Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Cursos Online

Como saber se passei no Sisu? Entenda a Lista de Espera!

14 de junho de 2024
Imagem do autor
Escrito porGuilherme Barreto

Descobrir se você foi aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pode ser um momento de grande ansiedade para muitos estudantes. Além da lista de selecionados na chamada regular, existe a Lista de Espera, que oferece uma segunda chance para aqueles que não foram convocados na primeira fase.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

Este texto tem como objetivo ajudar você a entender como funciona a Lista de Espera do Sisu, quais são os critérios de seleção e os passos que você deve seguir para saber se foi aprovado.

Veja também:
+ Enem Digital: Entenda o motivo do cancelamento!
+ Treineiro Enem: O que é, requisitos e como se inscrever!



Como saber se passei no Sisu?

Uma aluna está em frente ao computador, segurando uma caneta com ambas as mãos enquanto parece atenta ao conteúdo que está consumindo

O Sisu é um sistema de seleção que permite a inscrição de estudantes interessados em concorrer a vagas em cursos superiores durante o período de inscrições. 

Após o encerramento, o sistema classifica as notas de todos os participantes. Com base no número de vagas disponíveis e nas notas em ordem decrescente, a menor nota entre os candidatos aprovados é chamada de nota de corte.

O boletim do Sisu permite que os estudantes verifiquem suas notas e a possibilidade de participação no programa. No boletim de acompanhamento, os candidatos podem consultar sua classificação e o resultado.

O acesso ao boletim do Sisu é realizado através do portal de acesso único do MEC, onde é possível conferir o desempenho individual e a classificação. 

O resultado do Sisu é divulgado pelo MEC na página do sistema. Na Área do Candidato, o estudante pode consultar seu resultado utilizando o número de inscrição no Enem e a senha.

Se aprovado na primeira ou segunda opção de curso, o site exibirá a mensagem “Você foi selecionado para a chamada regular”.

Se você não for aprovado em nenhuma das duas opções, não desanime! Você ainda pode entrar na lista de espera para sua primeira opção de curso.

Veja também:
+ Boletim de Desempenho Enem: O que é e como acessar!
+ Faculdade EaD com Nota do Enem: Entenda se é possível!


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Como funciona a lista de espera do Sisu?

Aluna de uma faculdade EaD está sorrindo e estudando com seu notebook em um espaço aberto e arborizado.

A lista de espera do Sisu é um processo que ocorre após a chamada regular. Entenda:

Como funciona a lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu é destinada a candidatos que não foram aprovados na chamada regular, seja na primeira ou na segunda opção de curso.

A lista de espera do Sisu é válida apenas para uma das opções de curso selecionadas no ato da inscrição. O processo da lista de espera não é automático, e o participante precisa manifestar seu interesse pela vaga no site do Sisu.

Ela é utilizada para preencher as vagas que não foram ocupadas na chamada regular, geralmente devido a desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos.

Veja também:
+ Cotas do SiSU: O que é, como funciona e tipos de cotas!
+
Por quanto tempo vale a Nota do Enem? Entenda!



Como participar da lista de espera?

Para participar da lista de espera, os candidatos precisam acessar o site do Sisu, dentro do período especificado no cronograma para manifestação de interesse, selecionar somente uma das opções de curso na área de Boletim do Candidato e clicar em manifestar interesse pela lista de espera.

É importante certificar-se de que a manifestação foi concluída. Ao finalizar o processo, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Veja também:
+ Faculdades que aceitam a Nota do Enem: Veja quais são!


Quantas pessoas são chamadas na lista de espera do Sisu?

Na lista de espera do Sisu, o número de pessoas chamadas depende do número de vagas que não foram preenchidas para aquele curso em uma instituição de ensino.

Isso porque o número de vagas na lista de espera vai depender de quantas vagas ainda não foram preenchidas na chamada regular. 

Assim, não é possível determinar quantas pessoas serão chamadas. Essa quantidade varia dependendo do número de vagas ofertadas e do número de pessoas que se matricularem.

Veja também:
+ Faculdade pública EaD: Conheça as melhores instituições!


Como saber se fui aprovado na lista de espera do Sisu?

Diferentemente da chamada regular do Sisu, a lista de espera não é gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, cabe aos candidatos acompanhar as convocações realizadas pelas instituições. As informações estão disponíveis no site da instituição e em suas redes sociais.

O pedido tem prazo para ser efetuado, mas o resultado não. Os candidatos devem estar atentos aos meios de divulgação utilizados pela instituição para saber se foram convocados.

Veja também:
+ Quanto vale cada questão do Enem? Entenda a nota do Exame!


Como usar a Nota do Enem para entrar na faculdade?

Existem diversas formas de usar a nota do Enem para ingressar na faculdade além do Sisu. Mesmo que não tenha sido aprovado no Sisu, é possível utilizar a nota do Enem para conseguir uma vaga na faculdade através do ProUni, FIES ou por meio de ingresso direto em instituições privadas que aceitam a nota como forma de seleção. Entenda:

  • ProUni: O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) em instituições privadas de ensino superior. Para participar, é necessário ter obtido no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.
  • FIES: O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo que financia cursos de graduação em instituições privadas. Embora não seja necessário usar a nota do Enem para se inscrever, algumas instituições aceitam a nota como critério de seleção.
  • Ingresso direto: Muitas universidades particulares já aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Nestes casos, o estudante pode enviar sua nota diretamente para a instituição, que avaliará se ele possui a pontuação necessária para o curso desejado. Algumas faculdades ainda oferecem bolsas de estudo com base no desempenho no Enem.

Veja também:
+ Sisu, ProUni e Fies: Diferenças e qual a melhor opção!
+
Faculdades Baratas: Veja cursos EaD mais acessíveis!



Faculdades que aceitam a nota do Enem?

Uma sala de aula com quatro estudantes adultos de magistério, atual pedagogia Uma das alunas está em evidência sorrindo para a câmera, segurando cadernos e anotações.

Aqui estão algumas faculdades que utilizam a nota do ENEM:

Veja também:
+ Faculdade EaD: Veja a lista com os cursos existentes!
+ Estudar de graça? Confira lista com cursos online gratuitos!

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 12/07/2024
Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Por admin em 12/07/2024
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.