Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

MOOC: tudo que você precisa saber sobre esse tipo de curso online

Hoje em dia, a internet está totalmente inserida no dia a dia das pessoas. Essa tecnologia é utilizada para fazer compras, solicitar transportes e refeições, se comunicar, trabalhar, entre outras funções. Então, por que não utilizar esse recurso para estudar, aprender e se aprimorar? Isso já é possível, e de formas mais flexíveis, versáteis e cada vez mais acessíveis.

Com a pandemia, a internet passou a ser ainda mais utilizada. Já são 152 milhões de pessoas conectadas, segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), apoiado pela Unesco, e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (Cgi.br). Esses dados foram divulgados em agosto de 2021.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Essa onda do aumento de usuários cibernéticos impactou também na quantidade de alunos em busca de cursos. Uma das modalidades que teve um aumento significativo de adeptos foi a MOOC. Essa foi uma forma encontrada de se desenvolver, melhorar habilidades e enriquecer o currículo. Uma prova do crescimento da procura por essa formação são os dados do Centro de Paula Souza (CPS) sobre seus inscritos: a plataforma da instituição existe desde 2015 e conta com 433 mil inscritos; desse número, mais de 42% corresponde ao incremento do período da quarentena.

Se você está procurando por alguma formação online e gratuita, vale a pena conhecer a sigla MOOC. Resumidamente: ela faz referência a um ambiente virtual de aprendizagem. Existem MOOCs para muitas áreas, oferecidos por diversas instituições. O que eles têm em comum é a ambição de atrair mais pessoas aos estudos e não cobrar nenhum valor para sua realização.

Leia mais:
+ Cursos gratuitos para fazer durante a pandemia
+ Cursos online: como usá-los para melhorar o currículo?

O que é MOOC?

A sigla Mooc vem do inglês Massive Open Online Courses. Traduzindo para o português fica: cursos onlines abertos e massivos. Massivos, pois a ideia é que seja democrático e que um grande volume de pessoas façam. Abertos, já que a intenção é que não limite a participação de pessoas por fatores geográficos, conteudísticos ou econômicos.

No geral, os cursos Mooc são formados por palestras e aulas gravadas em vídeos. Juntamente a isso, também há uma parte interativa, que inclui testes, simulados, games e fóruns. Todos esses conteúdos são disponibilizados gratuitamente aos estudantes, que acessam o material pela internet. Além disso, essas formações costumam ser abertas para quem se interessar.

É válido ressaltar que os cursos Mooc podem ou não emitir certificados e atestados de participação. Normalmente, não há pré-requisitos para sua realização.

Os MOOCs são procurados para atender diferentes objetivos: alguns buscam aprimorar habilidades necessárias para o seu trabalho; outros querem descobrir quais são seus interesses; etc.

Veja também: 15 universidades brasileiras com cursos online gratuitos para estudar em casa

Quais os tipos de MOOC?

Os cursos MOOCs são gratuitos e em grande escala. Logo, oferecem formações em muitas áreas do conhecimento e em diversos níveis de profundidade. Alguns exemplos de cursos MOOCs oferecidos por instituições brasileiras:

  • Poesia Grega;
  • Equilíbrio Químico;
  • Gestão de Conflitos;
  • Técnicas de xadrez;
  • Mecânica básica de motos;
  • Planilhas eletrônicas;
  • Empreendedorimo;
  • Design e Photoshop;
  • Gestão de tempo;
  • Espanhol Básico;
  • Epidemiologia;
  • Ética profissional;
  • Português instrumental.

Saiba também: Cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC

Como fazer um MOOC?

Os cursos MOOCs são oferecidos por instituições renomadas nacionais e internacionais. No cenário brasileiro, pode-se destacar a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de São Paulo (USP) como instituições que oferecem essa modalidade. Já no exterior, os exemplos de universidades que proporcionam MOOCs são Harvard e Oxford.

Para fazer um curso na modalidade MOOC, basta procurar a formação que você deseja numa instituição de ensino que ofereça a opção. Então, geralmente, é preciso entrar num portal oficial e fazer um cadastro com login e senha. A partir daí, é só reservar um horário do seu dia para os estudos e se dedicar para valer!

É importante lembrar que é possível fazer os cursos das instituições internacionais, mas é preciso ter o domínio do idioma do país da universidade. Caso contrário, o entendimento do material ficará comprometido e a experiência não será tão proveitosa. 

Confira: Os melhores cursos online rápidos

Um MOOC substitui uma pós-graduação?

Os cursos na modalidade MOOC não surgiram para substituir mestrados, doutorados, MBA e especializações. Isso porque cada uma dessas opções tem suas particularidades e são direcionadas a um objetivo específico. No geral, as pós-graduações são mais aprofundadas e longas, enquanto os MOOCs têm um estilo mais superficial e rápido.

A ideia dos MOOCs vai ao encontro do aprendizado contínuo. É uma maneira de se atualizar às mudanças do mundo e entender as inovações. Num período dinâmico, no qual novas ferramentas surgem rapidamente, é uma opção vantajosa, pois é gratuita, e relativamente rápida, em comparação com a carga horária de uma pós graduação, por exemplo. Os MOOCs também podem ser valiosos no mercado de trabalho, pois é uma forma de adquirir as famosas “softs skills”, isto é, as habilidades comportamentais.

Veja também: Conquiste seu diploma em cursos online 100% gratuitos

O que significa EaD?

Os cursos EaD, ou cursos de Educação a Distância, são formações oferecidas de forma totalmente virtual ou semipresencial. Esta modalidade pode ser oferecida nos níveis de graduação, pós-graduação e cursos livres. 

Entre os principais benefícios de escolher essa maneira de estudar são:

  • Economia de tempo: não se gasta tempo com transporte até a faculdade;
  • Economia de dinheiro: não gasta dinheiro com transporte, com comidas na cantina da faculdade, além de, no geral, as mensalidades serem mais barata em comparação aos cursos da modalidade presencial.

Saiba também: Quais cursos existem na modalidade EaD

Como saber se o curso é bom?

Não há uma fórmula mágica para avaliar a qualidade de um curso. A chance de iniciar um MOOC e se decepcionar existe. Mas algumas dicas simples podem te ajudar a decidir se aquela formação é para você, fique por dentro delas:

  1. Leia a programação do curso antes de começá-lo;
  2. Confira os relatos de usuários que já concluíram o curso;
  3. Veja a carga horária do curso.

Veja mais: Tudo que você precisa saber sobre os cursos online

Bolsas de estudo para cursos EaD

Se você quer conquistar um diploma, mas com flexibilidade de horários e economia de dinheiro e de tempo, vale a pena investir num curso EaD. Existem muitas opções de faculdades com graduações reconhecidas pelo MEC, o que atesta a qualidade daquela formação. Veja algumas:

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!