Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra como entrar em uma faculdade EAD com a nota do Enem

Para muitos estudantes que não conseguem frequentar as aulas em horários fixos, de segunda a sexta, o ensino a distância (EAD) é a melhor opção para fazer um curso de graduação.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

entrar na faculdade ead com nota do enemEssa modalidade vem crescendo muito no Brasil e no mundo. Por aqui, as faculdades EAD são regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem conteúdo equivalente ao dos cursos presenciais. Ou seja, ao concluir a sua graduação, o seu diploma terá a mesma validade de um curso presencial.

E se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio, saiba que é possível usar a nota para garantir uma vaga em um curso a distância por três caminhos: por acesso direto, sem ter que passar pelo vestibular, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de estudo, e por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Neste artigo você vai saber mais detalhes sobre como fazer para entrar em uma faculdade EAD com a sua nota do Enem. Confira agora mesmo!

Entrar em uma faculdade EAD com a nota do Enem por acesso direto

Muitas faculdades EAD oferecem a oportunidade de fazer o vestibular agendado, um sistema em que o candidato pode escolher dia e hora para fazer a prova. Então não é necessário se dirigir até a universidade, você pode fazer a prova em qualquer lugar, desde que haja acesso à internet.

Mas quem se saiu bem no Enem pode pular essa etapa e apresentar suas notas, que vão servir como critério de classificação na instituição de ensino desejada. Um caminho mais prático em que o aluno não vai precisar prestar outro vestibular.

A pontuação necessária para passar varia de acordo com muitos fatores, entre eles a procura pela graduação, o número de vagas oferecidas e as notas do Enem dos outros candidatos concorrentes à mesma vaga.

Dependendo do curso, 300 pontos podem ser suficientes. Já em cursos mais concorridos, a nota de corte pode ser bem maior.

O sistema varia de faculdade para faculdade, já que elas têm a liberdade para resolver como serão seus próprios processos seletivos.

Na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), por exemplo, você faz tudo pela internet. O primeiro passo é informar seus dados pessoais. Depois, você escolhe o curso e, na próxima tela, informa as notas que obteve no Enem. Dependendo do seu desempenho, pode conseguir a vaga e ainda ganhar um bom desconto nas mensalidades.

Para saber como funciona o processo de admissão para os cursos EAD com as notas do Enem, entre em contato direto com a faculdade desejada. Normalmente, os sites das instituições já trazem informação detalhada sobre a seleção via Enem.

Entrar em uma faculdade EAD com a nota do Enem pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas de estudos parciais, de 50%, e integrais, de 100%, em faculdades particulares. O alcance do programa é muito amplo e centenas de instituições EAD, em todos os estados brasileiros, já participam dessa iniciativa do governo federal.

O objetivo do ProUni é proporcionar a alunos de baixa renda o acesso a universidades privadas. Por isso, para participar, é preciso cumprir alguns requisitos socioeconômicos, como renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

As inscrições acontecem duas vezes ao ano, uma a cada semestre, e o processo é o mesmo para se concorrer às bolsas EAD e presenciais.

Para distribuir as bolsas entre os melhores candidatos, o critério utilizado é o desempenho no último Enem. Se você cumpre os demais requisitos, tirou pelo menos 450 pontos na média geral das provas e não zerou na redação do Enem mais recente, pode se inscrever.

Não dá para saber antes qual a nota suficiente para você conquistar a vaga e a bolsa. Tudo isso vai depender do curso escolhido, da universidade, do número de vagas, do desempenho dos concorrentes, entre outras questões.

A boa notícia é que, para cursos EAD, as notas de corte costumam ser um pouco mais baixas quando comparadas aos presenciais.

De todo modo, já avisamos: a partir de 500 pontos, as possibilidades aumentam bastante. Por isso, estude bastante, se dedique e capriche na prova do Enem!

Conheça os cursos EaD disponíveis no Prouni 2022

Entrar em uma faculdade EAD com a nota do Enem pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal em que os candidatos concorrem a vagas em instituições públicas de todo o país. Os alunos podem se inscrever em até duas opções de cursos e faculdades, além disso, podem acompanhar as notas de corte de cada uma das opções durante o período em que as inscrições estiverem abertas. 

Desde o segundo semestre de 2020, o MEC passou a oferecer vagas de cursos a distância no Sisu. Na época, apenas a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ofertava cursos de licenciatura EAD. Já em 2021, mais universidades passaram a ofertar graduações a distância no programa.

Para você ter uma ideia, confira a seguir a lista de cursos e faculdades EAD que participaram da última edição do Sisu:

UNIVERSIDADE

CURSO

POLO

CIDADE

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) Gestão Hospitalar Campus – Maceió – Trapiche da Barra Maceió (AL)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) Matemática Campus Tubarão Tubarão (SC)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Letras – Língua Portuguesa Campus João Pessoa João Pessoa (PB)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Letras – Língua Portuguesa Campus Souza – unidade sede Souza (PB)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Letras – Língua Portuguesa Campus Campina Grande Campina Grande (PB)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Letras – Língua Portuguesa Campus Picuí Picuí (PB)
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras – Português Campus Alegrete Alegrete (RS)
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras – Português Campus Caçapava do Sul Caçapava do Sul (RS)
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras – Português Campus Jaguarão Jaguarão (RS)
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras – Português Campus Dom Pedrito Dom Pedrito (RS)
Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Letras – Português Campus Santana do Livramento Sant’Ana do Livramento (RS)

Faculdades EAD que aceitam a nota do Enem

Anote agora algumas faculdades EAD que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso e também trabalham com os programas do governo.

Elas são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante a validade dos diplomas em todo o Brasil. Além disso, têm muita experiência em EAD e uma grande estrutura de polos de apoio espalhados pelo país. É bem provável que exista um aí pertinho de você! Veja a lista:

Veja também:

Veja as 10 faculdades online com menores mensalidades

Preparado para usar sua nota do Enem para entrar na faculdade? Está pensando em tentar o ProUni ou optar pelo acesso direto? Comente!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!