou parcial, ou seja, de 50% e 100% de desconto, em universidades particulares, existem alguns pré-requisitos, como ter feito pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

Veja também:
+ Como usar a Nota do Enem para cursos EaD? Entenda!

Qual é a nota mínima da redação do Enem?

Para conseguir participar dos programas do governo federal, como já foi citado, além da pontuação nas provas objetivas, é importante que o estudante não tenha zerado a redação do Enem.

Agora, se você for participar de algum processo seletivo de faculdades particulares, a pontuação mínima para a redação depende muito da instituição, já que cada uma conta com um formato de vestibular.

O mesmo vale para a nota do Enem ao aplicar em vestibulares e programas. Todos dependem da instituição e curso escolhido, exceto o ProUni já que sua nota mínima é de 450 pontos.

No entanto, é importante reforçar que quanto mais baixa for sua nota do Enem, menor a chance de conseguir vaga em cursos muito concorridos.

Veja também:
+ Temas Polêmicos de Redação do Enem: Confira quais são!

Qual é o curso com a menor nota de corte?

Existem alguns cursos que têm notas baixas e possibilitam o ingresso ao ensino superior, através dos programas do governo federal. Separamos alguns baseado nas edições anteriores do Sisu, mas é importante reforçar que cada instituição tem a sua nota de corte.

Entre 700 a 750 pontos

Entre 651 a 699 pontos

Entre 600 a 651 pontos

Até 600 pontos

Cursos tecnológicos em geral e outras licenciaturas.

Já deu para dar um direcionamento para a aplicação da sua nota do Enem, não é?

Veja também:
+ Faculdades de 2 anos: Veja lista dos Melhores Cursos!
+ Cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC: veja quais são

Se a nota do Enem não for boa, onde estudar?

Não deu para conseguir uma nota suficiente para participar do Sisu ou do ProUni e agora? Quais opções restam para ingressar em um curso superior?

Apesar da dedicação para se sair bem no Enem, diversos fatores podem atrapalhar o desempenho no exame e prejudicar na hora de conquistar uma vaga nos programas do governo. Mas existem outras alternativas.

O ingresso direto pode ser feito com vestibulares das próprias faculdades, principalmente as particulares. Muitas delas contam com suas próprias bolsas de desconto nas mensalidades para os cursos e as regras para conseguir depende de cada instituição.

Para isso, confira algumas instituições de ensino aprovadas e bem conceituadas pelo MEC que oferecem opções de bolsas de estudos em cursos presenciais e EaD a alunos interessados em cursar a graduação, sem precisar da nota do Enem:

Leia mais
+
Enem Digital pode ser feito em casa? Saiba onde fazer a prova
+ O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.