Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre as Inscrições Fies 2021.2

As Inscrições Fies 2021.2 têm sido um momento de grande expectativa para os vestibulandos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na vontade de entrar para um curso superior o quanto antes. E, caso você não saiba, o Fies pode ser uma porta de entrada importante nesse momento.

O que é Fies 2021.2?

O Fies é um programa de financiamento estudantil que, como o próprio nome sugere, financia as mensalidades de um curso superior em uma instituição de ensino privada. Caso você queira fazer o seu curso superior em uma faculdade particular, é preciso pagar mensalidades durante toda a vigência do curso. Se você não tiver condições financeiras para isso, o Fies pode ser uma alternativa.

Ele é um programa do governo e os vestibulandos podem ter acesso a ele por meio da realização da prova do Enem. Mas atenção: o programa não possibilita que você faça a faculdade de forma gratuita.

Na verdade, o aluno não paga as mensalidades durante o curso. Entretanto, após a colação de grau, existe um prazo para que esta dívida seja quitada. É claro, tudo isso de forma suavizada, para que não fique pesado para o recém-formado.

Deve ser muito bom poder estudar sem pagar as mensalidades e ter um prazo extra para quitar esta dívida ao final do curso, não é verdade? Então vem com a gente saber mais um pouco sobre as Inscrições Fies 2021.2.

Quando começam as Inscrições Fies 2021.2?

Todo ano acontece o Fies e o Fies.2. O segundo é destinado ao segundo semestre do ano letivo, período em que novas vagas são lançadas e ainda são ofertadas as vagas remanescentes do primeiro semestre ou de cursos de meio de ano. Bora conhecer o calendário e ficar por dentro das datas das Inscrições Fies 2021.2?

Neste ano, de acordo com o edital do programa disponibilizado pelo MEC (Ministério da Educação), as Inscrições Fies 2021.2 devem acontecer entre os dias 27 e 30 de julho. Daqui a pouco, não é mesmo? Já as convocações para as vagas começam a acontecer no dia 03 de agosto.

Dê só uma olhada no cronograma oficial:

  • 27 a 30 de julho: Inscrições Fies 2021.2
  • 03 de agosto: resultado da chamada única
  • 04 a 06 de agosto: inscrição dos convocados na chamada
  • 04 a 31 de agosto: convocação dos candidatos que ficaram em lista de espera, caso existam vagas disponíveis.

Ah, em breve também existirão as vagas remanescentes. Ou seja, vagas que antes haviam sido escolhidas por candidatos mas que, por algum motivo, não efetivaram suas matrículas. É nessa hora que a tão esperada lista de espera acaba rodando e oferecendo mais chances e oportunidades para quem precisa. Dá uma olhadinha nas datas:

  • 08 a 10 de setembro: período voltado para a inscrição de candidatos matriculados ou não matriculados
  • 27 a 29 de outubro: inscrições disponíveis apenas para candidatos já matriculados

Quem pode participar das Inscrições Fies 2021.2?

Para participar do Fies, assim como para participar do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), é preciso ter feito a prova do Enem no período entre 2010 e 2020. Até porque, é por meio da nota nesse exame que o aluno pode concorrer às vagas no Fies 2021.2.

Além disso, é importante lembrar que esse tipo de programa visa incluir alunos com limite de renda em cursos superiores, portanto, é preciso ter bastante atenção sobre os rendimentos aí na sua casa. Mesmo que aprovado com a nota, o vestibulando pode ser reprovado durante a análise da renda. Então já pega o papel e a caneta e vai somando a renda de todo mundo – é claro que dividido pelo total de membros que moram na mesma casa. Assim, saberemos a renda per capita.

Portanto, para participar das Inscrições Fies 2021.2 é preciso:

  • Ter feito prova do Enem e ter tirado nota maior do que 450 pontos. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação.
  • Ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Como o salário mínimo base em 2021 é R$1.100, a renda precisa ser de até R$3.300

estudante pesquisa sobre as incrições do fies 2021.2

Como fazer as Inscrições para o Fies 2021.2?

Não se preocupe, pois as inscrições são feitas online! Portanto, é necessário que você entre no portal do Fies através do link a seguir: http://portalfies.mec.gov.br/

Em seguida, é preciso clicar em “Minha Inscrição” e depois em “Fazer cadastro”. Feito isso, é necessário preencher o formulário com a maior sinceridade possível. Inclusive, aqui cabe um alerta bastante importante: não minta e nem responda o formulário de forma ambígua e confusa. Isso pode te prejudicar futuramente e pôr em risco sua vaga. Ok?

Não conseguir fazer parte das Inscrições Fies 2021.2. E agora?

Bom, como você já deve saber, não está nada fácil conciliar correria do dia a dia com estudos. Em meio a pandemia, isso se agrava ainda mais. Nem todo mundo conseguiu manter o foco nos estudos e mandar bem na prova do Enem, concorda? Mas isso não é motivo para que você desista de ingressar em um curso superior e ter o seu tão sonhado diploma.

Mesmo que o Prouni, Sisu e o Fies não tenham dado certo, ainda é super possível entrar em uma universidade particular por meio de um sistema que se chama Ingresso Direto. O Ingresso Direto é um sistema da própria universidade e que possibilita a entrada de alunos sem necessidade de um novo vestibular.

Você provavelmente já conhece o  Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), certo? Pois saiba que esse centro de ensino oferece a possibilidade de Ingresso Direto para aqueles que têm vontade de estudar de maneira facilitada.

Além disso, existe a possibilidade de fazer cursos em EaD (ensino a distância), que possui mensalidades significativamente mais baratas, quando comparadas ao modelo de ensino presencial. Você já ouviu falar dessa modalidade de ensino que está em alta ultimamente?

Tem como fazer curso EaD pelo Fies?

Infelizmente não é possível. Apesar da procura crescente por cursos EaD, o Fies ainda não fornece financiamento para esta modalidade de curso, apenas os programas como Prouni e Sisu. Mas que tal saber um pouco mais sobre ela?

A modalidade de ensino EaD significa “ensino a distância”. Muitos cursos podem ser EaD, desde cursos livres, técnicos, tecnólogos, bacharelados, licenciaturas e até mesmo cursos de pós-graduação, como MBAs, mestrados e outros.

Cursos nesta modalidade possuem um sistema e uma estrutura online que possibilita que o aluno consiga acompanhar as aulas de maneira remota, por meio do computador ou celular. Essa nova modalidade de ensino tem ganhado muita força durante a pandemia, afinal, muitas pessoas descobriram que podem economizar tempo, dinheiro (com deslocamento e alimentação), além de terem maior liberdade para organizar seus horários ao longo da semana. É importante destacar que a validade de um diploma de graduação EaD é exatamente a mesma de uma formação presencial, até porque essa informação não consta no documento.

Dê uma olhada em instituições de ensino conhecidas, renomadas e com cursos bem conceituados no portal do MEC – ou seja, que emitem diplomas válidos em todo o território nacional – e que facilitam o ingresso do aluno no curso superior:

E aí, já sabe para qual curso vai se candidatar no Fies? Considerou a hipótese de fazer um curso na modalidade de ensino a distância? Conta pra gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!