Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Entenda como funciona uma prova EaD

O Ensino a Distância (EaD) consiste na modalidade de ensino aplicada no ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de alunos e professores estarem presentes no mesmo espaço físico. Assim, as aulas se aplicam normalmente através de vídeos gravados ou vídeo chamadas, e este método costuma ser mais prático, uma vez que é possível assistir às aulas posteriormente.

Uma das maiores vantagens do EaD é a possibilidade de cada aluno estudar no melhor horário para si, sendo assim possível conciliar os estudos com o trabalho ou outros compromissos de forma personalizada. Mas ainda existem dúvidas recorrentes sobre essa modalidade de ensino, como a clássica: “como funcionam as provas EaD”?

Resumidamente, as provas EaD funcionam como qualquer outra prova convencional, e podem haver diferentes adaptações na sua forma de aplicação. E para deixar claro como funcionam as provas do ensino a distância, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá? 

Como funciona o ensino a distância?

Antes de falarmos somente sobre as provas EaD, que tal abordarmos um pouco sobre como funciona essa modalidade de ensino? Este método já é utilizado no Brasil há anos, mas tomou força recentemente, após a pandemia do coronavírus.

Afinal, muitos dos nossos compromissos passaram a ser adaptados para o ambiente virtual: desde aulas, sessões de terapia, atendimento médico (telemedicina) e até mesmo trabalho (home office). E com isso, o ensino a distância foi se popularizando e garantindo cada vez mais adeptos.

O aluno que optar por cursar o ensino a distância possui uma enorme variedade de opções a seguir nos estudos. Através do EaD é possível realizar qualquer coisa: cursos de especialização, graduações, mestrados, entre outros. As possibilidades são infinitas – basta encontrar instituições de ensino preparadas para acolher estudantes nesta modalidade.

Como é um ambiente de aprendizado EaD?

Muitos pensam que o ambiente de aprendizado EaD pode deixar muito a desejar, porém esse é um pensamento ultrapassado. Muitos cursos de graduação e instituições de ensino já disponibilizam plataformas multifuncionais que permitem que os alunos realizem aulas, trabalhos em grupo, consultem notas, tirem dúvidas, solicitem documentos e muito mais. Esses espaços são chamados de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado), e costumam ser interativos e intuitivos, além de apresentar o benefício da flexibilização dos horários, já que o aluno pode assistir às aulas quando quiser ou estudar no melhor momento para si.

Como funciona uma prova EaD?

Em um curso EaD, as aulas acontecem através de um computador ou celular com acesso à internet. Neste ambiente virtual são dados os conteúdos, feitos debates com a turma, é possível tirar perguntas e realizar exercícios sobre a matéria. Até mesmo a entrega de trabalhos acontece virtualmente. 

Como em qualquer outro curso, trabalhos ou provas são aplicados para analisar o desempenho do estudante, e conferir se ele está tendo um bom aproveitamento da disciplina ou não. As provas também são importantes para aprovar ou não os alunos em determinadas matérias, para ele poder prosseguir no curso desejado.

No entanto, as provas EaD podem acontecer de várias formas e aplicações diferentes. Vamos explicar um pouquinho sobre elas abaixo.

Quais são os formatos de prova EaD?

As provas EaD podem possuir questões discursivas ou de múltipla escolha, e podem acontecer presencialmente ou no mesmo ambiente em que as aulas são ministradas, ou seja, virtualmente. Geralmente, o canal em que a prova será aplicada varia em cada instituição, é definido previamente entre cada professor e turma. Desta forma, existem muitas possibilidades: 

Prova a distância

São provas aplicadas no ambiente online. Costumam ser agendadas com a turma, podendo ter prazo para serem entregues ou ainda serem realizadas em uma vídeo chamada. Nestes casos, a prova é aplicada em um espaço coletivo e o professor pode solicitar para os clientes ativarem suas câmeras – para garantir que todos os alunos estejam realizando as provas sozinhos.

Alguns espaços de aprendizado virtual também podem bloquear recursos como o “copiar e colar”, para evitar que os alunos colem respostas da internet. Também é frequente de as provas distribuídas online serem diferentes para cada aluno, para evitar comunicação entre os estudantes.

Prova presencial em cursos EaD

Mesmo cursando uma graduação EaD, podem ser exigidas provas presenciais. Algumas instituições de ensino solicitam que o aluno vá até o polo de ensino mais próximo da faculdade para aplicar a avaliação presencialmente. É possível consultar com a sua universidade quais serão as formas em que as provas serão aplicadas. Assim, você consegue se preparar melhor!

Atividades online complementares

Trabalhos complementares ou atividades online, como entregar exercícios, participar de simulados ou responder a quiz ou participar de fóruns de debate, podem também somatizar para a nota final de cada matéria da graduação. Os professores costumam comunicar a turma sobre essas atividades durante a aula online ou através dos canais digitais.

Todos esses métodos de avaliação acima variam de instituição para instituição, assim como de professor para professor. De qualquer forma, evite colar em uma prova EaD. O momento da prova é um espaço de aprendizado, para você analisar suas falhas e conquistas naquela determinada matéria. Trapacear irá te prejudicar não somente naquele conteúdo mas também no mercado de trabalho. Dê o seu melhor e estude, sempre!

Como se preparar para uma prova EaD?

A preparação para realizar uma prova EaD varia conforme a matéria referente à prova que será aplicada. No entanto, o ambiente digital de estudos oferece algumas vantagens quando o assunto é se preparar para uma prova. Separamos algumas dicas:

  • Realize sempre os trabalhos exigidos naquela matéria – geralmente, eles são uma ótima preparação para a prova;
  • Participe de fóruns online sobre o conteúdo da prova;
  • Testes e provas online também podem ajudar e são uma ótima forma de se preparar;
  • Anote durante as aulas – o benefício do EaD é poder pausar as aulas e anotar tudo o que for preciso, inclusive suas dúvidas para não esquecê-las e otimizar seu conhecimento!

Como fazer faculdade EaD?

Gostou da modalidade EaD e está pensando em realizar uma graduação com ensino a distância? Aproveite para analisar suas possibilidades e investir na que mais te agrada e acomoda sua trajetória profissional.

Afinal, existem muitas opções de instituições de ensino que adotam o espaço virtual de aprendizagem. Basta escolher aquelas que tenham comprometimento com o ensino de qualidade e sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Abaixo, destacamos algumas faculdades particulares com ensino a distância:

Um diferencial das instituições acima é que é possível utilizar sua nota do Enem para ingressar no ensino superior, e você ainda pode tentar a chance de adquirir uma bolsa de estudos. Ainda por cima, elas oferecem centenas de opções de cursos de graduação, dentre eles alguns dos mais procurados por estudantes: Direito, Educação Física, Engenharias, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais e muito mais.

Oportunidades não faltam – basta você encontrar qual delas é mais a sua cara!

Leia mais: O que é AVA? Conheça o Ambiente de Aprendizagem Virtual

Descubra se existe estágio em curso EaD

Você está se preparando para cursar o ensino a distância? Esperamos ter ajudado com este artigo. Conta para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!