Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Cursos Online

Conheça 11 sites de cursos online para horas complementares

27 de dezembro de 2022
cursos online para horas complementares
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Para conseguir conquistar o diploma do ensino superior, é necessário preencher alguns requisitos durante a formação, como a realização de atividades extracurriculares, que podem ser preenchidas com cursos online para horas complementares.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Essa é uma das demandas de uma graduação, assim como a aprovação em todas as disciplinas, em alguns casos o trabalho de conclusão de curso e, ainda, o cumprimento das horas necessárias para o estágio supervisionado.

Entretanto, além de um requisito do curso de ensino superior, as horas complementares têm papel fundamental na formação, já que faz parte da grade para levar mais preparação do mercado de trabalho e segmento para o aluno.

Entenda mais sobre o que são as horas complementares e confira uma lista com sites de cursos online para conseguir conquistar esse requisito na graduação.

+ Conheça 5 cursos gratuitos de Excel para você se destacar no mercado


O que são horas complementares? 

Entre as obrigações de uma graduação, o aluno precisa cumprir as exigências dessas atividades extras. Todos os compromissos relacionados ao curso, realizados fora da sala de aula, podem preencher esse requisito, alguns exemplos são cursos online para horas complementares, exposições e congressos.

Essas atividades fazem parte da formação profissional desde 2003, quando foi decretada a necessidade de ter outros conteúdos que conversem com a área do curso, para complementar o que é aprendido em sala de aula.

Entretanto, para abater a quantidade de horas complementares, que variam de acordo com cada curso, o aluno precisará ter um comprovante de participação, que contenha além de seu nome, o total de horas cumpridas durante a atividade, seja ela qual for.

O ideal é que depois da participação da atividade, o aluno produza um relatório para contar como foi o evento, curso ou atividade feita e de que forma contribuiu para o seu aprendizado na área de formação.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os cursos com habilitação em bacharelado, com modalidade presencial, podem cumprir até 20% da carga horária total do curso, nas horas complementares e no estágio obrigatório.

Quais os benefícios de realizar cursos para horas complementares?

pessoa fazendo curso no computador para horas complementares

Exatamente por dar a oportunidade do aluno ter mais contato com a profissão escolhida, através de outras formas de conteúdo e aprendizado, as horas complementares se tornam componentes importantes para uma formação completa.

Outro benefício é o enriquecimento da bagagem cultural, já que o aluno vai ter acesso a temas do curso e atualizações do mercado de trabalho. Até porque buscar compreender a área que está estudando ajuda a entender outros aspectos da futura profissão, outras possibilidades de atuação, que a sala de aula às vezes não vai oferecer.

As horas complementares também oferecem vantagens como aperfeiçoar as habilidades do aluno, aumentar o conhecimento da área e, claro, já dar um direcionamento para especializações depois da graduação.

+ Confira 10 cursos na área de comunicação gratuitos
+ 7 cursos gratuitos de tecnologia para você se especializar


Cursos online para horas complementares

Uma das formas de conseguir conquistar esses benefícios das horas complementares e fechar a carga horária exigida pela graduação é realizar cursos online. Há diversas plataformas e sites que oferecem formações gratuitas com certificado e em segmentos diferentes, confira alguns:

FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma ótima oportunidade para fazer cursos online para horas complementares. No site, há cerca de 165 opções de formação, em áreas como Administração Pública, Marketing e Vendas, Economia e Finanças, Direito, Estratégia e Negócios, Educação e Humanidades, entre outras, com certificação gratuita.

Instituto TIM

A operadora de celular Tim oferece formações gratuitas, através do Instituto Tim. A plataforma TIM Tec conta com 32 cursos gratuitos divididos em 8 áreas do conhecimento: desenvolvimento de software, desenvolvimento web, programação mobile, games, e-books, escrita, professores e empreendedorismo.

SEBRAE

Outra plataforma útil para conseguir conquistar as horas complementares é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). No site, estudantes das áreas de administração, negócios ou Marketing, podem fazer cursos gratuitos em Empreendedorismo, Finanças, Inovação, Mercado e Vendas, Organização, Pessoas e Planejamento, todos com certificação.

Omie.Academy

Voltado para esse mesmo público que estuda negócios, o site oferece formação para uma educação empreendedora, através de vários cursos online para horas complementares.

A diferença é que essa plataforma disponibiliza conteúdos direcionados ao ambiente digital, como Programação Neurolinguística, Liderança e Gestão de Pessoas, Otimização de Redes Sociais e Business Process Outsourcing (BPO), todos, também, com certificação.

Digital Innovation One

Já os estudantes na área de desenvolvimento e análise de sistemas, podem aproveitar o site, já que oferece cursos online para horas complementares. Isso porque a plataforma oferece formação gratuita em Javascript, PHP, Python e Angular, entre outros. Os conteúdos são separados em níveis, o que ajuda na preparação do aluno a compreender esses formatos.

Rock University

Quem está em formação nas áreas de comunicação e marketing podem aproveitar os conteúdos em cursos gratuitos da Rock University. O site oferece formação em diversos segmentos e com certificação gratuita.

Algumas certificações disponíveis são em  produção de conteúdo para web, marketing de conteúdo, inbound marketing, outbound marketing e sobre a plataforma WordPress, para desenvolvimento de blogs.



Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Fundação Bradesco

O banco Bradesco também tem projeto voltado para educação, o que facilita os estudantes, já que oferece cursos online para horas complementares. As formações oferecidas pela Fundação Bradesco têm certificação gratuita em áreas como Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento, Educação Básica e Pedagogia e Informática.

Udacity

Outra opção para estudantes de tecnologia é essa plataforma de cursos online para horas complementares, de forma gratuita e também para compreender as habilidades do setor. O site tem muitas parcerias, como Google e Facebook, o que leva ainda mais qualidade para os conteúdos. Vale lembrar que eles são oferecidos em inglês e em português, a depender do curso escolhido.

Coursera

O Coursera oferece conteúdos diversos, com mais de 2 mil cursos online para horas complementares, em áreas diferentes, seja na tecnologia, saúde, história, entre outros. A formação é em parceria com cerca de 190 empresas e universidades, como Google, IBM e Stanford.

Veduca

Estudantes de saúde, exatas ou de negócios podem escolher esse site para conquistar esse requisito de formação. A plataforma oferece cursos online para horas complementares e para atualização das áreas disponíveis.

Ao todo são 15 certificações gratuitas em  Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Ecoinovação, Ecologia Industrial, Eletromagnetismo, Engenharia Econômica, Física Básica, Gestão Ambiental, Gestão da Inovação, Gestão de Projetos, Medicina do Sono, Metodologia Científica, Probabilidade e Estatística, Coronavírus, Fundamentos de Administração e Marketing Digital.

SENAI

Esse Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Mato Grosso do Sul conta com cursos online e gratuitos com temas diversos, para áreas de engenharia, negócios, tecnologia, arquitetura, entre outros.

Algumas certificações são: Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Fundamentos de Logística, Logística de Programação, Propriedade Intelectual, Segurança do Trabalho, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Ok, mas onde fazer faculdade?

É importante para a formação realizar as atividades de horas complementares para conseguir mais qualidade no ensino. Entretanto, um ponto importante para se preparar para o mercado de trabalho é, claro, escolher uma boa instituição, ainda mais quando se trata de ensino à distância, que muita gente desacredita do potencial.

A formação EaD pode e é com muita qualidade, de acordo com a faculdade. No momento de decidir a instituição, busque saber se ela é reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Abaixo, há uma lista com algumas opções:



+ Leia mais!
Quer trabalhar no mercado financeiro? Conheça 6 cursos EaD na área
3 cursos para passar na OAB antes de se formar

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022
Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Por admin em 25/10/2017

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.