Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça as faculdades EAD que aceitam a nota do Enem 2020

O Ensino a distância (EaD) é uma modalidade adotada por diversas instituições de Ensino Superior já há alguns anos, mas que, nos últimos meses, ganhou grande notoriedade no Brasil e no mundo.

Isso ocorreu devido à pandemia da Covid-19, que obrigou o mundo inteiro a implementar medidas de distanciamento social. Neste contexto, as instituições de ensino presencial que ainda não estavam familiarizadas com as aulas remotas se viram pressionadas a se adaptar, em pouquíssimo tempo, a essa nova realidade.

Embora a situação tenha sido complicada, ao menos trouxe um efeito positivo: o ensino a distância no Brasil, certamente, inicia 2021 mais forte e consolidado! Além disso, as oportunidades de Ensino Superior EaD não param de crescer. Vamos conhecer algumas delas!

Existe curso EaD no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma do Governo Federal que possibilita o acesso de estudantes de todo o Brasil a mais de 50 instituições de Ensino Superior públicas, utilizando, para isso, a nota do Enem como critério de seleção.

Durante 10 anos, o Sisu ofereceu vagas para cursos de Ensino Superior na modalidade presencial, exclusivamente. No ano passado, contudo, isso mudou: a partir do segundo semestre de 2020, a plataforma passou a ofertar aos seus candidatos, também, vagas em cursos EaD.

Por enquanto, os cursos a distância disponíveis nas universidades públicas não são tantos quanto os oferecidos pelas faculdades particulares. Contudo, toda a situação de isolamento social que vivemos em 2020 indica que esta oferta tende só a aumentar!

Veja algumas das universidades públicas que já oferecem vagas em cursos EaD pelo Sisu:

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Cursos EaD em faculdades privadas

No caso das faculdades particulares, a oferta de cursos EaD é enorme! Além disso, assim como fazem as universidades públicas participantes do Sisu, muitas delas também estão substituindo o vestibular pelo ingresso direto com a nota do Enem.

Boa parte dessas instituições de Ensino Superior oferece, ainda, oportunidades de bolsas de estudos ou descontos nas mensalidades para os candidatos que tenham tirado boas notas no Enem.

É possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni para um curso EaD?

Já que tocamos no assunto das bolsas de estudos, você deve estar se questionando se o Programa Universidade para Todos (Prouni) concede bolsas a candidatos que queiram cursar o Ensino Superior a distância.

A resposta é sim! O Prouni oferece bolsas de estudo tanto para ensino presencial, quanto a distância.

As regras para os candidatos de ambas as modalidades são as mesmas. Confira as principais delas:

  • Para concorrer a uma bolsa, o candidato precisa ter feito a prova do Enem mais recente.
  • A média do candidato na prova do Enem deve ser de, pelo menos, 450 pontos, e a redação não pode ser zerada.
  • O Prouni é destinado, exclusivamente, a estudantes que ainda não tenham diploma de Ensino Superior.
  • Para concorrer a uma bolsa integral (100%), é preciso ter renda familiar bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Para concorrer a uma bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta do candidato deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

É possível conseguir um financiamento do Fies para curso a distância?

No momento, o Fies ainda não concede financiamentos para candidatos matriculados em cursos de Ensino Superior a distância.

Considerando que os cursos EaD têm ganhado cada vez mais importância no Brasil, a tendência é que essa realidade mude em breve. Contudo, infelizmente não temos uma previsão concreta de quanto isso irá acontecer!

Onde encontrar um curso EaD que aceite a nota do Enem 2020?

O Ensino a Distância (EaD) é uma modalidade que tem contribuído, significantemente, para a democratização do Ensino Superior no mundo inteiro, pois permite que os alunos possam conduzir seus estudos de forma muito mais flexível e adaptável às suas realidades do que na modalidade presencial.

O Enem abre caminhos para o ingresso em diversos cursos de Ensino Superior a distância. Atualmente, a maior parte das oportunidades EaD estão nas faculdades particulares, porém, como vimos, o Sisu também já começou a oferecer vagas para essa modalidade!

Na hora de procurar o seu curso EaD, não esqueça de consultar a avaliação do Ministério da Educação. Afinal, para garantir o seu sucesso profissional, estudar em uma instituição bem avaliada pelo MEC deve ser o seu primeiro passo!

Pensando em ajudar você nessa busca, separamos algumas faculdades que oferecem cursos a distância em várias áreas e que são avaliadas positivamente pelo MEC.

Veja:

Veja também: Como fazer um curso EaD?

E você, já sabe se vai optar pelo ensino a distância ou presencial? Conta pra gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!