Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba como ingressar em cursos EAD usando nota do Enem 2018

Você sabe o que é preciso fazer para ingressar em cursos superiores a distância usando a nota do Enem 2018?

Arrisca uma resposta? Dica: não é nada complicado, dá para entrar na faculdade EAD sem burocracia e ainda tentar bolsas de estudos pagas pelo governo federal!

Quer saber como fazer isso e ainda descobrir faculdades legais onde tentar sua vaga? Basta ficar de olho no texto a seguir!

Como ingressar em cursos EAD usando a nota do Enem 2018

Pouco depois da divulgação dos resultados do Enem 2018, em janeiro de 2019, você já consegue se inscrever nos processos seletivos que usam a nota do exame e tentar sua vaga em um curso a distância.

São dois: o ingresso direto do ProUni.

Eles funcionam da seguinte forma:

Ingresso direto

É o maior e mais simples processo seletivo para entrar no ensino superior. Adotado por faculdades particulares de todo o país, permite conseguir uma vaga apenas apresentando as notas obtidas no Enem.

Caso tenha pontuação compatível com a determinada pela faculdade, já pode fazer a matrícula.

Geralmente tudo é feito pela internet e o resultado sai na hora. Não é preciso fazer o vestibular da instituição nem nada similar (exceto em alguns casos bem específicos).

Aqui ainda tem uma vantagem extra: na maioria dos casos o interessado pode usar as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010 – inclusive a de 2018.

ProUni

Entrar em um curso a distância com bolsa do ProUni é um pouco mais complicado. O programa oferece bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades particulares de qualidade, para cursos presenciais e a distância.

Para tentar obter o benefício em 2019, o candidato precisa ter feito o Enem 2018 atingido pontuação de pelo menos 450 na média das provas, sem ter tirado zero na redação.

O programa é voltado aos estudantes que mais precisam, por isso o Ministério da Educação exige que os participantes tenham feito todo o ensino médio em escola da rede pública e apresentem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos per capita.

Quem estudou em escola particular com bolsa integral e corresponde aos requisitos de renda também poderá participar.

O processo seletivo escolhe os candidatos com base na nota do Enem. Quanto mais alta, melhor.

A inscrição abre duas vezes ao ano: a primeira pouco depois da divulgação dos resultados do Enem, no início do ano, e a segunda em junho ou julho.

Dá para entrar em cursos EAD de universidades públicas usando a nota do Enem 2018?

O processo seletivo que distribui vagas em universidades públicas usando a nota do Enem é o Sisu. O programa, infelizmente, só oferece vagas em cursos presenciais.

Para tentar entrar em cursos EAD de instituições públicas usando a nota do Enem você precisa ficar ligado nos processos seletivos, que são feitos à parte, em datas diferentes e têm uma dinâmica que varia bastante de uma universidade para outra.

Nesse caso, informe-se das condições junto ao local onde você está pensando em estudar.

Faculdades com cursos EAD que aceitam a nota do Enem 2018

Independentemente se você vai tentar vai tentar vaga pelo ProUni ou pelo ingresso direto, uma coisa é certa: uma boa faculdade a distância faz toda a diferença!

Por isso, busque sempre instituições reconhecidas pelo MEC e que sejam devidamente credenciadas para oferecer cursos a distância.

Só assim você vai sair da faculdade com um diploma reconhecido e bem aceito no mercado de trabalho, o que lhe permitirá crescer na carreira e aprimorar o conhecimento.

Veja a seguir algumas faculdades onde você poderá tentar vagas em cursos a distância por meio do ingresso direto ou do ProUni:

 

Veja também:

Tem FIES para curso a distância?

O que achou das maneiras de entrar num curso a distância usando a nota do Enem 2018? Vai tentar? Conte para a gente quais são seus planos!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário