Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Pensando em estudar a distância? Saiba se o EAD vale a pena

Quer estudar EAD, mas ainda tem dúvidas? Então, venha conosco que vamos te falar tudo sobre o curso a distância!

A faculdade a distância cresce a cada ano que passa porque a cada dia os estudantes estão responsáveis por mais atividades, seja ela no trabalho ou em casa. E muitas vezes se locomover dentro de uma cidade se torna cada vez mais difícil.

Nesse momento é que entra o curso EAD, pois ele traz uma facilidade e tranquilidade para estes alunos. Mas o curso a distância também é válido para aqueles que estão sem uma atividade econômica, pois eles acabam economizando muito com transporte e alimentação. Sabemos que no curso presencial o aluno não pode faltar, pois, após determinada quantidade de faltas, ele pode ser reprovado na disciplina.

Essa é outra vantagem do curso a distância: poder acessar o sistema em qualquer hora e lugar, basta ter internet. Muitas instituições permitem que os alunos baixem as videoaulas e os livros, para, caso não tenham conexão, possam ter acesso.

Perfil do estudante de um curso superior a distância

Não adianta falarmos que o curso EAD é ótimo ou que ele traz benefícios, se o estudante não tiver um perfil adequado a essa modalidade.

Já que não existe um compromisso de data e hora para as aulas, muitos estudantes acabam sendo indisciplinados e não concluem as atividades nas datas previstas pela instituição. Então, não valerá a pena estudar a distância para esse aluno, pois ele não consegue ter disciplina se não tiver alguém para lembrar as suas responsabilidades.

Se você for assim, opte para o curso presencial, pois os professores sempre cobram as atividades e seu desempenho e até os seus próprios colegas servirão para isso.

Caso você tenha disciplina ou queira começar a ter, saiba que terá que se organizar e ter os seus compromissos com atividades cumpridos até determinadas datas. Dessa forma, o curso EAD não será um problema.  

Diploma de curso superior a distância

O diploma de curso superior a distância tem a mesma validade que o presencial e não vem escrito no diploma se a graduação foi feita a distância ou presencial. Então, quanto a isso, nada de se preocupar!

O curso EAD tem a mesma carga horária do curso presencial, pois é uma exigência do Ministério da Educação (MEC). O profissional que fez o curso a distância tem a mesma capacidade que aquele que participou do curso presencialmente e vice-versa.

Custo da faculdade EAD

Já que o curso totalmente a distância só tem encontros em períodos de prova, a instituição gasta bem menos com estruturas, iluminação, água e até mesmo professores.

Com estes custos menores, o estabelecimento de ensino diminui o valor do curso para os estudantes. Existem faculdades que oferecem o curso EAD com mensalidades de R$ 260. O bom é que, com um preço acessível, mais pessoas podem se matricular e conquistar o seu diploma de ensino superior.

Outra opção com custo baixo é o curso semipresencial, onde o aluno tem aulas presenciais duas a três vezes na semana e possui também acesso ao sistema EAD para realizar atividades e assistir aulas de outras disciplinas  que são totalmente a distância.

Então, para quem quer fazer uma faculdade a distância existem essas duas opções, o curso totalmente EAD e o curso semipresencial. Geralmente as faculdades que possuem cursos a distância, oferecem nas duas modalidades.

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Antes de se matricular em qualquer instituição, seja ela a distância ou não, é necessário verificar se a mesma tem o reconhecimento do MEC, pois as faculdades que não possuem não têm o seu diploma válido e isso gerará transtornos e até frustrações.

Selecionamos algumas das principais faculdades EAD que, além de descontos na própria instituição, também trabalham com o Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que possuem bolsas integrais e parciais (50%). Vamos lá:

Veja também:

Tem FIES para curso a distância?

Vai fazer uma faculdade a distância? Conte para nós qual curso você escolheu aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário