Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

O que é um Webinar?

Com a pandemia as pessoas transformaram muitos hábitos. Diversos eventos e atividades que antes aconteciam presencialmente passaram para o meio digital. Alguns formatos foram realmente efetivos e, por isso, se popularizaram. Um bom exemplo disso são os webinars, que conquistaram estudantes, empreendedores e diversos outros públicos.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

o que é webinar

O que é um webinar?

Um webinar, também conhecido como webinário, pode ser definido como um seminário online. Mas, além disso, os webinários podem ser espaços virtuais de palestras, conferências e outras apresentações.

O termo “webinar” é uma abreviação para “web-based-seminar”, que, traduzindo para o português é  “seminário feito na internet”.

Leia mais:
+ O que é MOOC?
+ 12 cursos onlines e gratuitos na área de tecnologia

Os webinários podem ser ao vivo, incluindo a participação de quem está assistindo ou até mesmo gravados e disponibilizados para as pessoas assistirem a qualquer momento. Um webinar costuma ter como intenção a conscientização sobre determinado tema. Mas esse recurso também pode ter fins comerciais.

Entre os motivos que colaboraram para que os webinários se tornassem populares está a praticidade. Isso porque uma palestra presencial, por exemplo, envolve uma preparação muito complexa: é preciso se preocupar com o espaço físico, estacionamento, som, projetor, etc. Enquanto isso, um webinar é muito mais simples: basta que os palestrantes, convidados e participantes tenham uma boa conexão. Além disso, o meio digital permite um alcance muito maior de pessoas.

Qual é a diferença entre webinar e live?

Há algumas diferenças entre os formatos de webinários e de lives. As lives precisam necessariamente ser ao vivo, enquanto os webinários não. Além disso, esses dois recursos possuem durações diferentes: a live tende a ser mais breve; já o webinar costuma ser mais longo.

As lives e os webinários ainda se distinguem em outros aspectos. No geral, as lives oferecem um conteúdo livre e gratuito; e os webinários podem ser privados e exigir alguma inscrição prévia.

Quando se fala em semelhanças entre os dois recursos, destaca-se a dependência da internet para realização de ambos.

Como assistir um webinar?

Para acompanhar um webinar, em primeiro lugar, é preciso saber qual será a plataforma utilizada. Algumas coisas que precisam ser checadas antes do evento são:

  • Necessidade de realizar uma inscrição;
  • Necessidade de instalar algum aplicativo;
  • Necessidade de criar alguma conta;
  • Modalidade do evento, isto é, se ele é ao vivo ou gravado.

Veja também:
+ 15 universidades brasileiras com cursos onlines e gratuitos para estudar em casa
+ 10 cursos onlines e gratuitos na área da educação

Quais são os tipos de webinar?

Caso você comece a participar de alguns webinários, vai perceber que eles existem em diversos formatos. Confira alguns modelos e suas particularidades:

  • Entrevista: um webinar no formato de entrevista conta com algum especialista de determinada área. Então, há uma conversa sobre o tema da palestra, que pode ter um tom mais formal ou mais leve.
  • Perguntas e respostas: o destaque desse modelo é a objetividade. Além disso, a interação é uma característica marcante desse formato, pois as perguntas costumam vir dos participantes.
  • Painel: um webinar que segue o modelo painel promove o contato entre dois ou mais especialistas, que vão debater o tema entre si. Aqui, o foco não está na interação com o público, mas sim nos saberes dos convidados.
  • Summit: nesse formato há a transmissão de alguma reunião ao vivo.
  • Aulas: há, também, o formato de aulas em webinar. Nesse caso, as aulas costumam ser mais expositivas.

Webinar tem certificado?

O certificado de participação em webinários não é algo obrigatório, mas, alguns desses eventos podem oferecer esse documento. Normalmente, os organizadores avisam previamente se vão enviar certificados ou não. Na divulgação do evento, na maioria das vezes, já há essa informação.

Para estudantes universitários esses certificados são especialmente valiosos, pois eles podem ser aceitos como horas complementares na faculdade.

Conheça alguns webinários

Se essas informações sobre webinários despertaram o seu interesse por esse recurso, que tem se tornado cada vez mais popular, que tal conhecer alguns sobre diversos temas e de diversas áreas? Selecionamos webinários de organizações confiáveis para que você possa ver na prática o funcionamento desses eventos:

  • O primeiro Webinar foi organizado pelo Instituto de Economia da Unicamp:

  • O segundo webinar foi feito pelo Nexos Gestão Pública:

  • O terceiro webinar é voltado, especialmente, para os jornalistas. Ele foi organizado pela Jeduca:

+ Veja cursos e faculdades com até 80% de desconto

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!