Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Qual a diferença entre semipresencial e EAD?

Se você está buscando uma alternativa para o curso de graduação presencial, já deve ter se deparado com as duas modalidades principais na área de educação a distância: ensino a distância e semipresencial.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Apesar de se parecerem bastante, essas duas modalidades possuem características bem específicas e distintas, que atraem cada vez mais estudantes, podendo superar o ensino presencial. Por isso, antes de se matricular é super importante entender como cada modalidade funciona a fim de saber se ela se adequa à sua rotina.

E então, quer descobrir quais as diferenças entre essas modalidades? Continue lendo este artigo para ficar por dentro de todos os detalhes dos cursos semipresenciais e EAD. Assim você pode escolher qual metodologia será mais adequada para sua formação!

Semipresencial ou EAD: qual escolher?

Quem possui uma rotina corrida e não tem tempo para ir diariamente a uma instituição de ensino, geralmente precisa de modalidades de ensino que ofereçam certa flexibilidade para cursar o ensino superior. Para isso, atualmente existem as modalidades semipresencial e EAD.

Como é a modalidade semipresencial?

A modalidade semipresencial abrange cursos que não são totalmente presenciais nem totalmente a distância. Podem surgir a partir de cursos de graduação presenciais, que oferecem uma determinada quantidade de horas do curso a distância. Mas também podem se originar de cursos da modalidade a distância com muitas disciplinas ou atividades presenciais.

A seguir, vamos conhecer mais a fundo essa modalidade, suas características e diferenças.

Quais as características dos cursos semipresenciais originados na modalidade presencial?

Um curso pode ser considerado semipresencial quando oferece até 20% da carga horária total para atividades a distância. Também conhecida como híbrida, esta modalidade é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2004.

Veja as principais características:

  • Nem todas as disciplinas da graduação são oferecidas na modalidade semipresencial;
  • Dependendo do projeto pedagógico, o conteúdo do curso é ensinado através do ambiente virtual de aprendizagem e também durante encontros presenciais;
  • Os encontros presenciais ocorrem na própria instituição;
  • Cada instituição define quantos encontros presenciais ocorrerão;
  • As avaliações finais são feitas obrigatoriamente nos encontros presenciais;
  • É ideal para quem quer fazer uma graduação presencial, mas ao mesmo tempo busca flexibilidade em seus estudos.

Quais as características dos cursos semipresenciais originados na modalidade EAD?

Várias universidades com experiência em cursos a distância criaram uma modalidade de cursos EAD também chamada de semipresenciais. É o caso de instituições como Anhanguera e UNICSUL, por exemplo. O principal destaque é que oferecem aulas semanais nos polos de apoio presencial. Confira as características deste modelo:

  • Os cursos de origem são da modalidade a distância;
  • Todas as disciplinas ocorrem a distância, mas a frequência dos encontros presenciais é maior do que na modalidade EAD tradicional. Algumas instituições estabelecem aulas presenciais uma vez por semana, outras até duas vezes por semana;
  • Os encontros presenciais ocorrem nos polos de apoio, que contam com salas de aula, laboratórios e toda a infraestrutura necessária para a graduação;
  • Em alguns cursos, os professores vão até os estúdios da universidade e transmitem as aulas ao vivo, via satélite ou teleconferência. Nos polos de apoio, os alunos podem interagir com o professor;
  • Nos outros dias da semana, o aluno estuda pelo ambiente virtual de aprendizagem;
  • Esta modalidade é indicada para os estudantes que buscam a flexibilidade da educação a distância e ao mesmo tempo querem manter contato mais frequente com seus colegas e tutores;
  • Comparando com os cursos a distância, nos cursos semipresenciais derivados de cursos EAD o aluno precisa ir mais vezes ao polo de apoio. Por isso, deve-se planejar o investimento de tempo e dinheiro com os deslocamentos.

Como é a modalidade a distância (EAD)?

A modalidade EAD é oferecida para cursos em que a maior parte das atividades se dá nos ambientes virtuais de aprendizagem, incluindo entregas de trabalhos e provas. Na graduação, os encontros presenciais obrigatórios podem ser mensais ou semestrais.

Qual a diferença entre semipresencial e EAD?

Quais as características dos cursos EAD?

Nos cursos de educação a distância, o aluno realiza a maior parte das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Confira como funciona:

  • Os cursos são da modalidade a distância, ou seja, a maioria das disciplinas está baseada no ambiente virtual de aprendizagem, com apoio de tutores e encontros presenciais;
  • Em alguns cursos, os professores transmitem as aulas ao vivo, que podem ser acompanhadas pela internet;
  • Em outros modelos, os professores publicam previamente suas aulas gravadas;
  • Os encontros presenciais são menos frequentes do que na modalidade semipresencial, mas obrigatórios. Dependendo da universidade, podem acontecer uma vez por mês, três vezes por semestre, etc;
  • É indicada para quem não tem disponibilidade para ir frequentemente ao polo de apoio, mas é disciplinado o bastante para realizar todas as atividades que fazem parte do plano de estudo.

Semipresencial e EAD: diferenças e semelhanças

As duas modalidades tiram proveito das vantagens da educação a distância: flexibilidade, economia com deslocamentos, possibilidade de ter acesso a uma formação e também de passar mais tempo com a família. Entretanto, existem algumas diferenças práticas entre os modelos que podem ser decisivas na hora de encolher entre os dois. Veja a seguir:

Semipresencial EAD
AULAS
As aulas são gravadas pelos professores e disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os alunos podem acessá-las em qualquer dia ou horário, de acordo com sua disponibilidade.
A aula pode ser transmitida ao vivo em horários pré-determinados para todos os estudantes, 
AVALIAÇÃO
Os trabalhos e podem ser enviados pelo aluno através do Ambiente Virtual de Aprendizagem
As provas finais são obrigatoriamente presenciais no polo EaD da faculdade. 
INTERAÇÃO
Apesar de não serem diários, os encontros presenciais são semanais – uma ou duas vezes por semana -, o que possibilita uma maior interação entre alunos, professores e mediadores.
Oportunidade de interação menor, pois os compromissos presenciais ocorrem com um espaço de tempo maior.
O aluno conta com uma equipe de tutores para acompanhar sua aprendizagem, corrigir atividades e tirar dúvidas sobre os conteúdos.
GASTOS
Além das mensalidades, o estudante gasta com transporte e alimentação ao menos uma vez por semana.
A mensalidade dos cursos EAD costuma ser menor. Além disso, o aluno só precisa de computador e acesso à internet para estudar, dispensando esses gastos adicionais.
MATERIAL DE ESTUDO
No ambiente virtual de aprendizagem o aluno tem acesso ao programa do curso, materiais didáticos e ferramentas de comunicação.
Exige que o aluno tenha disciplina e organize seu tempo para cumprir leituras de apoio e entregar as atividades nos prazos combinados.
DIPLOMA
Os diplomas de cursos de graduação semipresencial e EAD têm o mesmo valor de uma graduação presencial, desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação.

Onde estudar nas modalidades EAD ou semipresencial?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as modalidades EAD e semipresencial, já pode analisar sua rotina e decidir com mais propriedade qual das duas faz mais sentido para o estilo de vida que você leva atualmente.

As diferenças entre os modelos de ensino são bem sutis, mas para quem precisa de mais flexibilidade no dia a dia, ter a possibilidade de escolher quantas vezes comparecer à instituição faz toda a diferença.

Vale dizer que é possível ingressar em qualquer uma das modalidades por meio do Sisu, Prouni, Fies e até mesmo pelo Ingresso Direto. Basta procurar a universidade desejada e se informar para saber mais sobre as formas de ingresso. Caso você não saiba por onde começar essa busca, separamos algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores semipresenciais e/ou a distância:

Veja também:
EAD tem qualidade?
Descubra como funciona uma faculdade semipresencial

E então, que tipo de curso se encaixa melhor na sua vida: semipresencial ou EAD? Compartilhe suas ideias!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!