Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

12 cursos onlines e gratuitos na área de tecnologia

Uma forma prática e acessível de melhorar o currículo, desenvolver softs skills e aprimorar conhecimentos é estudando em cursos onlines e gratuitos. Esse aprendizado te deixa mais bem visto no mercado de trabalho. Isto é, ele torna mais fácil a negociação de promoções no trabalho e também de contratações.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Com a pandemia, a procura por cursos onlines e gratuitos aumentou. Um exemplo que comprova isso é o do Centro Paula Souza,uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, que atingiu o número de 586 mil inscritos em sua plataforma Mooc, sendo que metade desse total foi um incremento do período da pandemia.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn, as áreas de tecnologia vão ser uma das que mais vão movimentar as oportunidades no mercado de trabalho brasileiro em 2022. Então,pensando nos benefícios que esse tipo de curso pode oferecer, na facilidade de acesso a eles, e na alta de empregos na área de tecnologia, reunimos algumas opções de cursos onlines e gratuitos na área de tecnologia.

Leia mais:
+ 10 profissões em alta na área de tecnologia
+ 5 melhores cursos para quem gosta de tecnologia

Confira 12 cursos onlines e gratuitos na área de tecnologia

Abaixo, consta, por plataforma, cursos onlines e gratuitos na área de tecnologia. Veja algumas opções:

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) inicialmente formava somente administradores. Mas, com o tempo, a instituição ampliou sua atuação e passou a oferecer cursos em outras áreas do conhecimento, como Ciências Sociais, Direito, Economia, História, Matemática Aplicada, Relações Internacionais e Ciência de Dados. Com mais de 100 unidades espalhadas por diversos estados brasileiros, a FGV oferece cursos de graduação, de Pós-graduação, MBA, curta e média duração, In Company e ensino a distância. 

A seguir, confira algumas opções de cursos onlines e gratuitos que a instituição oferece:

1. Instalando, customizando e compreendendo as funções básicas do R

O curso trata sobre a instalação do R e dos seus softwares de apoio. Ele  possui carga horária de 10 horas e não gera certificado, apesar de ser possível emitir uma declaração de participação.

2. Introdução à Ciência de Dados

Com carga horária de 60 horas, esse curso traz exemplos de aplicações reais do processo de extração e geração de conhecimento por meio da ciência de dados. Além disso, ele trata sobre questões éticas da área. Como todos os cursos gratuitos da FGV, não há emissão de certificado ao término do curso. Mas também é possível, mediante nota igual ou superior a 7 no pós-teste, imprimir uma declaração.

3. Fundamentos da Gestão de TI

Nesse curso de carga horária de 5 horas, assim como os outros, não há emissão de certificado, mas também é possível imprimir a declaração. Nele, você entende as empresas digitais; o fenômeno da “bolha da internet”; o impacto da Geração V; e as tecnologias da informação.

Veja também: 5 cursos técnicos na área de tecnologia que mais empregam

Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco se define como “um portal educacional que favorece a aprendizagem”. Desde 2001, a instituição dedica-se a oferecer cursos em diversas áreas de forma online e gratuita. Há opções relacionadas à Administração; Finanças; Desenvolvimento Pessoal; Educação; etc. Também há diversos cursos que envolvem tecnologia, tais como:

4. Administrando Banco de Dados

Administrando Banco de Dados é um curso destinado a pessoas que se encontram em um nível avançado na área de informática. Com duração de 15 horas, essa opção ensina a administrar um banco de dados e a gerenciar atividades que fazem parte dessa função. Os conhecimentos proporcionados por esse curso pode ser útil, principalmente, na carreira de administração de banco de dados.

5. Introdução ao JavaScript

Esse curso é de nível intermediário e possui carga horária de 20 horas. Ele é recomendado para pessoas que não sabem diferenciar Java e JavaScript. Isso porque são duas linguagens de programação distintas. Uma das condições desse curso é que ele precisa ser finalizado dentro de 60 dias. Após a conclusão do conteúdo, é possível, se comprovado um aproveitamento de no mínimo 70%, emitir um certificado.

6. Letramento Digital

Com 4 horas de duração, o curso de Letramento Digital é nível iniciante. Nele, aprende-se práticas diversas que facilitam o acesso aos computadores. Os conteúdos vão desde o que é um computador até como se conectar na internet. O curso ainda passa por outros conceitos, como: golpes online; compartilhamento de informações online; aplicativos web para envio de mensagens instantâneas; cyberbullyng; entre outros. Todo esse conhecimento é passado de forma dinâmica, por meio de quiz e de dezenas de vídeos. Assim como nos outros, é preciso terminar o curso em 60 dias e atingir 70% de aproveitamento para obtenção de certificado.

Confira também: 8 cursos para quem gosta de tecnologia

Harvard Online Courses

A Universidade de Harvard é reconhecida mundialmente por seu ensino. Dessa forma, ter um curso dessa instituição agrega muito nos conhecimentos e no currículo. A única condição é que é preciso falar inglês para compreender os cursos oferecidos pela Harvard Online Courses. Além disso, os cursos são arquivados depois de um tempo.

7. Data Science: R Basics

Segundo a instituição o curso é de nível introdutório leva cerca de 8 semanas para ser feito. A ideia dessa opção é trazer conhecimentos básicos sobre a linguagem de programação R. É válido destacar que há emissão de certificado ao final do curso.

8. CS50’s Introduction to Computer Science

Traduzindo para o português, o nome do curso é Introdução à Ciência da Computação do CS50. De nível introdutório, essa opção traz conhecimentos sobre ciência da computação e programação. A instituição estima que gaste-se cerca de 12 semanas para terminar o curso. Esse curso também proporciona certificado.

9.CS50’s Introduction to Game Development

Introdução ao desenvolvimento de jogos do CS50 é o nome do curso traduzido para o português. Nele, aprende-se na prática sobre o desenvolvimento de jogos interativos 2D e 3D. Para isso, há o uso de jogos como Super Mario Bros e Pokémon. A previsão é que a duração do curso seja de 12 semanas, aproximadamente. Além disso, ele é considerado de nível intermediário e há possibilidade de emissão de certificado.

Saiba também: MOOC: entenda tudo sobre esse tipo de curso online

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é um complexo de educação profissional. A instituição oferece cursos de formação em diversos níveis. Entre esses cursos, estão os cursos gratuitos. Alguns exemplos ligados a tecnologia são:

10. Desvendando o 5g

Com carga horária de 15 horas e prazo de 21 dias para terminar, esse curso desvenda o 5g, identificando os elementos básicos dessa rede; reconhecendo os potenciais dessa tecnologia; conhecendo exemplos de implementação da rede; etc. O curso permite o download do certificado, após avaliação final.

11. Privacidade e proteção de dados (LGPD)

Esse curso possui 4 horas de duração e deve ser finalizado dentro do prazo de 21 dias. Mediante aprovação em avaliação, é possível gerar um certificado. Nele, aprende-se sobre a privacidade no contexto digital; direitos garantidos pela LGPD; boas práticas de governança; etc.

12. Desvendando a Blockchain

Nesse curso, apresenta-se a tecnologia Blockchain, entendendo o que ela é, seus benefícios e seu funcionamento. Para tanto, gasta-se 20 horas, que devem ser cumpridas dentro do prazo de 21 dias a partir da inscrição. Ao concluir o curso e fazer uma avaliação, é possível gerar certificado.

Outras formas de melhorar o currículo

 Além de cursos onlines e gratuitos, fazer uma graduação ou uma pós-graduação pode melhorar muito seu currículo e sua colocação no mercado de trabalho. Há uma grande variedade de faculdades que oferecem condições especiais, como bolsas de estudo ou descontos. Mas para seu diploma ser válido em todo o território nacional é preciso estudar numa instituição reconhecida pelo MEC. Separamos algumas opções de faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos a distância: 

Leia mais:
+ Ensino a distância pode superar o ensino presencial em 2022
+ 9 cursos onlines da USP

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!