Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Enem

Temas de redação que não devem cair no Enem 2023

8 de novembro de 2022
temas de redação
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Aplicado desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito comentado nos períodos de aplicação devido sua relevância para o ingresso ao ensino superior, como também pelo seus temas de redação.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Há mais de 20 anos, a prova já abordou assuntos de diversas áreas do conhecimento, como meio ambiente, intolerância religiosa, tecnologia e direitos humanos. Independente do tema, todos têm o mesmo direcionamento na escrita: um texto dissertativo-argumentativo, com apresentação de soluções para o problema levantado.

Não é à toa que quando a prova se aproxima, um dos maiores questionamentos entre os candidatos é: “qual vai ser tema da redação?”. Mas que tal se perguntar diferente? Já se perguntou quais temas de redação não devem cair na prova?

Temas de redação que não vão cair no Enem 2022

Quem está estudando para a prova, já deve ter encontrado uma infinidade de publicações ou vídeos que falam sobre possíveis temas de redação para o exame. É muito difícil ter um bom palpite sobre o assunto que será abordado.

 Encontre bolsas de estudo de até 80%

A preocupação dos vestibulandos com essa etapa da prova é devido à importância da redação para a nota final do Enem. O bom desenvolvimento do texto influencia diretamente no percentual do resultado – o que ajuda os estudantes a conquistarem vagas em cursos de universidades públicas e privadas.

+ Nota do Enem: veja se tem diferença entre o curso EaD e presencial

Por isso existem algumas estratégias para se preparar para o exame, listando alguns temas que não devem cair na prova.

Temas de redação já foram abordados

Talvez o caminho para começar a entender quais os possíveis temas que não devem cair na prova é fazer uma lista do que já foi abordado nas edições anteriores do exame. Cultura, saúde pública, cidadania e intolerância religiosa, por exemplo, são assuntos que já estiveram presentes nas provas.

Confira os 8 últimos temas de redação do Enem:

  • 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher no Brasil
  • 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Outros assuntos que não devem cair na prova

Antes de entender os tipos de assuntos que não devem ser temas de redação, existem algumas informações importantes a serem levadas em consideração, como por exemplo que o tema é definido com meses de antecedência.

Os assuntos são sugeridos no início do ano, mas só no terceiro trimestre, entre os meses de abril, maio e junho, que a decisão é feita. Por isso, temas em alta no segundo semestre do ano não são o foco da redação.

Outros tipos de assuntos também não entram como opção para a redação, como temas mais polêmicos. A professora de redação dos cursos pré-vestibulares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pré-Vestibular Cidadão em Volta Redonda e Gabarito Curso Preparatório, Luisa Ferreira, explica o porquê de não caírem no exame.

Aborto, legalização de drogas, entre outros, não caem na prova por serem muito pessoais. O aluno pode perder a estrutura do texto tentando defender um ponto de vista que acaba sendo muito pessoal. Isso pode gerar muitos desvios, como o uso da primeira pessoa na redação ou, envolver histórias pessoais, coisas que não são permitidas em um texto dissertativo argumentativo”.

Apesar disso, a redação do Enem é sempre composta por um tema de relevância social, como um problema, para que o candidato possa sugerir uma solução – a proposta de intervenção. Esses assuntos são acompanhados por textos de apoio, como pesquisas e até gráficos, para auxiliar no desenvolvimento do texto.

De acordo com Luísa, são sempre temas que farão os alunos refletirem sobre a sociedade que estão inseridos. “São problemas que existem no Brasil e que não tem muita gente falando sobre. Ano passado, por exemplo, muita gente se ligou no processo de registro civil, algo que não falamos no cotidiano”.

Vale reforçar que, além de buscar temas de redação para a prova, é importante saber a forma correta de produção do texto: deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação-argumentativa, com proposta de intervenção.

temas de redação


Como se preparar para o Enem?

A preparação para o Enem começa no primeiro ano do ensino médio, já que o exame avalia todo o conhecimento adquirido nos três anos de estudo. Então, é importante que o candidato dê atenção para os conteúdos das aulas.

Claro que existem outras alternativas de estudos que podem ajudar na preparação no ano em que o candidato fará a prova, como cursinhos pré-vestibulares, simulados ou de maneira individual, com disciplina e organização das matérias.

Outra forma de se preparar para o exame é acompanhar os aulões gratuitos que muitos colégios e cursos oferecem, abordando os temas que geralmente caem na prova. A Quero Bolsa, em parceria com o Sistema pH, preparou lives de esquenta para o Enem 2023.

Diariamente, na semana da prova, o candidato pode acompanhar especialistas falando sobre uma área do conhecimento no perfil oficial do Instagram da @querobolsa, a partir das 19h. 

Além disso, aos domingos, depois da prova do Enem, haverá uma live comentando o gabarito e as questões do exame, com professores do Curso Anglo. O projeto é gratuito e você pode se inscrever aqui.

+ Veja mais!
Esquenta Enem 2023: projeto oferece lives gratuitas e gabarito comentado ao vivo


Onde estudar EaD com a nota do Enem?

Sabendo ou não os temas de redação, um candidato bem preparado consegue fazer um bom texto, o que resulta na nota final do Enem.

Após concluir a prova, já é possível ter uma ideia através do gabarito. No entanto, depois da divulgação da nota final chega uma etapa muito importante e aguardada pelos candidatos: a aplicação para o curso e faculdade desejada.

O resultado positivo, com ajuda de uma boa nota na redação, pode oferecer bolsas de estudo, através de programas como Prouni, Sisu ou Fies.

É possível aproveitar a nota em diversas faculdades que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que aceitam a nota do exame como forma de ingresso aos cursos superiores.

Caso você não consiga uma nota suficiente para esses programas de governo, existem outras formas de ingresso, até mesmo em graduações EaD. Confira algumas instituições de ensino superior que aceitam a nota do Enem e, ainda, disponibilizam bolsas de estudo conforme sua pontuação no exame ou outras formas de bolsas de estudo!

Leia mais:
Últimos momentos: 4 aplicativos de simulados para o Enem

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.